Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tentando reconhecer som de HD defeituoso


Posts recomendados

Tenho um HD externo 2,5" de 1T partição NTFS que estava tentando recuperar os dados.

 

No Windows pedia para rodar chkdsk mas demorava uma eternidade, no Linux reconhecia mas demorava uma eternidade para acessar os arquivos, inicialmente tentei copiar com testdisk mas estava muito improdutivo, já que parecia apresentar muitos badblocks.

 

Então comprei outro HD de mesmo tamanho e resolvi clonar o disco com ddrescue, diferente do dd convencional grava os setores que foram copiados para não precisar passar por eles novamente em caso de interrupção.

 

Estava demorando vários dias e chegou a copiar cerca de 600G com sucesso e algo em torno de 200M com falha, depois fiquei sabendo que poderia usar a ferramenta partclone.ntfs para extrair um arquivo de "domínio" que mapeava os setores onde efetivamente existiam arquivos. Infelizmente descobri a existência desta ferramenta meio tarde, pois teria cerca de 500G ocupado, se considerar os 600G que foram copiados talvez já tivesse acabado se tivesse aplicado desde o início, mas...

 

Usando a ferramenta parte dos 600G copiados eram blocos inúteis, então o ddrescue indicou que tinha somente cerca de 300G copiados com sucesso, considerando somente aqueles dentro do arquivo de domínio.

 

O programa ficou rodando por vários dias, o recorde foi 10 dias consecutivos, mas se somar todo o período, antes e depois da criação do arquivo de domínio, com certeza ficou mais de um mês copiando os dados e nos últimos dias vi pouco progresso.

 

Resolvi remover a unidade e deixar descansando por uma noite para esfriar e quem sabe voltar a copiar com sucesso, mas para meu desprazer aconteceu justamente o contrário, ela deixou de ser reconhecida pelo sistema...

 

Removi o disco do case, e tinha intenção de abrir o disco e ver se a agulha estava danificada ou travada no meio do prato como indicavam alguns tutoriais, mas infelizmente não tenho a chave do tamanho correto para abrir a unidade, ainda pretendo fazer isto mas gostaria de uma opinião sobre o possível problema. Segue o vídeo com o som que a unidade emite quando ligada:

 

 

Se comparar com o som que a unidade deste tutorial emite aos 25 segundos do vídeo:

 

 

Vai notar que não é o mesmo som, portanto meu problema pode ser outro.

 

Imagino que ou as pontas da agulha estejam tortas, como em outro tutorial que eu vi, ou o circuito esteja danificado, de qualquer modo posso tentar trasplantar os pratos para outra unidade, e talvez levar o circuito junto para reconhecer o tamanho do disco, tenho outro HD de 2,5" inutilizado em algum lugar, só tenho que conferir se o case encaixa.

 

A questão é: você que é experiente na área de Hardware, consegue identificar o problema da unidade pelo som? Acha que basta mover a agulha ou o transplante é inevitável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shinobi4Ever

 

Se o HD deixou de ser detectado no BIOS/UEFI pode ser sinal de firmware corrompido.

 

Tenta trocar os cabos desse HD ou fazer seu backup em outro PC pra ver como se comporta.

 

Se não resolver pode tentar soltar só a placa eletrônica desse HD e passar um limpa contatos em spray e testar.

 

Isso não é problema com as cabeças do HD já que o mesmo deixou de aparecer no BIOS/UEFI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas @Ricardov e @Henrique - RJ, limpei os contatos externos com álcool isopropílico e fiz os testes, tanto no mesmo computador quanto em outro, mas não obtive bons resultados.

 

Mais tarde vou tentar retirar a placa e limpar os contatos internos, ainda não fiz isto porque as chaves de precisão que tenho não servem, já encomendei chaves menores, assim que chegarem faço o novo teste e retorno com o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Shinobi4Ever disse:

Obrigado pelas dicas @Ricardov e @Henrique - RJ, limpei os contatos externos com álcool isopropílico e fiz os testes, tanto no mesmo computador quanto em outro, mas não obtive bons resultados.

 

Mais tarde vou tentar retirar a placa e limpar os contatos internos, ainda não fiz isto porque as chaves de precisão que tenho não servem, já encomendei chaves menores, assim que chegarem faço o novo teste e retorno com o resultado.

 

A chave que costuma servir para soltar essa placa do HD é a TORX que vende em loja de ferragens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...