Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como vocês explicariam Linux para um usuário de windows


QUEHOMEN

Posts recomendados

Interfaces Graficas que você esta falando? Se sim, mostre as mais de 50 que ha por ae (conhecidas ou nao)

E fora os gostos, ele pode pegar qq linux (difícil de mexer ou nao) e experimentar ate se identificar com uma, foi assim que eu fiz

As interfaces graficas podem ser instalado em quase toda distribuicao linux, pois a maioria das interfaces sao universal para linux (as graficas)

As mais faceis para um usuario novato sao: Ubuntu, Debian (qq um se acostuma), Linux Mint (inclusive essa nova versao que lancou , a 19, agora esta com visual excelente, pelo menos na interface grafica Cinnamon)

Tem Xubuntu (mesma coisa que ubuntu com a interface XFCE)

Lubuntu (com interface LXDE) so que mais simplificado

e o Kubuntu (com KDE), mas e meio pesadinho

e os mais dificeis de mexer, pois exigem certa experiencia sao (algumas):

Debian tmb

Red Hat (super distro, muito usada em servidores, e e paga)

Slackware (distro incrivel, super leve, estão leve que ela nao passa dos 500mb de consumo de memoria, isso ela enxuto, e essa e pra quem realmente quer bater cabeca com linux)

O linux em si (o proprio kernel), nao consome mais de 300~500 de ram, pois o linux em si (pelado e enxuto e sem programas) e so em modo texto.

O consumo de ram dos linux (de modo geral), varia com quantos programas você instalou nele, se o sistema esta atualizado, com kernel atualizado, se ele esta com um ambiente grafico (interface grafica) leve (XFCE, LXDE, FLUXBOX, BLACKBOX, e etc....) ou uma pesada (sim, a interface em si consome muita ram), como KDE principalmente, CINNAMON, MATE, e etc.....as mais bonitas consideradas por muitos usuarios geralmente sao as mais pesadas, as mais leves que eu citei acima, sao a maioria manual, que nao vem nem com o "menu iniciar" como FLUXBOX E BLACKBOX.

Fora que o linux tmb por si proprio e bastante seguro e leve, fora que ainda tem firewall proprio, navegadores que nao tem pra windows, mobilidade, manuseio, e a sensacao de segurança que ha nas distros, fora que ainda da pra rodar programas e jogos do windows no linux (dependendo do hardware).

Essas sao apenas algumas coisas de um Linux

(desculpe pela falta de acentos, pois meu teclado e americano, e ta configurado completamente em americano)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só complentando o que o @Lordstark  disse: a grande maioria dos programas disponiveis para o linux são gratuito (se não forem quase todos), não tendo que correr o risco de pegar algum malware com algum crack, outra coisa é que embora o linux possa pergar virus (quase impossivel) a criação de um virus para linux é muito mais complicada se comparado com o windows por que a segurança no linux é incrivel.

 

Nota: Uso linux desde 2015 e até hoje nunca peguei um virus, já no meu windows todo dia aparece um...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja o mais objetivo e sintético possível.

Existem as distribuições principais: Slackware, Arch, Fedora, Debian, Suse, Red Hat, Gentoo...

Existem as dezenas de distribuições derivadas das principais, que geralmente visam facilitar o uso:  Mint, Zorin, Ubuntu, Manjaro, MX, CentOS, Kali, Deepin, etc.
Cada qual usa uma interface gráfica: Xfce, Gnome, KDE, Mate, Cinnamon, etc., da mesma maneira como a interface do Windows muda do XP para o Vista, do Vista para o 7, do 7 para o 10, etc. 

Linux faz uso de software geralmente livre e de código aberto, como por exemplo LibreOffice no lugar do MS-Office, Gimp no lugar do Photoshop, etc, embora também haja programas multiplataforma (para Linux e Windows) e também programas comerciais, principalmente jogos.

Abaixo a interface Xfce do meu Mint 19.

android.thumb.png.7d8ea6425a8dfdadc8362eb2b721c73a.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 06/07/2018 às 19:01, José Nildo de M. Pereira disse:

Só complentando o que o @Lordstark  disse: a grande maioria dos programas disponiveis para o linux são gratuito (se não forem quase todos), não tendo que correr o risco de pegar algum malware com algum crack, outra coisa é que embora o linux possa pergar virus (quase impossivel) a criação de um virus para linux é muito mais complicada se comparado com o windows por que a segurança no linux é incrivel.

 

Nota: Uso linux desde 2015 e até hoje nunca peguei um virus, já no meu windows todo dia aparece um...

 

Olá colegas!

Quem abandona o Windows por Linux, geralmente não volta atrás. O fato de ser gratuito, e milhares de vezes mais seguro do que Windows, foi o fator determinante para eu usar Ubuntu. Mas precisamos ser realistas, Linux é um desafio até para usuários experientes.

 

 

 

 

images.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...