Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PHP Sobrenome no formulário obrigatório!


Posts recomendados

Boa tarde gente, como vocês estão?

Estou com o seguinte problema, tenho um formulário em PHP que precisa ser enviado para o Pagseguro automaticamente, o problema é que se o cliente não colocar um sobrenome no formulário, o pagseguro não entende e dá uma mensagem de erro, como posso fazer ser obrigatório pelo menos duas palavras na área nome do meu formulário por favor?

 

image.png.381ff97b66aca16d6752cb158372b48e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Jackson Boss Olá,

Tem N maneiras de resolver.  usando Javascript, usando o HTML5, usando o PHP..

 

No HTML5. basta usar o required.

 

Exemplo: http://jsfiddle.net/hLrad78g/24/

 

No caso  coloque assim no seu formulário:

<input type="text" name="nome" placeholder="Nome" required />
<input type="text" name="sobrenome" placeholder="Sobrenome" required /> 
<input type="text" name="email" placeholder="E-mail" required />
<input type="text" name="telefone" placeholder="Telefone" required />
<input type="text" name="cpf" placeholder="CPF" required /> 

O lance é que você não tem como saber se o nome que a pessoa colocou no campo "nome completo" seja  realmente completo.

Por isso o ideal é criar um campo nome e outro campo sobrenome, ambos usando o required para validar.

 

PS: você pode colocar os campos nome e sobrenome lado a lado para ocupar o mesmo espaço do campo nome completo.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do uso do require pelo HTML, você pode validar a entrada do primeiro nome ou até nome completo estabelecendo um tamanho mínimo de caracteres.

Acredito que o menor nome conhecido seja Ana, partindo desse suposto estabeleça que o número mínimo de caracteres seja 3, qualquer entrada abaixo de 3 emite uma mensagem de nome inválido, ou então pode aplicar outro tratamento a isso.

<script>
	
$(document).ready(function(){
		
	$('#nome').on('change',function(){
		
		var texto = $(this).val().length;
		
		if(texto < 3){
			alert('Digite um nome válido!');
			$(this).val('');
		}
	});


});
	
</script>	
</head>

<body>
	
	<input type="text" id="nome" placeholder="Seu Nome" required>

</body>

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@fspjonny O problema maior nisso é que não há como saber se realmente as pessoas estão colocando o nome completo.

 

Vamos supor que o seu Adolfonísio Astelobaldo Garcia está preenchendo os dados cadastrais... mas aí ele resolve por só Adolfonísio Garcia.

Ele omitiu o segundo sobrenome...   O ideal é ter um campo para cada e deixar como obrigatório os primeiro nome e o sobre nome.

 

No caso do tópico, o usuário precisa que o nome seja completo por causa do pagseguro.  Se o cara tem o cadastro lá no pagseguro com o nome completo, se ele omitir alguma parte do nome, não funcionará.

Então a melhor solução é ter dois campos obrigatórios e no  PHP concatenar os dois campos inputs para ser um " nome só " e assim enviar ao pagseguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK! , Mas se nos dois inputs ele fizer isso

 

Input 1 Adolfonísio 

Input 2 Astelobaldo

ou ainda

Input 2 Garcia

 

Se o Sr. Adolfonísio Astelobaldo Garcia, não quiser ou mesmo deixar de colocar o nome completo incorreria no mesmo erro.

 

O Pag Seguro tem um APi que obriga a quem tem conta nele a colocar o CPF ou ID de cliente Pag Seguro e com isso ele resgata o nome e alguns dados que o programador desejar.

 

Eu não sabia que era relativo ao Pag Seguro, só li o problema sem prestar atenção.no todo, que vacilo meu!

 

Tô postando aqui o link do Pag Seguro API: http://dev.pagseguro.uol.com.br/bibliotecas/php

Eu já usei isso em algum momento, mas tem tanto tempo que confesso não lembrar mais, teria que reler tudo ou pedir ajuda no suporte deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@fspjonny O lance é que se o "Astelobaldo Garcia"  seja o sobrenome dele, é imprescindível que ele coloque completo!

Mas isso foi só um exemplo de nome com dois sobrenomes.   E isso somente se ele tiver o registro no pagseguro desta forma.

Se ele se registrou sem o primeiro ou o segundo nome, aí ele precisa colocar do jeito que ele se registrou lá.

 

O mais comum é ter pessoas com pelo menos um nome e um sobre nome. Por isso pelo menos 2 campos separados um para o primeiro nome e outro para o sobrenome. 

Então no caso se o Adolfonísio Astelobaldo Garcia tem o registro só com o sobrenome Garcia no pagseguro,  ele só deve preencher com o segundo sobrenome.. 

Mas sim o ideal é validar pelo cpf, pois é muito mais fácil validar alguém em números do que por nome!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...