Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar uma lâmpada com sensor ultrassônico?


Posts recomendados

Olá pessoal, 

Estou desenvolvendo um projeto no meu curso do SENAC, na qual pretendo fazer acender uma lâmpada por sensor ultrassônico. Encontrei alguns vídeos mas nenhum conseguiu me ajudar. Vocês poderiam fazer um esquema de como montar? 

Novamente, o projeto é simples: Ligar uma lâmpada ao passar a mão pelo sensor ultrassônico (HC-SR04)

Serei eternamente grato a quem me ajudar! 
Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde

A menos que você queira detectar a "mão" numa área de 4 metros num angulo de 30 graus... ou a menos que você utilize um arduino ou pic... Não sei se o sensor HC-SR04 é uma boa escolha para esse projeto.... visto que é preciso processar os dados dele e calcular (range = high level time * velocity (340M/S) / 2)

 

você poderia usar outros tipos de sensores?

você quer passar a mão para ligar... pretende desligar? Como?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste caso acredito que fica muito mais fácil... tem diversos esquemas na internet/youtube de como fazer isso para ligar um LED. Mas o que você quer é ligar uma lâmpada, e como você não deu detalhes tomarei como base uma lâmpada comum 110v.

Neste caso terá (minha sugestão) que utilizar um driver e um relê.

Pesquise sobre como construir este drive, pois é simples.

E na entrada deste circuitinho entraria a saída do LED da placa do Arduíno.

Ou seja: a energia que iria para a perninha do led para acende-lo passaria a entrar na entrada do circuito de driver para acionar o relê que aciona definitivamente a lâmpada.

 

seria algo mais ou menos assim:

circuito2.jpg&key=2460d4011806c3d52b4103

E nos contatos A e C você ligaria como se fosse o interruptor da lâmpada.

Estude o circuito apara ver os valores da resistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...