Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de Fonte para FX 8120 OC 4.5 GHz + GTX 1060 6GB


Posts recomendados

Pessoal, primeiramente gostaria de me desculpar, visto que já que existem uma certa quantidade de post's sobre isso aqui no fórum, porém, não consegui me sentir seguro quando alguns dos meus hardwares são um tanto antigos ( placa-mãe e processador ) , dificultando assim, encontrar situações que sejam próximas da minha pra usar de exemplo. Vejam bem, perdi minha fonte de alimentação recentemente e na busca de uma substituta, " adicionei ao carrinho " um Corsair H100i v2. Usando a calculadora da Outervision obtive os seguintes resultados: https://outervision.com/b/ju4LiR. Notem que no calculo setei meu atual FX pra 4.5 supondo estourados 1.45 de v.core ( embora eu acredite não precisar ir tão longe pra alcançar estabilidade). O site, me dá então 700w como sugestão excluindo a possibilidade de compra do WC pra mim no momento. Pesquisando se daria pra economizar na fonte, aqui mesmo no fórum encontrei alguns casos onde a mesma exagerou na recomendação, o que me leva a esse pedido de check up, é isso mesmo ou posso pegar uma fonte de menor potência? 


Informações complementares:
placa-mãe ASUS Crosshair Formula IV
Não sei se o modelo das fans fazem diferença na estimativa então segue aí por via das dúvidas:
4x AF120 Corsair ( + outras duas de 140 que irão no radiador do h100i ).
4x 4 (16 GB) 1333mhz ddr3
" Porque não pega um WC mais barato? Daí vai dar pra pegar a fonte de 700w ué. "
Foi o único que vi pelas pesquisas que fiz a deixar um FX de TDP 125w longe dos míseros 61º de limite.


Agradeço desde já galera ! 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou tentando aprender e praticar meu inglês técnico para a área de computação e tentando ajudar neste fórum ao mesmo tempo. Então eu fiz a sua pergunta neste link (em inglês):

https://www.techpowerup.com/forums/threads/what-is-the-ideal-power-supply-for-my-computer.245832/

Eu acredito que seja necessário se inscrever no site pra visualizar.

Foi recomendado 550w ou talvez 650w. Outra pessoa recomendou não ficar muito perto nem muito longe da potência sugerida pela calculadora, dando como exemplo um consumo máximo de energia é 450w e você deve procurar um 500w ou 850w ... não ... um 600 ou 650w. Espero ter ajudado!

Observação: eu espero que eu tenha informado corretamente as configurações dadas por você em inglês, porque esses termos são muito específicos em inglês.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No fórum em inglês https://www.techpowerup.com/forums/threads/what-is-the-ideal-power-supply-for-my-computer.245832/#post-3867735 onde eu postei a mesma pergunta, uma pessoa respondeu que abriu o link que você forneceu e ele diz:

potência de carga: 563

potência recomendada: 613.

Ou seja, 650w é suficiente, não é necessário 700.

adicionado 2 minutos depois

Os melhores 650w que encontrei foi Corsair RMx. Disponível em:

https://www.casasbahia.com.br/Informatica/ComponentesePecas/Fontes/fonte-80plus-gold-corsair-cp-9020091-ww-rmx-650w-atx-pfc-ativo-modular-10155932.html?rectype=p1_op_s1

e também:

https://www.magazineluiza.com.br/fonte-80plus-gold-corsair-rmx-650w-atx-pfc-ativo-modular-s-cabo-de-forca-cp-9020091-ww/p/5744883/ia/fnte/

 

Fonte da informação https://www.techpowerup.com/forums/threads/what-is-the-ideal-power-supply-for-my-computer.245832/#post-3867735 (fórum em inglês, necessário se cadastrar para visualizar)

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Angern  Com a configuração setada acima será que uma de 550 não estaria trabalhando perto dos 100% ? 
Eu não entendo muito sobre curva de eficiência, mas pelo que entendi, quanto mais próximo do uso dela estar a 100%, pior, correto? 

