Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um socket de pilhas caseiro?


Ir à solução Resolvido por Ronaldo G. Salustino,

Posts recomendados

Bom dia, possuo um aerador a pilhas para aquário, ocorreu que devido ao corre-corre diário, acabei esquecendo as pilhas dentro dele, e as mesmas não possuiam sistema anti-vazamento, o resultado foi que os conectores oxidaram, e encontrar uma loja de eletrônica na minha área é difícil. Gostaria de saber, se possível, se tem como adaptar alguma coisa de metal ou aluminio para substituir os conectores danificados. Já possuo o ferro de solda e o estanho, e o aerador funciona com 2 pilhas grandes (tamanhoD) Obrigado desde já pela ajuda.

20180709_092007[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, saí, procurei em várias lojas de eletrônicas e realmente não achei, mas vi que na minha casa tinha um socket de pilhas de um quadro que acendia com leds do meu filho que ele não usa mais, e coloquei no lugar aqueles ganhos que tinham oxidado e queria saber se esse esquema está certo ou corre o risco de dar curto (ainda não coloquei as pilhas), nesse esquema as pilhas são 2 tamanho normal, e as outras eram do tamanho grande, isso altera alguma coisa em fazer o motor funcionar ou faz o mesmo funcionar por um período de tempo menor? Não encontrei nada especificado sobre o motor. Grato.

20180713_212957[1].jpg

20180713_213130[1].jpg

20180713_222413[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mallman420 disse:

@Ronaldo G. Salustino eu acredito se fizer o mesmo socket do outro lado, tera maior rotação no motor e por mais tempo...

No caso não vai alterar a velocidade, apenas a duração. 

@Mallman420

@Ronaldo G. Salustino

Poderia colocar 4 pilhas, com outras duas em paralelo aí ao lado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, consegui encontrar outro socket, dessa vez 1 com 3 pilhas, somando agora 5 pilhas tamanho AA, fiz o teste e o motor está rodando tranquilo, como o esquema original eram com 2 pilhas grandes (D), talvez não dure mesmo muito tempo, mas posso usar 5 pilhas alcalinas tamanho AA, pois esse aerador é apenas emergencial, em uma possivel falta de luz, pois o meu aquário tem filtro ligado na energia 24 horas por dia, obrigado a todos que me ajudaram na montagem desse novo esquema. Tópico resolvido.

20180714_202933[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronaldo G. Salustino Ao colocar 5 pilhas, o negócio desequilibra.

Dessa forma aquelas duas que você colocou antes ficam inúteis, são 4,5V contra 3V. Os 4,5V passam por cima dos 3V das outras pilhas.

Nesse novo suporte deixe uma vaga sobrando e coloque o fio de maneira a ligar somente duas pilhas dele.

A ligação lá no motor está certa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

Quanto de corrente esse motorzinho requer, em média?

Boa pergunta. Eu sei que não é pouco, mas não tem certeza.

O grande problema mesmo é o ruído elétrico que esse tipo de motor causa. Por ser uma bobina que fica ligando e desligando, o carregador de celular fica meio maluco, não funciona direito. Eles não foram projetados para ligar motores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Mestre88 disse:

Boa pergunta. Eu sei que não é pouco, mas não tem certeza.

O grande problema mesmo é o ruído elétrico que esse tipo de motor causa. Por ser uma bobina que fica ligando e desligando, o carregador de celular fica meio maluco, não funciona direito. Eles não foram projetados para ligar motores.

Então fica complicado substituir essas pilhas D...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Com fonte tradicional de transformador funciona, o difícil é achar uma de 3V com boa corrente.

Dá pra fazer algumas gambiarras também.

Também pensei em sugerir isso, mas geralmente só se encontra fontes com tensões mais altas e de baixa corrente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

Também pensei em sugerir isso, mas geralmente só se encontra fontes com tensões mais altas e de baixa corrente. 

Me fez lembrar que eu tenho uma parafusadeira pequena que funcionava com 3 pilhas de Níquel-Cádmio (total de 3,6V formando um pack).

Ganhei essa máquina quebrada, sem carregador e com as pilhas vazando. No fim acabei trocando o motor por um de 12V, pois eu não achava nem pilhas e nem uma fonte que prestasse. Como só uso na bancada não me importo que tenha fio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pessoal, posso estar enganado! Mas se repararem na primeira foto colocada pelo autor @Ronaldo G. Salustino, o compartimento das ilhas indicam as duas para o mesmo lado, e observando as chapinhas de contado, sugerem que as pilhas estão em paralelo, ou seja, esse motorzinho trabalha com 1,5V somente!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BCP disse:

Pessoal, posso estar enganado! Mas se repararem na primeira foto colocada pelo autor @Ronaldo G. Salustino, o compartimento das ilhas indicam as duas para o mesmo lado, e observando as chapinhas de contado, sugerem que as pilhas estão em paralelo, ou seja, esse motorzinho trabalha com 1,5V somente!

Verdade. 

Eu não tinha reparado na foto. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 14/07/2018 às 21:04, Mestre88 disse:

@Ronaldo G. Salustino Ao colocar 5 pilhas, o negócio desequilibra.

Dessa forma aquelas duas que você colocou antes ficam inúteis, são 4,5V contra 3V. Os 4,5V passam por cima dos 3V das outras pilhas.

Nesse novo suporte deixe uma vaga sobrando e coloque o fio de maneira a ligar somente duas pilhas dele.

A ligação lá no motor está certa.

Oi Mestre88, segui sua orientação e desconectei o fio que ia até o terceiro slot e coloquei no segundo e soldei, agora só funcionam 2 pilhas com o terceiro vago, e com mais aquele socket anterior de 2 pilhas, tenho agora 4 pilhas. Realmente o barulho do motor é um pouco incômodo, estou pensando em colocar o aerador dentro de uma caixa de isopor com caixa de ovos por dentro para fazer um pouco de isolamento acústico. Obrigado pelo feedback Mestre88, aos demais que me ajudaram, obrigado também, não pensei em colocar carregador de celular, pois o meu aquário já tem filtro e bomba integrados ligados à rede elétrica, o aerador da foto é justamente para o caso de falta de energia, pois aí que entram as pilhas, o aquário não pode ficar sem oxigenção em caso de falta de luz porque os peixes morrem, por isso preciso usar o aerador com pilhas. Tópico resolvido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...