Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória RAM não esta com a frequência correta.


Ir à solução Resolvido por mattaus,

Posts recomendados

Então, recentemente fiz uma compra de 2 memorias ram's da HyperX de 4gb 1600mhz.

Minha placa-mãe Asus P8H61-M LX2 R2.0 segura 1600mhz tranquilamente, porém eu estava utilizando uma de 4gb1333mhz, mesmo assim a frequência ficava a 533mhz, então coloquei as novas memórias, e o PC nao ligou, foi ai que resolvi testar com apenas uma da HyperX 1600Mhz, o PC ligou mas rodando a 533mhz do mesmo jeito..

Meu processador é um Celeron G540, será que é por conta dele? Acho que ele não está suportando as memórias, o que vocês acham?

 

Ja dei um Reset na Bios com a memória nova, e ja tentei achar o XMP porém nao encontrei na bios.. Apenas deixei ela rodando a 1600mhz e não automático, mesmo assim não roda na frequencia... 

.image.png.f41d851d4e611296568d02b2bac28514.pngimage.png.f263634fcee555a47267bfbe6ee22a29.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Correto. Esse modelo do Celeron trabalha com as memórias apenas a 1066 MHz. Como estava com apenas um pente, vai trabalhar na metade do clock, então está correto. Fixe o clock em 1066 (ou 533 MHz) e instale o segundo pente. Veja se o computador liga. 

Talvez, se a placa suportar, tente subir a frequencia para 1333 MHz e veja se a máquina liga, talvez o controlador de memória do Celeron consiga trabalhar em overclock. Se não, apenas trocando o processador para que as memórias operem em 1600 MHz (ou 800 MHz em single channel).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
39 minutos atrás, mattaus disse:

Correto. Esse modelo do Celeron trabalha com as memórias apenas a 1066 MHz. Como estava com apenas um pente, vai trabalhar na metade do clock, então está correto. Fixe o clock em 1066 (ou 533 MHz) e instale o segundo pente. Veja se o computador liga. 

Talvez, se a placa suportar, tente subir a frequencia para 1333 MHz e veja se a máquina liga, talvez o controlador de memória do Celeron consiga trabalhar em overclock. Se não, apenas trocando o processador para que as memórias operem em 1600 MHz (ou 800 MHz em single channel).

Ter somente um pente não reduz o clock da memória. A característica da DDR é clock real metade do nominal.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Math.Pi disse:

Não tem nada a ver ter somente um pente. A característica da DDR é clock real metade do nominal.

adicionado 0 minutos depois

 

Me refiro ao clock informado, não seria isso?

Quando com apenas um pente, o sistema vai informar que o clock é "apenas" 533 e com dois o sistema informa "1066".

Ao menos é dessa forma como o Gerenciador de Tarefas do W10 se comporta.

De qualquer forma, agradeço a informação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 minutos atrás, mattaus disse:

Me refiro ao clock informado, não seria isso?

Quando com apenas um pente, o sistema vai informar que o clock é "apenas" 533 e com dois o sistema informa "1066".

Ao menos é dessa forma como o Gerenciador de Tarefas do W10 se comporta.

De qualquer forma, agradeço a informação.

Não. O artigo informa o correto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mattaus Agr entendi.

Tentei reduzir a frequência com apenas uma memória, o mínimo era 800mhz então deixei automático, ligou rodando a 533mhz. Mas ai quando coloquei a outra memória o PC não ligou. Acho que esse processador só ficará nesses 533mhz mesmo! 

Grato a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus Andrei Jankovski

É característica das memórias DDR. Elas transferem 2 dados por ciclo de clock. Por isso uma memória de clock real 667MHz tem o nome popular de 1333MHz, que é a frequência efetiva (considerando que ela transfere o dobro de dados de uma memória SDRAM).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...