Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Usar Macro em Células Diferentes


Ir à solução Resolvido por R0DR1G0_CWB,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, estou com uma bronca nas mãos. Estou com um arquivo de produtos com mais de 14 mil linhas, vou postar uma versão aqui com bem menos linhas.

O que preciso fazer é criar alguma forma que torne meu trabalho mais produtivo, visto que estou tendo que fazer todas essas 14 mil linhas aos poucos.

É o seguinte, a lista é de produtos e preciso realizar a análise do mix, pra isso tenho que:

1º - Inserir 2 linhas toda vez que muda a famílias de produtos para separa-las (Coluna G)

2º - Calcular o percentual que cada produto representa (valor venda/total venda) Tem alguns feitos na planilha 

3º - Calcular auto-soma das colunas P, Q, S e T

4º - Classificar do maior para o menor valor a coluna %VENDA (coluna T)

 

Tentei fazer uns macros pra tentar agilizar alguns desses processos, mas não consegui fazer funcionar em todas as células, já que é diferente a quantidade de itens em cada família.

 

Quem puder me dar uma ajuda, agradeço demais, pois do jeito que estou fazendo, vai demorar 1 semana pra eu fazer tudo.

Solictação Base de Dados - Loja1.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Item 01 sugiro usar uma Tabela Dinamica ou Subtotal. Isso resolve seu item 01. Subtotal vai te dar a aparencia que você quer.

Item 02 nao esta claro se é com relação a toda a planilha ou apenas na familia. Normalmente é feito de toda a planilha para verificação da curva ABC.

Item 03  tb você nao diz se é de toda a planilha ou por familia de qualquer maneira a sugestão do sub total no item 01 resolve tb

Item  04 depende da resposta do item 02 para saber se é por familia ou na planilha inteira. Normalmente se faz de toda a planilha para verificar a Curva ABC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, CasaDoHardware disse:

Item 01 sugiro usar uma Tabela Dinamica ou Subtotal. Isso resolve seu item 01. Subtotal vai te dar a aparencia que você quer.

Item 02 nao esta claro se é com relação a toda a planilha ou apenas na familia. Normalmente é feito de toda a planilha para verificação da curva ABC.

Item 03  tb você nao diz se é de toda a planilha ou por familia de qualquer maneira a sugestão do sub total no item 01 resolve tb

Item  04 depende da resposta do item 02 para saber se é por familia ou na planilha inteira. Normalmente se faz de toda a planilha para verificar a Curva ABC.

 

Opa amigo, os cálculos são feitos por cada família, conforme está na planilha em anexo, por isso a trabalheira, porque são milhares de famílias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, CasaDoHardware disse:

Tudo o que eu disse acima você faz com poucos cliques.

A unica formula que você precisa digitar vai ser a que calcula a porcentagem.

 

Não to sabendo aplicar o que você disse na minha planilha, parece que continua bem manual todos os processos  :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abra sua planilha 

Exclua as somas atuais

Não deixe linhas em branco no meio da tabela


Item 01 e Item 03
 

Selecione toda a tabela

Dados > Sub Total 


Siga as instruções da ferramenta

Item 02

você faz a primeira celula e da dois cliques na alça de preenchimento vai calcular o restante

Item 4 

Selecione os dados e Classifique conforme necessario.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda dentro desse mesmo arquivo, existe alguma forma de quando eu colocar uma célula em negrito e fonte vermelha, do lado aparecesse o nome CRÍTICO, e as que estivessem sem negrito ficasse OK ?

 

image.png.59bcee7f33e40c7d91e04dade88d4337.png

 

Ou então pode ser também que a fonte fique automaticamente negrito e vermelho quando a soma dos percentuais ele fique acima de 95%.

 

porque assim, fiz os cálculos desses produtos e o quanto eles representam de vendas, os produtos que ficam abaixo do montante de 95% do total de vendas devem ser retirados, como no exemplo da imagem

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, xandymarinho disse:

Ainda dentro desse mesmo arquivo, existe alguma forma de quando eu colocar uma célula em negrito e fonte vermelha, do lado aparecesse o nome CRÍTICO, e as que estivessem sem negrito ficasse OK ?

 

Olá,

 

Uma dúvida, na coluna D possui uma fórmula correto?

Os dados que estão com a fonte em vermelho, você fez isso manualmente? 

Você resolve essa formatação pela Formatação Condicional...

 

Pode incluir o valor CRÍTICO ou OK via fórmula (possivelmente usando um SE), usando os mesmos critérios para a formatação dos percentuais da coluna D. 

Quanto a formatação dessas células você faz pela Formatação Condicional...

 

Lembre-se, com o anexo demonstrando os resultados esperados, você nos ajuda a te ajudar.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, R0DR1G0_CWB disse:

 

Olá,

 

Uma dúvida, na coluna D possui uma fórmula correto?

Os dados que estão com a fonte em vermelho, você fez isso manualmente? 

Você resolve essa formatação pela Formatação Condicional...

 

Pode incluir o valor CRÍTICO ou OK via fórmula (possivelmente usando um SE), usando os mesmos critérios para a formatação dos percentuais da coluna D. 

Quanto a formatação dessas células você faz pela Formatação Condicional...

 

Lembre-se, com o anexo demonstrando os resultados esperados, você nos ajuda a te ajudar.

 

 

Sim, na coluna D tem uma fórmula e o negrito e fonte vermelha eu coloquei automático.

 

Tentei fazer agora usando info. cel pra identificar as células em negrito e depois em outra coluna coloquei um SE e formatação condicional.

 

Meu unico problema é que o info.cel não tá atualizando automatico e tenho que ficar clicando na celula pra ele alterar.

 

Fiz um exemplo em anexo

 

Pasta3.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, R0DR1G0_CWB disse:

@xandymarinho

 

Veja se é isso que você precisa...

 

Pasta3 - Ajustado.xlsx

 

Entendi o que você quis fazer, mas na verdade não pode ser assim, isso porque não posso classificar todos os valores abaixo de 5% como "Analisar", deixa tentar me fazer entender

 

Essa análise é feita pegando do maior pro menor valor, sendo que descendo, quando a soma bater os 95% em ordem descrescente, o restante é que será analisado. No exemplo abaixo dá pra ver isso, onde os 95% só chega no valor 0,98%

 

image.png.fd6ad6d793872737fab1699e24794824.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Agora entendi rsss

Já estou no ônibus indo para casa amanhã te mando o novo arquivo. 

 

Porém você pode ir tentando fazer o seguinte...

 

Pode tirar a formatação que coloquei na coluna E  e ajustar a fórmula do Se onde tem os "ok" mais ou menos assim...

 

SE (soma (e$2:e2)<=,95;"ok";"analisar")

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, R0DR1G0_CWB disse:

Agora entendi rsss

Já estou no ônibus indo para casa amanhã te mando o novo arquivo. 

 

Porém você pode ir tentando fazer o seguinte...

 

Pode tirar a formatação que coloquei na coluna E  e ajustar a fórmula do Se onde tem os "ok" mais ou menos assim...

 

SE (soma (e$2:e2)<=,95;"ok";"analisar")

 

 

Showwww.....era isso !!!:aplausos:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...