Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão Para Não Eletrocutar O Pc


Pareja

Posts recomendados

Ola pessoal :-BEER a uns 2 meses atrás eu perdi minha geforce 4 :cry: que gostava tanto e a minha fonte por causa de uma queda de luz :naonao: no meu bairro.

Consegui trocar minha placa de video e a fonte :D Resolvi trocar também o estabilizador por um com proteção contra sobrevoltagem.

Fiquei com medo de passar de novo por isso por causa da energia elétrica :angry: então eu troquei o fusível do estabilizador que era de 10 amperes por 220 volts por um de 2 amperes. Este fusível é bem fininho não aguentou a carga do computador e queimou sozinho, aí eu troquei por outro de 4 amperes que estou usando até agora B)

Eu não sei se estou certo :tantan: me corrijam se estiver errado nessa minha ideia.

Se eu estiver certo, sugiro a todos que façam o mesmo troquem o fusível do estabilizador por um bem mais fraco (fino), para que o fusivel se queime no lugar do computador no caso de uma corrente de energia mais forte na rede elétrica gerado pela fornecedora de energia elétrica de sua região.

Espero que seja uma boa sugestão.

Valeu :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara infelizmente isso não resolve seu problema, porque o fusivel esta apenas limitando a corrente, a sobre tensão, possivel causa da queima de seus equipamentos não é resolvida apenas trocando o fusivel.

Se realmente você quer se proteger contra disturbios da Rede Eletrica você deve comprar um no-break.

Mas eu sugiro o seguinte, se caso algum equipamento seu queimar anote o dia e a hora (caso seja por problemas na rede eletrica) e de entrada para ressarcimento do prejuizo, onde todas as concessionaria no Brasil são obrigadas, pela agencia reguladora a ANEEL, conforme exposto em sua resolução, a ressarcir o cliente nesses casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz isso e 1 mês depois eles me mandaram uma carta avisando que na data da queda de luz que relatei eles não tinham nenhuma ocorrência registrada de problema de energia elétrica no bairro.

Então eu queria meu computador de volta funcionando e parcelei as peças novas e desisti de brigar com eles que sei iria demorar muito para ser ressarcido. Isso é se fosse ressarcido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não... Se tivesse acontecido alguma coisa na rede, com certeza eles iriam pagar o prejuízo. Porque eles sabem que o ONS tem todos os dados de todas as ocorrências em qualquer hora do ano. Se o cliente reclamar com razão, e eles se recusarem a fazer a compensação, o ONS desce o ###### na concessionária...

Mas isso só no caso do consumidor que procurar o Procon, porque aí o Procon vai atrás do ONS para saber se a concessionária está mentindo ou não. Ou caso o consumidor relate no site da Aneel ( ou do ONS, não lembro ). A Aneel irá verificar se realmente houve o problema, e se for afirmativo, ela irá dar um puxão de orelha ( multa ) na concessionária e ela irá procurá-lo. Caso contrário a Aneel vai dar a mesma resposta que a concessionária.

Mas Pareja, foi só o seu PC que queimou ??? Ainda deu "sorte"... em casos assim que eu já vi, a perda foi total... mas como o Diogo disse, é melhor colocar um no break. É mais seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fusivel como ja foi dito não pretege contra alta tensão somente excesso de corrente ,para proteger de alta tensão coloquei na saida do estabillizador um VARISTOR de 130V esse componete crta qualquer pico de tensão acima de 130v , vou contar um caso ocorrido aqui em a casa , o tecuzinho da companhia energetica daqui da minha cidade foi fazer o servico de reaperto no quador de luz com a chave geral do meu predio ligada , bem meu predio e rede trifasica e então no mexe mexe caiu meu FIO do NEUTRO jogando assim 380V la para casa se não fosse o varistor que deu um pipouco na hora meu pc ja era or sorte so a geladeira estava ligada e ela não sofreu nada , ate porque pelo meons o inutil foi agil desligadno meu disjunto rapidinho, bem e isso ai se você tem um estabilizador veio que ja pode abrir peca para um tecnico ou você mesmo coloca um varistor em sua saida ligado entre neutro e Fase!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito complicado esse procedimento de ser resarcido por danos causados por distúrbios na rede! Enfrentei um rolo desses a poucos dias e apesar de trabalhar na área(segunda fonte de renda), tive de me contentar com um NÃO bem grande....

Ocorre que a CONCESSIONÁRIA fez a vistoria na residência e contatou não ter quadro de distribuição interno e nem aterramento individual! Sendo assim, a residência foi considerada fora dos PADRÕES e portanto, não eram obrigados ao resarcimento.

O meu problema foi com uma TV e até hoje, nunca vi aparelho de TV com aterramento!!!! Quanto ao Quadro de distribuição, é certo que não tem. "Casa de ferreiro, espeto de pau".

Não levei a questão à frente devido à fatos alheios, mas mesmo assim, basta haver a constatação de que o aparelho estava ligado na mesma tomada que outro, através de Benjamim(famoso T) para que a Conscessionária tire o dela da reta.

Além do mais, se vários usuários forem afetados ao mesmo tempo, fica mais fácil uma negociação. Se somente um reclamar, a coisa fica mais difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi gente, desviando um pouco do assunto...mas eu om medo de queimar meu pc

tenho um estabilizador q quando ligo ele na energia não acontece nd, mas quando ligo os componentes (cpu, monitor, etc...) ele queima o fusivel (8A, 250V-) :tantan: e ele ta novinho eu mal usei (e meu professor disse para comprar um microprocessado, é realmente melhor?) aí...q seis acham q é?

valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fafi@12 set 2004, 21:35

Oi gente, desviando um pouco do assunto...mas eu om medo de queimar meu pc

tenho um estabilizador q quando ligo ele na energia não acontece nd, mas quando ligo os componentes (cpu, monitor, etc...) ele queima o fusivel (8A, 250V-) :tantan: e ele ta novinho eu mal usei (e meu professor disse para comprar um microprocessado, é realmente melhor?) aí...q seis acham q é?

valeu!!

Ele tá com um grave defeito de fabricação... eu não sei o que pode estar acontecendo. O melhor é procurar trocá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membro VIP

Mas o Varistor já existe na fonte!(na entrada) E talvez até no estabilizador, nobreak, tv, monitor, etc.

Lembro que o varistor é de uso frequente em vários tipos de eletrônicos e se for para proteger, usando a atuação do Varistor, deve ser colocado na entrada! Pelo menos em todos os equipamentos que já vi, fica na entrada e não na saída!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@12 out 2004, 22:15

Mas o Varistor já existe na fonte!(na entrada) E talvez até no estabilizador, nobreak, tv, monitor, etc.

Lembro que o varistor é de uso frequente em vários tipos de eletrônicos e se for para proteger, usando a atuação do Varistor, deve ser colocado na entrada! Pelo menos em todos os equipamentos que já vi, fica na entrada e não na saída!

Você está certo, e isso é até meio óbvio...

Por que alguém iria colocar o varistor na saída ?? Depois que a sobretensão já matou tudo dentro do equipamento, chega na saída e alguém reduz ele ?? Aí já era...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MEIRANETO , eu disse pra botar na saida porque caso seja gerado (por algfum defeito no establizador) algum pico de tensão ele sera cortado , ja na fonte do pc deve ser posto na entrada, e rapaz essas fontes pebas por ai deviam ter né mass..... e esses estabilizaqdores também não tem , so nobreak , e ate esse filtros de linha sao uma ###### , comprei um so por curiosidade e abri , pra minha surpresa (eu bem qu ja sabia) não TINHA NADA , e pra você ver estamos no brasil T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...