Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Recommended Posts

Boa noite a todos!

Meu nome é Rodrigo e possuo uma boa experiência com montagem e configuração de Hardware, voltado mais para o mercado corporativo. Como gamer, estou com um projeto em mãos de uma máquina para extremo desempenho. A configuração dela é:

Placa-mãe ASUS Rampage V Edition 10 (Chipset X99)

Processador Core i7 Extreme 6950x 3.0Ghz (stock), 10 núcleos / 20 threads

Memórias Corsair Dominator Platinum com 64 GB (8 x 8), 3200 Mhz (16-18-18-36)

Placa de vídeo Asus Strix GTX 1080 Ti

Fonte Corsair HX1200i

Creio que para o meu problema, o restante dos equipamentos não seja pertinente, então, vou seguir com o relato do mesmo.

Ao tentar fazer o overclocking tanto do processador, quanto em tentar ativar o XMP para colocar a memória na frequência nativa dela, recebo o erro "bd" da placa-mãe, que segundo minhas pesquisas (não está referenciado no manual), significa que o overclocking falhou. Para ser mais específico, seguem as configurações que utilizo na BIOS:

Bios > Extreme Tweaker

> Overclocking Presets > Ai Overclock Tuner > XMP

XMP > XMP DDR4 3200

CPU Core Ratio > Sync all cores

40

Min. CPU Cache Ratio > 34
Max. CPU Cache Ratio > 34

DRAM Frequency > DDR4 3200 MHz

> External Digi + Power Control 

CPU Load-Line Calibration > Level 6

>Internal CPU Power Management

Enhanced Intel SppedStep Technology > Enabled

TUrbo Mode > Enabled

Long Duration Package Power Limit > 4095

Short Duration Package Power Limit > 4095

CPU Core Voltage > 1.200000

CPU Cache Voltage > 1.150000

CPU System Agent Voltage > Auto

CPU Imput Voltage > 1.800

DRAM Voltage (CHA, CHB) > 1.350

DRAM Voltage (CHC, CHD)> 1.350

Com essas informações, alguém conseguiria me ajudar?

Editado por Mister Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Mister Rodrigo Olá, boa noite, e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Caro colega, eu posso dizzer para você que este kit não vale a penas, eu tenho este processador junto de uma X99.

Seria muito melhor você ir num 8700K + Z370 taichi + Water cooler 360mm + 1080 Ti do que ir numa X99.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ehehehehhe... Com certeza! Só que essa máquina já está em minhas mãos! Eu comprei as peças aos poucos e só agora consegui montá-la. Por sorte, tudo funcionou corretamente. Só não consigo fazer o Overclocking.

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhuma informação de sua refrigeração?

Completa: gabinete, quantidade coolers, posição de coolers, tipo de cooler de CPU.

Provavel ser superaquecimento.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Mister Rodrigo  Faça OC em uma coisa de cada vez para ver o que fica estavel e onde esta o problema, suporte de memoria em X99 não é la essas coisas, e Broadwell-E nunca foi la grande coisa para Overclock comparado a linha mainstream da Intel, capando por volta de 4.1~4.3Ghz

LLC deixa no Auto

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas respostas e respondendo às perguntas acima:

Realmente esqueci de informar sobre a ventilação e o Cooler. Utilizei um Watercooler Corsair H115i de 280 mm para o CPU. Troquei as ventoinhas stock dele por duas Corsair ML 140, no gabinete eu tenho três Corsair HD 120mm (frente) e uma ML 140 na parte de trás. Verificando a temperatura nas partes dentro do gabinete, eu tenho 39º C na CPU (stock) jogando, 50º C na placa de vídeo (jogando) e 32ºC dentro do gabinete. Eu creio que temperatura não seja o problema do Overclocking, porque nem consigo ativar ele.

Se eu só deixar o LCC no auto, será que aceita o Overclock que tentei fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso já tentou reset na MB ?(clear CMOS), Se estive com algum parametro de BIOS setado de forma indevida seria a melhor forma de recomeçar os ajustes.

adicionado 1 minuto depois

Apesar do fonte ser cavalar não custa verificar as voltagens.

adicionado 2 minutos depois

E a versão da BIOS?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sim! Eu já fiz o reset da BIOS e também verifiquei as voltagens. Estão normais! A versão da BIOS é a mais atualizada e estável que tem no site da ASUS. Também tentei fazer o overclocking separado e não funcionou. No Extreme Tweaker tem a opção de carregar uns perfis pré-configurados. Só que eu não quero tentar levar o processador a 4.4Ghz. Então, nem posso levar como parâmetro as configurações que lá estão sendo mostradas. Só quero levar ele até 4.0 e deixar as memórias em pelo menos em 3.0. Não deveria ser tão complexo assim.

adicionado 48 minutos depois

Fazendo mais alguns testes, eu resolvi instalar o CPU-z para monitorar o funcionamento da CPU no Windows. Percebi um fato que não creio que seja normal. Tanto a tensão, a velocidade do núcleo e o multiplicador ficam variando constantemente. Na bios, não vejo essa alteração. Tanto as voltagens quanto a velocidade do processador ficam inalteradas. Será que isso pode ser o indício de algum problema maior? A tensão varia entre 0.787 e vai até 0.991, a velocidade do núcleo varia entre 1.199 até 2.999 MHz e o multiplicador entre x12 até x30.

Compartilhar este post

Link para o post

Andei vendo casos semelhantes em sites gringos e pelo que eu ví parece ser um defeito da MB .

Sem OC o funcionamento é normal?

https://rog.asus.com/forum/showthread.php?99760-Rampage-V-Edition-10-plenty-of-problems

adicionado 18 minutos depois

tente essa:

http://sanuja.com/blog/how-to-fix-overclocking-failed-error

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Como nem consegui ativar o overclock, não sei qual o comportamento com ele. Sem overclock funciona normalmente! Fiz testes de stress, benchmark, joguei e verifiquei as temperaturas, tudo ok! Fiz isso durante horas e sem nada de estranho ocorrendo. Tentarei seguir o último passo-a-passo para ver se consigo alguma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais