Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock: processador, memória, ambos?


Posts recomendados

Pessoal, boa tarde.

 

Não saco nada de overclock, então tenho algumas dúvidas. ^^

 

Minha configuração:

 

GA-AB350M-GAMING 3 (REV. 1.0)
RYZEN 5 2600
ASUS DUAL GTX 1060 OC 6GB DUAL FAN
KINGSTON HYPERX FURY 2x 8GB 2400MHz DDR4
EVGA 500 W (80 plus bronze)

 

1) Vale a pena fazer overclock no processador?

 

2) Vale a pena fazer overclock na memória?

 

Se a resposta de alguma dessas perguntas for sim, peço vosso auxílio para indicar como fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Silver Storm disse:

Vale a pena fazer overclock na memória?

Overclock em memória só traria muito ganho se você utilizasse vídeo integrado, o que não é o caso. Então acredito que não seja necessário, pois as memos estão num clock bom. Nada impede que seja feito, mas não é mandatário.

 

2 horas atrás, Silver Storm disse:

Vale a pena fazer overclock no processador?

Na maioria dos casos, sim. Você consegue escalar bem o Ryzen no overclock. Basta aumentar o multiplicador. Vá aumentando gradativamente e utilizando o micro para testar estabilidade e monitorar a temperatura.

 

2 horas atrás, Silver Storm disse:

peço vosso auxílio para indicar como fazer isso.

Você tem dois caminhos:

1 - pela BIOS da placa-mãe. Fica difícil auxiliar aqui, pois as BIOS são diferentes e não conheço a sua placa-mãe para indicar onde fazer.

2 - pelo AMD Overdrive. Baixa e instala ele, e depois vai no 'Controle de Desempenho' - 'Clock/tensão' e aumenta o multiplicador de núcleo. Vá subindo de 1 em 1 até você perceber um ponto em que não terá aumento grande de temperatura ou perda de estabilidade (o micro pode travar, dar tela azul, etc). Quando chegar no ponto em que ocorrerem anomalias, volte para o valor menor antes dos problemas aparecerem.

 

E quando estiver mais confiante (estudado mais sobre overclock e tal), pode tentar subir o multiplicador e a tensão para conseguir estabilidade em clocks mais altos. Mas com muito cuidado, pois isto pode levar a queima do seu processador. É por sua conta em risco. 

 

Sempre faça o procedimento monitorando a temperatura (o AMD Overdrive indica as temperaturas nas Informações do Sistema.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitíssimo obrigado, amigo. Já deu uma luz muito grande! = )

 

Eu vi esse link falando sobre over nesse processador, mas eles mexem na tensão tb:

 

https://adrenaline.uol.com.br/2018/06/22/55528/analise-processador-amd-ryzen-5-2600/

 

***Será que tento imitar? Ou eu devo fazer um Over um pouco mais discreto pra não mexer em tensão?

 

Com relação às memórias, um amigo aqui do fórum tinha mencionado:

 

"Os Ryzen foram lançados no ano passado e eles tem uma tecnologia chamada Infinit Fabric que faz uso das maiores velocidades de memória para dar mais desempenho à CPU. Não é algo gritante, mas definitivamente n é algo q se diga q "n vai mudar em nada". Em alguns jogos dá 5% só, mas em outros chega a quase 20%." E deixou esse vídeo: 

 

rsrsrs

 

Se não for perturbar muito eu gostaria de fazer. Eu tb me expressei mal perguntando se valia a pena. Eu queria na verdade saber se pode causar algum dano, tal qual o processador. E nesse caso:

 

***Me ensina a fazer? ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Silver Storm disse:

Ou eu devo fazer um Over um pouco mais discreto pra não mexer em tensão?

Como você nunca fez, aconselho ser "conservador" no começo, pois existe sim, o risco de danificar os componentes. Não consigo abrir o link que você postou aqui (o proxy não deixa), mas se eles fizeram e você consegue repetir, pode tentar.

15 horas atrás, Silver Storm disse:

Não é algo gritante, mas definitivamente n é algo q se diga q "n vai mudar em nada". Em alguns jogos dá 5% só, mas em outros chega a quase 20%."

Acredito que saindo de 2133 para 3200 exista, sim, esta diferença de 20%. Mas você não consegue isto com overclock, e sim comprando memória com clock mais alto. Sua 2400 deve subir, no máximo, até 2666. Não acredito que consiga chegar até 3200. Mas, é como o CPU, vai subindo aos poucos, monitorando voltagens e temperatura, e verificando ganho de desempenho e estabilidade. 

15 horas atrás, Silver Storm disse:

Me ensina a fazer?

Overclock é quase como regular os carburadores de uma Suzuki GT380. Não tem receita pronta. Tem que ir mexendo nas configurações, abrindo o ar (multiplicador), trocando o giclê (tensão), verificando o resultado, mexendo de novo. Sintonia fina mesmo. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...