Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual bitola utilizar para 220v?


Posts recomendados

Olá, estou com uma duvida, meus pais querem utilizar uma parte da minha casa para a construção de uma nova casa (uma casinha de 50m quadrados), e eles me pediram para ver quanto gastaria de material, foi tudo tranquilo até chegar na fiação, o pedreiro que fez o orçamento não colocou nada sobre fiação, então fui atras de tudo por conta própria.

Na casa vai ser colocado tomadas de 127v com fios de 2,5mm  da SIL fios e tomadas de 220v
E é ai que vem minha duvida.

Qual bitola de fio utilizar para as tomadas 220v?

Pesquisei um pouco sobre e achei fios de 10mm mas acho que seria um exagero.

Alguma dica de que bitola utilizar? e os disjuntores? para o chuveiro posso utilizar a mesma bitola de 10mm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do que você vai ligar nas tomadas. 

 

Por exemplo:

Se for chuveiro é fio 6mm disjuntor de 30A;

Torneira elétrica é 4mm disjuntor de 25A;

Uma tomada de 220V para ligar um eletrodoméstico qualquer pode usar 2,5mm mesmo e disjuntor de 20A. 

 

Fio de 1,5mm somente para lâmpadas, tanto faz se é 110 ou 220V, o disjuntor é de 10A. 

 

Para alimentar a casinha toda, use fio 10mm nas duas fases e no neutro até chegar ao quadro de força. 

Se tratando de 220V use disjuntor bipolar, para 110V é o monopolar. E nunca coloque disjuntor no neutro. 

 

 

adicionado 9 minutos depois
5 horas atrás, Vinicius.barbosa disse:

Pesquisei um pouco sobre e achei fios de 10mm mas acho que seria um exagero.

Alguma dica de que bitola utilizar? e os disjuntores? para o chuveiro posso utilizar a mesma bitola de 10mm?

A tensão de 220V é usada justamente para economizar na bitola dos fios, o fio de 10mm seria válido caso fosse usar um chuveiro de 110V, em 220V é um exagero, por isso recomendei o de 6mm. 

Se o seu chuveiro tiver potência abaixo de 5000W pode até mesmo usar o 4mm.

Quem manda na bitola dos fios é a corrente elétrica e quanto maior a tensão menor é a corrente. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/06/2018 às 01:21, Mestre88 disse:

Depende do que você vai ligar nas tomadas. 

 

Por exemplo:

Se for chuveiro é fio 6mm disjuntor de 30A;

Torneira elétrica é 4mm disjuntor de 25A;

Uma tomada de 220V para ligar um eletrodoméstico qualquer pode usar 2,5mm mesmo e disjuntor de 20A. 

 

Fio de 1,5mm somente para lâmpadas, tanto faz se é 110 ou 220V, o disjuntor é de 10A. 

 

Para alimentar a casinha toda, use fio 10mm nas duas fases e no neutro até chegar ao quadro de força. 

Se tratando de 220V use disjuntor bipolar, para 110V é o monopolar. E nunca coloque disjuntor no neutro. 

 

 

adicionado 9 minutos depois

A tensão de 220V é usada justamente para economizar na bitola dos fios, o fio de 10mm seria válido caso fosse usar um chuveiro de 110V, em 220V é um exagero, por isso recomendei o de 6mm. 

Se o seu chuveiro tiver potência abaixo de 5000W pode até mesmo usar o 4mm.

Quem manda na bitola dos fios é a corrente elétrica e quanto maior a tensão menor é a corrente. 

Muito obrigado cara, me ajudou muito, irei seguir suas recomendações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torneira elétrica, usa fio mais fino? sempre quis instalar uma torneira elétrica aqui na minha casa mas tive medo por causa da conta de luz... achei que gastaria igual chuveiro... mas vendo esta informação fui levado a pensar... será que ela gasta menos? será que é uma boa ou a conta vai vir muito mais cara por conta dela?

Outra coisa para os entendidos em química... dizem que não se pode tomar agua da torneira elétrica nem de chuveiro, pois a resistência faz uma eletrólise ou algo do tipo na água e a faz ficar tóxica... procede?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Torneira elétrica, usa fio mais fino? sempre quis instalar uma torneira elétrica aqui na minha casa mas tive medo por causa da conta de luz... achei que gastaria igual chuveiro... mas vendo esta informação fui levado a pensar... será que ela gasta menos? será que é uma boa ou a conta vai vir muito mais cara por conta dela?

Depende da torneira, a maioria delas usa resistência de 4400W em 220V são 20A.

Chuveiro tem de 5400, 6400, 6800W.

Essas são as temperaturas máximas, na prática ninguém usa. Somente em lugares que faz muito frio mesmo. 

A diferença é pouca, mas dá pra diminuir na bitola do fio. 

adicionado 1 minuto depois
10 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Outra coisa para os entendidos em química... dizem que não se pode tomar agua da torneira elétrica nem de chuveiro, pois a resistência faz uma eletrólise ou algo do tipo na água e a faz ficar tóxica... procede?

Nunca ouvi falar, sempre usamos a água da torneira elétrica pra fazer comida aqui nunca tive problema. Pra beber não usamos por que tem gosto ruim mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...