Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Disjuntor Geral usar, rede trifásica


Posts recomendados

Bom dia .

 

Tenho uma dúvida, estou fazendo um projeto de 2 pavimentos , sendo que irei fazer separado os quadros de cargas por se tratar em baixo ampliação sala comercial e em cima 1 apartamento .

 

No quadro de cargas da sala comercial deu carga total de 4840w( sendo 2540 de iluminação e 2300w de tomadas ) , arrumei no projeto um disjuntor monofásico de 30A , esta correto ?

Já no apartamento deu uma carga total de 41.000W , ( sendo 2300 Iluminação , 4200 Tomadas, 03 chuveiros de 6500 w cada e 2 ar condicionado de 7500 w cada ) , consultei a norma de padronização da celesc, a qual informa que para cargas de 25kw até 42 kw , o disjuntor de proteção deve ser de 70A , seria isso ? ou devo fazer algum calculo para saber o disjuntor ?

2018-07-05 (2).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Michele Paola

 

Essa tabela deve ser pro centro de medição ou padrão de entrada.. Já que tem parâmetros pra poste, aterramento e tudo mais.. Talvez, a demanda da instalação toda, se encaixe nesse parâmetro..

 

Se for o disjuntor do quadro, tem de ver a demanda da instalação, que esse quadro alimenta.. Ou esses 41kW já é a demanda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o disjuntor geral está correto seguir a norma da Celesc, mas todos os circuitos precisam de disjuntores individuais: iluminação, tomadas, um para cada chuveiro e um para cada ar condicionado. O disjuntor deve ser dimensionado conforme a fiação e a carga. E a carga deve ser distribuída entre as três fases.

Também para a sala comercial o recomendado pela norma é ter pelo menos dois circuitos, um para iluminação e outro para tomadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...