Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook LG A530-T.BE76P1 - Modificações e Driver 391.35 SEM ERRO 43!


Posts recomendados

Olá pessoal, estou vindo aqui dps de alguns upgrades que realizei no laptop dps de mais de um ano de uso e acredito que seja interessante para alguém que ainda tenha este laptop hj em dia ou pra quem adquiriu recentemente um modelo usado, as fotos estarei postando amanhã ou dps, quando tiver tempo:

Começando pela parte mais importante na minha opinião; VENTILAÇÃO!

Um dos pontos mais criticados desse laptop aqui no Brasil é que ele vem com as ranhuras de ar fechadas onde fica localizado a GPU e tmb no cooler (só possui uma fileira furada). Decidi furar aquela ranhuras com uma micro retífica do jeito que pude, pois infelizmente não há brocas de tamanho igual aos furos presentes, então usei uma mini serra de 22mm (era a menor que eu possuía) para cortar as ranhuras e aproveitei e usei uma lixa de unha de metal para dar o acabamento final e retirar os cavacos que ficaram presos nos furos. Não ficaram perfeitos, mas tmb não ficaram ruins, inclusive melhor do que eu esperava, pois achei que essas ranhuras não teriam tanto plástico e me enganei, possuem muito plástico, então pra quem quer cortar que fique esse alerta e tenha paciência!

Limpando os componentes do laptop.

Dps que fiz os cortes das ranhuras aproveitei e limpei o pouco de sujeira que tinha no laptop (limpei ele no começo do ano), limpei o cooler, passei produto químico para limpar o heatpipe de cobre e o dissipador de calor, ficaram bem mais limpos e brilhantes, troquei a pasta térmica para uma Arctic MX-4 na GPU e CPU. Dps foi a parte mais importante, que era passar fita kapton na carcaça do laptop.

Taca-lhe kapton à beça!

Dps de limpar devidamente o laptop, foi a hora de "gastar" kapton nesse "forno", assim como um colega daqui do fórum fez, passei kapton da tampa do cooler, nos heatpipes, no dissipador, do lado onde fica as ranhuras de ar do cooler (tirei aquela fita de cobre e substitui por várias fitas kapton, acredito que o resultado foi melhor do que o esperado), passei kapton na tampa de cima na parte superior onde fica o cooler, a CPU e GPU, perto de onde fica o dissipador e perto do touchpad que é onde mais esquenta o laptop dps da parte superior. Retirei partes da fita preta onde tampava o CPU e GPU (onde tem um corte) e passei kaption tmb no teclado do lado esquerdo onde fica CPU e a GPU.

Posso dizer que as temperaturas abaixaram bastante, antes o laptop trabalhava perto dos 80ºC mexendo no Firefox (no Edge não acontecia isso) e chegava perto dos 90ºC quando assistia uma vídeo no YouTube em 1080P@60FPS, nos jogos o Laptop era 84ºC e até mais, tendo vários stutterings por conta do CPU abaixar a tensão para diminuir os clocks e, consequentemente, a temperatura da CPU. Se eu quisesse fazer um render só com um ventilador perto pra não chegar nos 90ºC, porque certamente sem ele o laptop batia, fora o fato que ele ficava muito quente e incomodava dms mexer nele. Agora com as modificações o laptop trabalha mais frio, assistindo vídeos e mexendo no Firefox fica na casa dos 70ºC, em jogos me impressionei, em um pequeno teste quando jogava CSNZ (o CS da Nexon) o Laptop ia pra 84ºC quase chegando nos 90ºC, agora fica em 74ºC na CPU e a GPU fica ali nos 60~64ºC (com um over básico de 550MHz na GPU e 930MHz nas memórias, acredito que dê pra subir mais, pois a GPU não esquenta tanto quanto a CPU, mesmo sendo geração Kepler!), o CPU agora trabalha em clocks mais altos, coisa que antes não acontecia. A região superior perto do cooler e dissipador ficou muito mais frio, impressionante como ficou mais agradável de mexer, por outro lado, a parte perto do touchpad continua quente como antes, ainda não sei o que pode ser, mas acredito que seja ou o leitor de cartão SD que esquenta ou aquele "dissipador" de calor que fica naquela região.

No mais, os resultados foram bons pra mim, a questão de não abaixar mais as temps é que o sistema de dissipação de ar desse laptop é falho, poucos heatpipes e um dissipador pequeno para suportar um i7 + GT 555M. Agora com uma bancadinha com cooler provavelmente diminuirá ainda mais o calor do laptop pelas ranhuras estarem abertas, deixando o ar frio circular dentro do laptop, exaustor tmb deva ajudar bem. Outra coisa que fiz foi fazer formatação do ZERO do Windows 10 (tinha apenas atualizado as versões quando eram lançadas), o SO se comporta melhor e o principal, instalei o driver 347.88, atualizei ele para o 347.90 e por fim, atualizei para o 391.35 sem instalação limpa e o laptop reconheceu SEM ERRO 43! Então ai vai uma dica para quem possui esse laptop, formatarem do zero, excluiam o driver que o Windows Update realiza com o DDU (Displayer Driver Uninstaller), instalem o 347.88 como instalação limpa, atualizem para o 347.90 e, posteriormente, para o 391.35 sem realizar instalação limpa. Laptop rodando perfeitamente!

 

 

Captura de Tela (2).png

Captura de Tela (4).png

Captura de Tela (3).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...