Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trafo isolador ou auto transformador: qual é a opção ideal?


Posts recomendados

A tensão de alimentação na minha cidade é de 220v e como possuo alguns equipamentos que trabalham exclusivamente em 110v, prefiro que todos os meus equipamentos trabalhem nessa tensão, uso uma fonte de qualidade com pfc ativo e como foi bem explicado pelo gabriel torres em um tutorial, o uso de estabilizadores não é recomendável, por tanto me restam duas opções, trafo isolador ou auto transformador, procurei pesquisar na internet mas não um consenso sobre o assunto. Assim sendo, resolvi recorrer a esse fórum para dirimir tais dúvidas.

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que posso alimentar meu PC direto em 220v porém como eu disse, prefiro trabalhar com 110v pois com isso evito o risco de ter tomadas 110 e 220 próximas.

Para eu alimentar o PC em 110v, mesmo sabendo que ele tem pfc ativo, qual o mais indicado, trafo isolador ou auto transformador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único aparelho meu que é 110V (minha rede é 220V também) são minhas caixas Logitech 2.1 Z313. Uso um auto transformador da Forceline tem uns 5 anos já, as caixas consomem muito pouca energia, então ele serviu perfeitamente na rede de 220V aqui de casa.

 

Você tem que ver a potência do aparelho 110V que vais ligar e comprar um transformador que tenha potência superior para não ficar esquentando e/ou com chance de dar uma explosão.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Ricardo l s Campos disse:

Eu sei que posso alimentar meu PC direto em 220v porém como eu disse, prefiro trabalhar com 110v pois com isso evito o risco de ter tomadas 110 e 220 próximas.

Para eu alimentar o PC em 110v, mesmo sabendo que ele tem pfc ativo, qual o mais indicado, trafo isolador ou auto transformador?

Outra verdade que deverias estar sabendo é que TODAS as fontes para PC são projetadas para operar na tensão de 220 Volts. Se a rede for 220 Volts ela funciona direto, de modo mais simples e econômico, aquecendo menos...

Ao ter de operar em 110 volts primeiramente a alimentação, no interior da fonte, tem de passar por um maldito circuito dobrador de tensão aonde além de dobrar essa tensão, para conseguir novamente os 220 Volts para bem operar, ele apresenta perdas o que significa mais calor e maior consumo..

Portanto, sempre que operando em 220 Volts, a corrente na entrada da fonte será menor, a queda de tensão na fiação será menor, o gasto de energia será menor, ou seja, uma dádiva se comparado a operar em 110 Volts.

Mas, de modo objetivo, se mesmo assim desejares operar em 110 e para resolver seu problema dai, fosse eu no seu caso, adotaria um autotransformador decente, mesmo sabendo que o gasto de energia subiria de 7 a 15%, se comparado ao não uso do mesmo. Se tiveres a oportunidade de checar, com a mão, como um autotransformador aquece, esteja ele  operando ou não(somente ligado a tomada) vais entender porque dessa perda dele (o calor gerado fica sempre presente, operando ou não).

Um autotransformador é menor, bem mais barato e tende a ter uma melhor eficiência se comparado a um transformador..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...