Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esse tipo de ligação (nobreak + filtro de linha) "pode" ser aconselhável?


Posts recomendados

Bom dia, desculpem se ja existe esse assunto por aqui, realmente não encontrei, falavam de tudo, menos sobre minha dúvida.

Liguei meu pc em um Nobreak que trás ondas por aproximação, mas meu intuito seria a queda de energia mesmo, nesse caso atenderia o propósito. Mas acredito que não  proteja totalmente de surtos e oscilações. Na meu modo de pensar: " Se o nobreak não tem totalmente a proteção de surtos da rede, a energia ligada nele, passa pelo Clamper e chega ate o pc, nesse caso, me protegiria do apagão e ao mesmo tempo filtra a rede até o equipamento" dando tempo suficiente em desligar tudo da tomada.

Essa combinação nobreak + filtro de linha seria aceitável?

O nobreak é um APC 1400w e o filtro de linha é um Clamper 5 tomadas.

Pensei em ligar apenas o clamper no Pc, mas em relação aos apagões, como ele reage!? O equipamento será desligado da mesma forma.

O que me dizem?

PicsArt_07-04-08.06.52.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O filtro de linha não segura o equipamento funcionando em caso de queda de energia. Neste caso, precisa do nobreak mesmo. A ligação que você propôs não apresenta, em si, nenhum problema. Pode usar sem problemas. Teoricamente o filtro de linha não seria necessário, com o nobreak fazendo o serviço. Mas se você não confia no equipamento, pode usar assim, sem problema. Lembrando que não é aconselhável ligar impressora no nobreak, mesmo se estiver no filtro de linha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@XWagnerX Primeiramente, uma coisa precisa ficar clara: quedas de energia não provocam danos a equipamentos. Os surtos e oscilações naturalmente associados a elas sim. Para impedir isso serve o filtro de linha com DPS, como seu Clamper. A única coisa que poderia ocorrer por culpa da queda em si seria corromper algum arquivo que você esteja salvando no momento ou o sistema operacional se você tiver muito azar dele estar atualizando. Fora isso, não há problemas no desligamento por falta de energia.

 

Não sei que tipo de fonte de alimentação você está usando no seu computador, mas nobreak de onda aproximada, provavelmente trazendo a porcaria do estabilizador interno, é péssimo para qualquer equipamento. Quando a energia está sendo fornecida normalmente, seu problema será o estabilizador, que sabemos que é uma desgraça. Quando estiver usando na bateria, em eventual falta de energia, tudo o que estiver ligado nele vai receber uma magnífica onda retangular que, como você pode imaginar, definitivamente está muito longe do formato das ondas senoidais.

 

Se você realiza algum tipo de trabalho muito importante que não pode ser interrompido, não há muita saída a não ser adotar o nobreak (o seu nem é um nobreak, é um shortbreak). Se o que você quer é manter seu equipamento protegido contra as "quedas", use somente o filtro de linha. Vai estar fazendo um favor à pobre da fonte de alimentação, principalmente se ela tiver projeto com PFC ativo.

 

Temos bastante material neste setor abordando esses assuntos, muita coisa escrita pelo Faller. Há também os vídeos gravados pelo próprio Gabriel Torres no canal do Clube do Hardware. :thumbsup:

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...