Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou procurando uma copia do sistema operacaional SOX da COBRA.

Postado

É um sistema operacional da década de 1980.

Rodava nas máquinas da COBRA daquela época.

Lembro que também era possível utilizar uma placa de extensão para um PC Intel e poder usar o SOX.

• Coordenador
Postado

@Andreas F Berendsen OK! Perguntei porque trabalhei reparando os Cobra 400 em 1984, (Controlava até 8 terminais ligado a ele), se não me engano o S.O era um tal de MUMPS ou algo parecido! E um tempo depois, os Cobra 210, que possuíam o S.O. "SOM".

Esse SOX não tenho lembrança! Talvez foi usado numa outra versão do "Bumba meu Boi" como era carinhosamente chamado o Cobra 400 pela aparência com os bois das festividades nordestinas, Hehehe!!! O Cobra 480 substituiu os Cobra 400 uns anos depois, por volta dos anos 88 e 90, não tínhamos acesso aos programas por questões de segurança,  vi outros modelos de Cobra que tinham funções "separadas" Transmissões de dados através de disquetes de 5.1/4 e back-up em fitas de rolo, Wangs com cabeçotes de 10 vias, 8 de dados e duas para paridade de erros e sincronismo de velocidade!

Voltando ao assunto, nem tudo que a Cobra lançou, tivemos acesso aqui, os primeiros "PCs" que conheci eram baseados no processador 8080 (Intel) depois o 8088 (Intel), Não tenho lembrança de qual Cobra tinha "interação" com eles, embora acredito que possuíam esse mesmo processador! Desculpe-me por não te elucidar essa dúvida! Se não foi o Cobra 400 usando esse S.O que você procura, talvez tenha sido um antes dele que eu não cheguei a ver!..

Desculpe o tremendo "OFF Tópic!" Como não pude te ajudar, essa mensagem pode ser deletada a qualquer momento!

• Amei 1
Postado

Boa história :)

O que sei do SOX é que ele foi desenvolvido com a coordenação do Ivan da Costa Marques, que publicou um monte de livros. 

Eu também estou procurando, da COBRA, cópias do SOM, SOD e SPM.

O SPM foi o CP/M da COBRA.

O SOX foi o UNIX da COBRA.

Também estou procurando uma cópia do EDIX (UNIX da EDISA).

• Coordenador
Postado

O CP/M e o UNIX eu ouvi falar, como são programas obsoletos, acredito que eles disponibilizarão para você sem problemas! Tente entrar em contato com a Cobra do Brasil pelo site deles:

https://www.oficinadanet.com.br/empresa/cobra-computadores-e-sistemas-brasil-sa

Na opção "Entrar em contato", talvez você consiga falar com quem ainda tenha cópias desses programas!

• Curtir 1
Postado

Obrigado. Vou tentar contata-los nesta semana.

Alguma ideia de onde eu poderia conseguir cópia do EDIX?

• Coordenador
Postado
12 horas atrás, Andreas F Berendsen disse:

Obrigado. Vou tentar contata-los nesta semana.

Alguma ideia de onde eu poderia conseguir cópia do EDIX?

Vou pesquisar, ainda não ouvi falar nele!...

Postado

Consegui encontrar estes links sobe o EDIX. ... E agora vou adicionar o SIDIX e o BIS-COBOL a minha lista.

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/435658/sistema-operacional-edix-e-infoword-versao-10

http://www.multsoft.com.br/site/a-historia-do-computador/

Citação

Edisa desenvolveu o EDIX  e a  SID desenvolveu o SIDIX, todos estes baseados no XENIX, desenvolvido pela IBM. A Cobra desenvolveu o SOD ( Sistema Operacioanal para Discos ) e a SISCO desenvolveu o BIS-COBOL.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!