adicionado 2 minutos depois

@Alessandra Pensadora https://www.kabum.com.br/produto/92714/fonte-evga-650w-80-plus-gold-pfc-ativo-100-gd-0650-v?origem=52&gclid=CjwKCAjw7IbaBRBqEiwA6AyZgtWwASUoIObUHlZwIZDaBq3Q58zZ4Oqx37kX_wnDi2y6r67teXS9VBoCmd4QAvD_BwE Na sua opnião, seria o suficiente? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@no2t Water cooler consome muito pouco. Isso vale mesmo para os modelos mais avançados, como o H100i. Aliás, isso me faz questionar a viabilidade da compra: você está tendo que investir valor considerável em fonte e cooler para manter o overclock em um processador bem antigo e de arquitetura considerada ineficiente. Já pensou em não investir nesses itens e trocar o seu kit? Mesmo processadores atuais mais básicos irão apresentar desempenho superior:

 

 

O consumo máximo de uma GTX 1060 de referência fica perto de 120W, a placa é muito eficiente. Modelos modificados pelas fabricantes passam bem pouco disso. O problema aí é o FX 8120 em overclock, que vai ser bem guloso. A EVGA de 650W que você escolheu vai estar de bom tamanho, mas mesmo uma fonte de 600W como a Corsair CX 550 suportaria isso aí sem problemas. Tem que ver certinho o quanto sobe o consumo em overclock para ver qual é a faixa de potência ideal.

 

Para dimensionar uma fonte, você sempre deve pegar a potência correspondente ao dobro do consumo típico. Isso porque a fonte apresenta eficiência máxima perto de 50% de carga e o consumo típico é aquele correspondente à maior parte do tempo. Por exemplo, se você usa o computador principalmente para jogar, deve calcular com o consumo dos componentes em jogos e dobrar o valor. O erro mais comum que ocorre é o pessoal pegar o consumo máximo de tudo, o que acaba superdimensionando a fonte. Esse consumo máximo você apenas verifica após ter dimensionado conforme o consumo típico.

 

Por sinal, detesto essas calculadoras de fonte. Primeiramente, porque superestimam o consumo de tudo. E, em segundo lugar, porque a maioria das pessoas comete erros na hora de selecionar os componentes.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Também tinha considerado trocar o kit mas com o orçamento disponível, não teria como investir numa nova Plataforma, principalmente por conta das memórias DDR4 que por sinal, estão super caras rs. Minha Motherboard não aceita soquete AM4 e nem processadores Intel : https://www.asus.com/br/Motherboards/CROSSHAIR_IV_FORMULA/ . o que me resta investir numa boa refrigeração pra o 8120, pelo menos por enquanto. O TDP dos FX antigos são realmente um absurdo, mas é o que tem pra hoje rs... Pesquisei pela CX 550 que me sugeriu e encontrei ofertas interessantes, mas me surgiu uma ultima dúvida. Sendo ela uma fonte de certificação bronze ( max de 85% ) me corrija se estiver errado, eu teria 467w reais pra maquina, isso na melhor curva, procede? 

Bulldozer FX 8120stock -  125w
4 x AF120 Corsair - 4,8 = 19,2w

1 x Hd Western Dell Wd1002fbys 1tb 7.2k Sata  =  Não consegui encontrar nada exato por também ser antigo mas suponho que não ultrapasse 50w
GTX 1060 como você mesmo mencionou = 120w
H100i v2 = ?
SSD Kingston 240 = +/- 5w 
4x 4GB Kingston ddr3 1333Mhz = 40w
Motherboard = ? 

Total : Se eu não fiz nenhum cagaço nessa conta aproximadamente 357,69

PS. Como ainda pretendo segurar essa config por um tempinho, não preciso me preocupar com upgrades pois os únicos que serão feitos pra uso com essa fonte já foram incluídos na conta ( A placa de video e o SSD ).

adicionado 24 minutos depois

Ah, e fora a certificação gold, e a condição modular a  RM550x tem algo mais de vantagem sobre a CX550? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Observe que a calculadora eXtreme Outervision PSC é, de longe, a melhor disponível porque é muito mais abrangente e flexível do que qualquer outra calculadora. E note que tem uma equipe de pesquisadores em tempo integral que está constantemente atualizando os bancos de dados da calculadora para o hardware mais recente também. Escolha sábia usar essa calculadora. Observe que todas as calculadoras preenchem os resultados. A última coisa que eles querem fazer é recomendar um recurso subestimado. Mas a calculadora eXtreme é mais conservadora - uma coisa boa! :) 

Fonte não é apenas questão de economizar energia, mas a eficiência dela tmb é importante. Boas marcas são Seasonic, EVGA, Corsair, Antec.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...