Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Comparação em assembly no 8051


Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Olá.

Sou um estudante em um curso técnico de eltrônica e estou encontrando dificuldade para criar comparações dentro da linguagem assembly com microcontroladores da familia 8051 com o compilador ASEM-51.

Estou limitado a usar o compilador ASEM-51 (http://plit.de/asem-51/contents.htm), que é o mesmo que usamos no colégio em que estudo; com o kit M8031C da BIT9 (http://www.bit9.com.br/index.php?pag=49&sub_pag=59&conteudo=102) e é o mesmo compilador existente no proteus.

Infelizmente o manual deste compilador não oferece exemplos a respeito de como criar as sintaxes abordando as comparações "maior que", "menor que", "maior ou igual que" e "menor ou igual que" (http://plit.de/asem-51/express.htm) ou de como usar essas comparações em IF's (http://plit.de/asem-51/genifxx.htm).:mellow:

Previamente agradeço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@HelloLuj ,

 

Seu problema não tem nada a ver com o compilador, e sim , entender bem o Assembly dos 8051.

Veja :

 

Compare instruction

The 8051 has an instruction for the compare operation. It has the following syntax:

 

CJNE destination,source,relative address

 

In the 8051, the actions of comparing and jumping are combined into a single instruction called CJNE (compare and jump if not equal). The CJNE instruction compares two operands, and jumps if they are not equal. In addition, it changes the CY flag to indicate if the destination operand is larger or smaller. It is important to notice that the operands themselves remain unchanged. For example, after the execution of the instruction “CJNE A, #67H, NEXT”, register A still has its original value. This instruction compares register A with value 67H and jumps to the target address NEXT only if register A has a value other than 67H.

 

Veja o que acontece nos flags :