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Gerador a gasolina para manter toda a casa


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Bom dia a todos!

Prezados, sei que aqui grandes conhecedores de energia (seja qual for) discutem, debatem e trocam informaçoes.

Venho recorrer a vocês para me tirarem duvidas sobre uma ideia....

Peguei em um negocio um motor AP 1.6 montado em um suporte para funcionar estacionário, pensei em um gerador para tocar toda a casa. Primeira dúvida é quanto a potencia, só meu chuveiro tem 7800w....sem contar a lixadeira, maquina de solda, esmiril, furadeira, compressor..... claro que nunca estão ligados no mesmo momento, afinal de contas tenho só duas mãos!

Isso é viável? Se for, o que precisaria para tornar isso realidade? E o gasto em combustivel? Será que compensa?

O consumo da casa gira em torno de 300Kwh .....e minha conta dá 300 conto. Minha rede aqui em casa é trifásica.

 

Meus conhecimentos na parte eletrica deixam a desejar, por mais que eu tente não entra na cachola.

 

Com o preço da gasolina creio que ficaria complicado..... mas e se fosse GNV? Tenho um kit parado aqui que posso adaptar e o cilindro é grande (era de uma pickup)! O problema é como abastecer essa naba...Ou até GLP....

 

Me ajudem !!

 

Grande abraço a todos e um ótimo final de semana

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Vamos lá,

Assumindo que esse seu AP gera 86cv, então a potência em watts disponível no eixo é 86*736=63,296kW.

Sendo conservador, assumindo uma perda de 10% no acoplamento e mais 15% de perda de um gerador elétrico, fator de potência 0,85, então temos uma potência elétrica estimada de 48kW.

Ou seja, mais que suficiente para alimentar uma residência.

O ponto chave é o seguinte, para gerar energia a 60Hz, você pode usar um gerador de 2 pólos, que opera a 3600rpm. Então, o seu motor teria que operar a uma rotação fixa de 3600rpm. Tem que confirmar se neste rpm, o motor AP realmente fornece 86cv no eixo. Em caso afirmativo, pode ser gerado 48kW. Caso contrário, precisa ser feita alguma conversão de rpm para que o motor opere na rotação de máxima potência e o gerador se mantenha em 3600rpm, só lembrando que, com esta conversão, você perde um pouco de eficiência.

Também é bom instalar um volante de inércia junto ao acoplamento motor-gerador, para evitar oscilações de rpm/tensão em caso de correntes de pico (partida de geladeira, ar-condicionado, máquina de lavar, microondas, etc), senão a frequência/tensão vai oscilar muito.

Lembre-se, um arranjo motor-gerador-carga tem um comportamento dinâmico, então, você precisa de, pelo menor, 2 controladores: 1 para manter a rpm do motor constante mesmo com oscilações de carga e outro, para regular a tensão e o fator de potência, a depender do tipo de carga (indutiva, resistiva, capacitiva). Você também precisará de proteções, para o caso de sobrecarga ou sub-frequência. Se operar abaixo de 60Hz, você pode queimar as cargas indutivas na sua casa (motores em geral).

Sobre consumo de combustível, é possível estimar a partir do rendimento do motor e da capacidade calorífica do combustível.

 

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1 hora atrás, T1000_2015 disse:

VaSobre consumo de combustível, é possível estimar a partir do rendimento do motor e da capacidade calorífica do combustível.

 

 

Estimativa de consumo divulgada por uma empresa de geradores aqui da cidade de onde eu moro: 

14 kVA | 3 l/h

17 kVA | 4 l/h

22 kVA | 5 l/h

25 kVA | 8 l/h

30 kVA | 10 l/h

55 kVA | 12 l/h

80 kVA | 18 l/h

100 kVA | 24 l/h

115 kVA | 27 l/h

140 kVA | 31 l/h

150 kVA | 33 l/h

170 kVA | 40 l/h

180 kVA | 37 l/h

260 kVA | 59 l/h

400 kVA | 85 l/h

460 kVA | 98 l/h

500 kVA | 104 l/h

550 kVA | 115 l/h

700 kVA | 148 l/h

750 kVA | 155 l/h

1000 kVA | 208 l/h

1100 kVA | 230 l/h

1400 kVA | 297 l/h

1588 kVA | 330 l/h

1875 kVA | 392 l/h

https://www.ageradora.com.br/quanto-consome-um-gerador-a-diesel/

 

Fiquei sabendo que o aproveitamento máximo do combustível de um motor destes é de uns 40%...Olha que só alcança isso se o motor for muito bom e muito regulado. Usando combustível puro sem aquelas misturas. 

 

 

 

 

 

adicionado 1 minuto depois

Termina não sendo viável. 

Hoje em dia não há nada mais barato que a energia distribuída pelas concessionárias. 

adicionado 11 minutos depois

Na verdade energia solar até consegue ser mais barata. 

Mas você tem que investir 30 mil de uma vez, para só conseguir o retorno daqui a uns 10 anos. 

 

Termina não sendo viável também. 

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2 minutos atrás, T1000_2015 disse:

Vocês colocaram o valor para o diesel, o da gasolina e do gás natural será diferente.

 

Além do calor específico emitido pelo combustível, tem que levar em consideração o rendimento do motor; cada um tem um.

 

 

 

 

Considerando o gerador comercial já pronto para ser comprado, e alguns dados que os fabricantes informam, no máximo o valor do Kw hora fica igual aos das concessionárias. 

E mesmo assim depende de horários e tal. Bandeiras tarifárias... 

 

Ainda tem um problema que o gerador só vai dar sua eficiência máxima numa faixa de potência alta e tem que ser constante. 

Tirando por mim, que pago o mesmo valor de energia que o amigo que perguntou aí no tópico, não chego a consumir nem 300 watts hora. 

Isso já deixa tudo inviável. Não terá como usar o gerador na potência ideal. Logo o rendimento energético será baixíssimo.  

 

 

Gasolina é fora de questão.

Fica cara em todos os sentidos. 

 

adicionado 3 minutos depois

Aqui onde moro eu tenho observado um supermercado.

Eles ligam o gerador a partir das 5 horas da tarde. 

 

Eu julgo que só a partir deste horário é que a energia da concessionária fica mais cara que a energia do gerador. 

Mas é aquela coisa: Eles operam o gerador na potência ideal. O super mercado inteiro funcionando.  

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