Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha não liga e problema com TV


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Algo muito estranho aconteceu hoje com a rede elétrica (suspeito) no meu quarto. Acordei e a TV não estava dando sinal para o HDMI da TV a cabo e nem para o HDMI do PC, apesar de que na lista de Inputs mostrava que havia conexão com os dois (estavam habilitados na lista). A minha TV é uma Sony Bravia KDL-32ex425. Desliguei tudo da tomada e liguei novamente, porém o problema continuou. O PC ainda estava ligado, mas eu não conseguia mudar o input de vídeo para o monitor (eu fico alternando entre o monitor e a TV pelo atalho Win+P do windows), reiniciei o PC e continuou do mesmo jeito. Então decidi desconectar o cabo HDMI do meu PC (ligado à placa de vídeo) e, assim que tirei, o PC e o monitor desligaram e não consegui mais ligá-los. Nunca vi algo do tipo acontecer. Aí vem a questão do filtro de linha. 
O PC e o monitor estão ligados num filtro de linha Clamper, modelo iClamper. A TV e o decoder da TV a cabo estão ligados em outro filtro de linha do mesmo modelo em outra tomada. Esse último filtro ainda está funcionando. O filtro que liga o PC e o monitor simplesmente parou de dar sinal de vida, nem o LED dele acende mais, instantaneamente após eu desconectar o cabo HDMI da placa de vídeo. Contudo, não sinto cheiro de queimado. Testei a tomada com outros aparelhos e ela continua funcionando. Ainda não testei o PC direto na tomada por medo, vai que a tomada está com algum problema...
Além disso, agora a TV não dá mais vídeo, e fica piscando o led vermelho de standby 8 vezes. Tentei fazer um reset nela segurando o botão de UP e o botão de Power na TV mas nada aconteceu. 

Eu não sabia exatamente onde postar este tópico, já que ele envolve outras coisas além de fontes de energia, espero que isso não seja um problema. Não faço ideia do que pode ter  acontecido, principalmente sobre a remoção do HDMI ter "queimado" o filtro de linha?????? Estou desesperada rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov não tem aterramento. Tentei desligar e ligar sem nada, não deu sinal de vida :(

adicionado 7 minutos depois

Eu tenho um outro filtro de linha, mas esse é mais barato, não é da Clamper. Estou pensando se devo usá-lo para tentar ligar o PC+monitor e ver se estão funcionando...sem o HDMI, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente um surto elétrico vitimou o iClamper e a TV. Sugiro que fale com o atendimento da Clamper sobre garantia (se for o caso) ou reparo e também verifique com a distribuidora de energia os procedimentos para conserto ou ressarcimento dos aparelhos danificados.

O aterramento é importante. Por não ter aterramento no futuro ligue todos os aparelhos que sejam interligados por cabos no mesmo filtro de linha para evitar surgimento de diferença de potencial entre eles. E quando conectar/desconectar cabos HDMI desligue os aparelhos ou ao menos um deles.

Os demais aparelhos teste em outra tomada ou leve a uma assistência para que testem para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Certo...mas queria entender como a remoção do cabo HDMI fez com que o filtro queimasse/inutilizasse, sendo que ele nem era o mesmo filtro ligado à TV. E por conta disso, quais as chances de ter danificado outros componentes do PC?
E infelizmente não tenho como ligar todos os aparelhos interligados num mesmo filtro, pois o PC fica em uma parede e a TV fica na parede oposta... teria outra forma de resolver isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rebequenia como já falei é uma possibilidade, um palpite: um surto elétrico danificou o filtro de linha e o PC. Por estarem conectados pelo HDMI o surto passou do PC para a TV e a danificou também. Para ter certeza tem que levar a uma assistência técnica verificar o que houve, mas para isso tem que seguir os procedimentos da distribuidora de energia, de modo a não perder o direito ao eventual ressarcimento.

Quanto a instalação o ideal seria que fosse feito o aterramento das tomadas, ou pelo menos a instalação de tomadas de três pinos que só permitem a inserção em uma única posição e que essas tomadas do PC e da TV estejam no mesmo disjuntor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...