Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Memória Corsair 2400mhz


LISMAO

Posts recomendados

Então, tenho um 2700x+Tuf b350m e to tentando obter o máximo de performance da minha memória, que é uma Corsair lpx 8gb CMK8GX4M1A2400C14 2400mhz chip Hynix m-die single rank.. Comecei subindo ela com os timings pré definidos do perfil xmp sem alterar tensão, foi de boa até 2726mhz, acima disso o pc não ligava. Pesquisei sobre o ryzen dram calculator usei os timings citados lá pra 3200 mas meu pc nem liga independente da tensão e timings que eu setar. O máximo que pega é 3066 e mesmo assim não consegui deixar o pc 100% estável de forma alguma, mesmo usando os timings fornecidos pela dram calculator (que são beeeeem altos, cl17) sempre da umas bdos aleatória ou os jogos ficam apresentando problemas. Atualmente to usando da seguindo forma e ta 100% estável 1.36v e vsoc 1.025v 

Com isso acho que @2933 é o sweet spot desse pente que possuo atualmente e gostaria da opinião de uma galera que manja mais, to me aventurando no over pela primeira vez e ainda to meio perdido, então.. Quais timings eu devo dar prioridade pra apertar mais?? Qual a diferença de deixar o geardown enabled ou disabled?

 

Timings 2933 cl14.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara não possuo muito conhecimento sobre Overclock em RAM, pra mim foi algo muito experimental... consegui subir as minhas de 2400MHz para 3333MHz sem muito esforço. Elas são HyperX Fury, linha black mesmo.

Aí que tá, minha mobo é uma Z270 SLI PLUS da MSI, não sei se isso faz diferença na hora... mas creio que os chips "Z" tem mais facilidade em fazer overclock estável nessas RAMs. Outra noção disso é que antigamente eu tinha uma B250 da ASUS (durou 3 dias, parou e não quiseram dar RMA) e logo em seguida H270 da Gigabyte, e tanto uma quanto a outra não tinha essa estabilidade toda em OC's, principalmente RAM. 

Mas como você usa Ryzen, o negócio e ir de "B" mesmo. E sobre minhas RAM's elas estão em 4x4GB 3333MHz com 1.250 adaptativo até 1.264 de tensão, consegui menos que isso mas subi um pouco para dar margem e também não chegam a esquentar muito. Fiz um POST também falando sobre isso, caso queira ver. Não sei se dei sorte com os CHIPS dessas RAMs, apesar de que eu comprei as 4 separadamente no MercadoLivre rsrs...

Como fiz isso tudo com base em profiles XMP da minha mobo, todos os timings estão em AUTO, então não sei como posso te ajudar, mas se você souber algum programa que possa dar um view nos timings atuais, me diga que eu coloco aqui nos comentários.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A plataforma da intel é bem mais simples e madura no quesito over de ram.. aqui o único perfil xmp que aparece é o 2400 com uns timings bem tosco.. Ryzen é bem fresco com memória, ainda mais aqui no meu caso que é uma placa-mãe intermediária e que ainda ta na segunda bios para os zen+. Porém, no geral já to bem satisfeito.. dei mais uma refinada aqui e vou deixar assim mesmo até sair uma bios nova. Em 3000 não consigo deixar estável, em 3066 pior ainda e acima disso o pc nem liga kkk, tenho quase certeza que é algo relacionado ao vddrsoc mas nem vou esquentar com isso até porque os ganhos são mínimos acima de 3000mhz principalmente porque só tenho uma gtx1060 6gb. Pra memória que tenho o resultado já ta excelente.

timings 2933 apertados.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3000mhz nem cl16 fica estável, sempre da umas bdos aleatória e os jogos ficam apresentando problemas, a diferença na latência nem é tanta assim, em 3066 fica 68ns... Como comecei a mexer com over agora ainda não manjo muito e posso ta fazendo algo errado, entretanto creio que 2933 é o sweet spot desse pente, na próxima versão da bios que sair descubro kkkk

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 10 meses depois...
  • 3 meses depois...

Estou na mesma situação, tenho um ryzen 7 2700, 1060 6GB e uma mobo AsRock x470 fatality gaming k4. Tenho de memória uma Corsair Vengeance 2400mhz 2x8, consegui subir somente a 2800mhz, com o XMP e timings nem mexi porque não manjo. Tentei botar 3000 e da tela azul logo no começo quando vai carregar o windows e renicia. O que recomendam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olá. consegui chegar 3600MHZ na minha mobo z370 hehehe numa memoria 2400MHZ, mais aumentei á beça as latencias como podem ver aeeee... se quiserem aumentar a frequência é um custo a se pagar nas latências altas, e so pode botar no maximo 1,300 de tensão, depois disso da instabilidade... 

cpu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...