Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde obter copia Cobra SOX


Visitante

Posts recomendados

É um sistema operacional da década de 1980.

Rodava nas máquinas da COBRA daquela época.

Lembro que também era possível utilizar uma placa de extensão para um PC Intel e poder usar o SOX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Andreas F Berendsen OK! Perguntei porque trabalhei reparando os Cobra 400 em 1984, (Controlava até 8 terminais ligado a ele), se não me engano o S.O era um tal de MUMPS ou algo parecido! E um tempo depois, os Cobra 210, que possuíam o S.O. "SOM".

Esse SOX não tenho lembrança! Talvez foi usado numa outra versão do "Bumba meu Boi" como era carinhosamente chamado o Cobra 400 pela aparência com os bois das festividades nordestinas, Hehehe!!! O Cobra 480 substituiu os Cobra 400 uns anos depois, por volta dos anos 88 e 90, não tínhamos acesso aos programas por questões de segurança,  vi outros modelos de Cobra que tinham funções "separadas" Transmissões de dados através de disquetes de 5.1/4 e back-up em fitas de rolo, Wangs com cabeçotes de 10 vias, 8 de dados e duas para paridade de erros e sincronismo de velocidade!

Voltando ao assunto, nem tudo que a Cobra lançou, tivemos acesso aqui, os primeiros "PCs" que conheci eram baseados no processador 8080 (Intel) depois o 8088 (Intel), Não tenho lembrança de qual Cobra tinha "interação" com eles, embora acredito que possuíam esse mesmo processador! Desculpe-me por não te elucidar essa dúvida! Se não foi o Cobra 400 usando esse S.O que você procura, talvez tenha sido um antes dele que eu não cheguei a ver!..

Desculpe o tremendo "OFF Tópic!" Como não pude te ajudar, essa mensagem pode ser deletada a qualquer momento!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa história :)

 

O que sei do SOX é que ele foi desenvolvido com a coordenação do Ivan da Costa Marques, que publicou um monte de livros. 

 

Eu também estou procurando, da COBRA, cópias do SOM, SOD e SPM.

O SPM foi o CP/M da COBRA.

O SOX foi o UNIX da COBRA.

 

Também estou procurando uma cópia do EDIX (UNIX da EDISA).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O CP/M e o UNIX eu ouvi falar, como são programas obsoletos, acredito que eles disponibilizarão para você sem problemas! Tente entrar em contato com a Cobra do Brasil pelo site deles:

https://www.oficinadanet.com.br/empresa/cobra-computadores-e-sistemas-brasil-sa

Na opção "Entrar em contato", talvez você consiga falar com quem ainda tenha cópias desses programas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui encontrar estes links sobe o EDIX. ... E agora vou adicionar o SIDIX e o BIS-COBOL a minha lista.

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/435658/sistema-operacional-edix-e-infoword-versao-10

http://www.multsoft.com.br/site/a-historia-do-computador/

Citação

Edisa desenvolveu o EDIX  e a  SID desenvolveu o SIDIX, todos estes baseados no XENIX, desenvolvido pela IBM. A Cobra desenvolveu o SOD ( Sistema Operacioanal para Discos ) e a SISCO desenvolveu o BIS-COBOL.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...