Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber se o celular foi roubado, perdido ou modificado?


Posts recomendados

Comprei um celular de terceiros e a falta de informação me pegou de jeito! 

O sinal foi bloqueado pela Anatel, o imei consta como restrito para uso e o celular aponta uma modificação não autorizada.

Fui na delegacia, expliquei a situação, fizeram a busca pelo imei mas não foi encontrado registro de roubo/furto ou perda.

Isso tira a possibilidade do celular ter sido roubado ou perdido?

Se sim, sei que ele não é nem roubado, nem réplica (fui em um técnico verificar). Então o que levou ao bloqueio? Será que esse imei foi duplicado? Pois vi uma notícia de que a Anatel iria bloquear imeis genéricos e duplicados para diminuir a compra e venda de réplicas e roubos.

Nesse caso, teria algo que eu poderia fazer?

Pois um celular sem sinal de operadora, deixa de ser um celular rs'

Agradeço desde já.

 

 

20180629_045541.png

Screenshot_20180629-045017.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Causas possíveis:

1 - Foi roubado e um "técnico" modificou o imei dele;

2 - Foi roubado e o dono apenas bloqueou o imei via fabricante, sem prestar queixa queixa;

3 - Foi perdido e o dono apenas bloqueou o imei via fabricante, sem prestar queixa queixa;

Se o imei não foi bloqueado, você pode tentar reinstalar o Android original do fabricante.

Provavelmente o celular foi inutilizado, mas eu tentaria a reinstalação.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Francilene Vieira

 

A questão das imagens é facilmente explicável: ROOT..

 

Rootear um telefone Android, passa por alterar o Kernel do celular.. Ao buscar atualizações de software, é feita uma checagem no kernel do celular em busca de modificações.. Estando modificado (o "Personalizado" diz isso), a atualização é bloqueada.. Tente instalar o "CPU-Z" pela Play Store e confirme se está rooteado..

 

Acho improvável, mas pode ser que, no processo de root que o antigo dono fez, tenha causado algum problema no celular.. A Samsung vem colocando muitas barreiras pra esse tipo de procedimento, recentemente..

 

Concordo com o @Luís Roberto C. da Silva sobre re-instalar o sistema do aparelho..

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Causas possíveis:

1 - Foi roubado e um "técnico" modificou o imei dele;

2 - Foi roubado e o dono apenas bloqueou o imei via fabricante, sem prestar queixa queixa;

3 - Foi perdido e o dono apenas bloqueou o imei via fabricante, sem prestar queixa queixa;

Se o imei não foi bloqueado, você pode tentar reinstalar o Android original do fabricante.

Provavelmente o celular foi inutilizado, mas eu tentaria a reinstalação.

No caso, o imei está com restrição de uso no site da Anatel. 

Posso reinstalar a rom original mesmo assim?

 

5 horas atrás, RS Faria disse:

@Francilene Vieira

 

A questão das imagens é facilmente explicável: ROOT..

 

Rootear um telefone Android, passa por alterar o Kernel do celular.. Ao buscar atualizações de software, é feita uma checagem no kernel do celular em busca de modificações.. Estando modificado (o "Personalizado" diz isso), a atualização é bloqueada.. Tente instalar o "CPU-Z" pela Play Store e confirme se está rooteado..

 

Acho improvável, mas pode ser que, no processo de root que o antigo dono fez, tenha causado algum problema no celular.. A Samsung vem colocando muitas barreiras pra esse tipo de procedimento, recentemente..

 

Concordo com o @Luís Roberto C. da Silva sobre re-instalar o sistema do aparelho..

Baixei o CPU-Z e diz que não tem acesso ao root. 

Para confirmar, também baixei o titanium backup e ele apontou a mesma coisa. 

Será que há algo que eu possa fazer para o sinal voltar?

 

Outra dúvida: Reinstalando o sistema, o imei modifica?

Screenshot_20180629-171755.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Francilene Vieira disse:

No caso, o imei está com restrição de uso no site da Anatel. 

Posso reinstalar a rom original mesmo assim?

Reinstalando não irá mudar nada. Deve ter sido roubado mesmo.

adicionado 0 minutos depois

Ou clonado.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu anjo, tem uma solução. Você pode modificar seu imei através de apps Imei Changer, pode baixar pelo PLay Store. Você só vai precisar de um celular antigo que possa copiá-lo, sabendo que não poderá mais utilizar o antigo, se possível destrua ele. Tem a opção gerar imei, mas pode cair em um número de outro celular o que vai causar problemas depois. Logo, se você é dona dos dois, copie a do antigo e destrua-o.

 

PS.: Se os administradores do fórum acharem que isso é considerado ilegal, por gentileza apaguem a mensagem.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RS Faria disse:

@Francilene Vieira

 

Vixe.. Tinha toda a cara de ROOT, mas se dois apps diferentes mostram o contrário, ou é o que o Luiz disse antes ou o dono anterior fez alguma presepada no celular..

 

Dê uma olhada nesse site: https://imei24.com/blacklist_check/

 

Vê o que ele acha..

Aparece como limpo... Significa que não é roubado?

 

1 hora atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Meu anjo, tem uma solução. Você pode modificar seu imei através de apps Imei Changer, pode baixar pelo PLay Store. Você só vai precisar de um celular antigo que possa copiá-lo, sabendo que não poderá mais utilizar o antigo, se possível destrua ele. Tem a opção gerar imei, mas pode cair em um número de outro celular o que vai causar problemas depois. Logo, se você é dona dos dois, copie a do antigo e destrua-o.

 

PS.: Se os administradores do fórum acharem que isso é considerado ilegal, por gentileza apaguem a mensagem.

O problema é que o número do imei está vinculado na delegacia. Não posso alterar ele, por isso perguntei se instalando uma nova rom, mudaria o imei... :(

 

Screenshot_20180629-203036.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Não muda o imei, mas depois que mudar o imei pelo app celular fica limpo. Aí instala uma nova ROM e fica como original.

Vou fazer isso então... Obrigada :D

 

Uma dúvida: Não importa o modelo do outro celular que usarei o imei?  Pode ser qualquer modelo de celular mesmo que não seja o mesmo que esse meu atual?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Francilene Vieira disse:

Uma dúvida: Não importa o modelo do outro celular que usarei o imei?  Pode ser qualquer modelo de celular mesmo que não seja o mesmo que esse meu atual?

Não importa o modelo, o importante é ser homologado.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, RS Faria disse:

@Francilene Vieira

 

Se deu como limpo, antes de algo mais radical, tentaria só re-instalar o software do celular.. Pode ser o dono anterior do celular tenha feito alguma bobagem com ele..

 

Aliás, ele avisou desse problema?

O problema é que ele só aparece limpo em blacklists, mas na anatel aparece com restrição :(

Mas vou reinstalar o software, caso não dê certo, passo para o plano radical rsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...