Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa travando em resolução menor


Posts recomendados

Boa noite/tarde/dia pessoal, estou com um problema um pouco curioso, vou tentar dar o máximo de informação logo de cara para tentar acelerar o processo. 

Possuo um humilde PC para jogos (Pelo menos para hoje em dia, já que quando comprei a uns 4-5 anos atrás foram mais de 3 mil reais), com um simples i3 terceira geração, uma guerreira GTX 560 TI, 8GB de RAM. Velho companheiro de jogatina mas que como qualquer outro pedaço de Hardware já apresenta vários problemas que talvez só uma troca de peças possa resolver, mas vamos lá.

 

Recentemente (2 dias atrás), meu computador começou a fazer algo meio que curioso (E até o momento de minhas investigações, sem solução aparente), onde certos jogos fazem a resolução da placa de vídeo ficar totalmente travada em 1024x768. Começou quando tentei rodar Resident Evil 4 - HD pela Steam e a tela simplesmente diminuiu da resolução que sempre usei (1440 x 900) para a mencionada a cima. Claro que após ocorrer a troca eu fechei o jogo e fui cliquei com o direito no desktop>Resolução da tela e prontamente subi a barra de 1024x768 para 1440x900 novamente. Achei que ficaria por ai, mas poucos segundos depois da tela voltar a resolução que sempre usei, ela simplesmente reverteu aos 1024x768. Tentei mexer e revirar em todos os meios possíveis para altera a resolução, painel da NVIDIA, painel de controle, monitor, até me recomendaram mexer nos registros do sistema, como não solucionou em nada apenas reverti ao normal.

 

A resolução destrava após uma simples reinicialização, apesar do computador ligar em 1024x768, mexer no menu de resoluções e voltar para 1440x900 a partir desse ponto resolve o fato, mas assim que eu volto a abrir um jogo o problema imediatamente retorna.

Notas importantes que percebi, o problema aparenta só acontecer com programas, ou nesse caso jogos, que utilizem directX 11. Jogos antigos que usem directx 9 rodam normalmente sem causar esse problema, não sei dizer aos que rodem em directx 10, o que é estranho pois até 3 dias atrás os mesmos jogos que agora causam esse problema antes rodavam normalmente sem nenhum tipo de problema. 

 

Outra coisa que descobri tentando arrumar este problema é que se eu forçar o jogo a rodar em tela cheia, e botar em uma resolução um pouco menor, 1330 x ////, a resolução aparenta ficar "normal" nesta resolução maior mas ainda inferior ao que eu usava, e no momento em que eu seleciono para rodar em tela cheia 1440x900 ela volta a ficar menor em 1024x768.

 

Só para confirmar que é realmente algo da placa em sí, indo no gerenciador de dispositivos e desativando o driver da placa e passando a utilizar a onboard, as resoluções ficam destravadas, mas ao reativa-lá o monitor volta imediatamente a 1024x768.

 

Coisas que já tentei: Atualizar o driver (Tanto normalmente como baixando pelo site e fazendo a operação manual).

Re-instalar DirectX

Atualizar o driver do monitor

Restaurar o sistema para uma data prévia ao ocorrido

Passar o anti-virus (Apesar de duvidar que um vírus fosse a causa)

Já limpei o computador inteiro incluindo tirar todo o pó da VGA

 

A única coisa que me resta é formatar e ir do 0, mas não quero arriscar apagar certas coisas para formatar e quando terminar de formatar o problema retornar por ser algo bobo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo,

Realmente é um problema bem curioso, nunca vi nada parecido com isso, ainda mais por que os jogos rodavam normalmente antes e agora ficam assim. Como você mesmo disse, a única coisa que não tentou é formatar o micro, mas receio que isso será necessário pra eliminar qualquer suspeita de que o causador do problema seja o seu Windows, então sugiro que faça backup de tudo o que julga importante e formate o windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Fernando Audacio disse:

Boa noite amigo,

Realmente é um problema bem curioso, nunca vi nada parecido com isso, ainda mais por que os jogos rodavam normalmente antes e agora ficam assim. Como você mesmo disse, a única coisa que não tentou é formatar o micro, mas receio que isso será necessário pra eliminar qualquer suspeita de que o causador do problema seja o seu Windows, então sugiro que faça backup de tudo o que julga importante e formate o windows.

 

Infelizmente parece ser a única solução, não é a primeira vez que algo relacionado ao directx 11 causa problemas nessa placa. Creio que é o jeito dela de começar a dizer adeus diante de tantos anos de uso. Vou tentar uma ultima vez re-instalar os drivers, se não resolver, é formatar na certa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...