Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bios Alternativa Para Mb?


aria50

Posts recomendados

Estou com problemas de compatibilidade com minha BIOS já faz algum tempo. Já fiz o update para a versão mais recente e mesmo assim o problema continua... como minha placa mãe já bem antiga, a ASUS não tem planos para disponibilizar uma nova versão.

A BIOS atual é a AWARD 4.51PG. Tem como atualizar (ou adaptar) para versão 6.0?

Existe algum tipo de BIOS alternativa universal?

Minha placa mãe é uma ASUS P5A-B (com proc. K6-3).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por milktank@12 set 2004, 11:56

não o que você precisa fazer é ir no site da asus e procurarpela versão mais recenta da rom da bios e não da rom da award, c deve atualizar co o arquivo do site da asus. qual o problema que você está experimentando? :devil:

Eu já fiz isso... peguei a versão mais recente que estava no site da ASUS, e ainda dei uma olhada no FTP da ASUS porque as vezes existe uma versão mais recente no FTP que não está na pagina... Estava pensando em pegar uma BIOS de outra placa baseada na AWARD 6.0 e adaptar os endereçamentos dos componentes da placa, mas é um pouco arriscado...

O meu problema é com dispositivos USB. Já tentei de tudo... ele só funciona se tirar todas as placas (menos a de video) e desativar todas as portas! Esse problema acontece tanto com a controladora USB onboard quanto com a placa separada na PCI (mesmo quando ativadas separadamente). Acontece que a BIOS sempre configura uma IRQ repetida para os dispositivos USB! Se eu tenho uma placa cuja IRQ é 7, por exemplo, a BIOS "joga" essa mesma IRQ para USB! Mesmo configurando a IRQ manualmente! A BIOS não "obedece", eu configuro manualmente para usar outra IRQ mas ela sempre joga para uma IRQ que já está sendo usada por outro dispositivo. O Windows XP teoricamente compartilha IRQs, porém é só plugar alguma coisa na USB e o sistema trava... Já vi algumas pessoas que tem uma placa Socket7 de outras fabricantes com BIOS AWARD 4.51, terem o mesmo problema...

você pode achar que eu to confundindo a versão da BIOS 4.51 com a versão da ASUS... mas não, é porque parece que todas (ou quase todas) as BIOS baseadas na AWARD 4.51 para Socket7 estão com esse problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faça o seguinte, vá até a bios, e marque uma opção chamada esd reset config data em enable, assim ele resetará todos os endereços da placa para o original, faça isso e desabilite a placa usb onboard e coloque o off, depois desabilita as coisas que você não usa, tipo, se você usa um mouse ps/2 você coloca a porta com em disable, se não usa impressora você coloca a porta lpt em disable, assim você libera uns irqs a mais. :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bios mais nova para a P5A-B é a 1011-005.beta, que está no site da ASUS e é de 13/maio/2002.

Conversando há algum tempo com um amigo de larga experiência em automação, sobre a hipótese de utilizar processadores K6-III (buscando o topo da configuração) e fui convencido a não utilizá-los. Apesar de todas as vantagens aparentes decorrentes do cach interno, que dá mais velocidade ao processamento, os K6-III têm algumas instruções internas, diferentes do K6-II. Isto, ao que parece, pode criar incompatibilidades fatais em certos casos.

Sugiro que o colega experimente, se possível, um K6-II na sua placa.

EM TEMPO: Sempre que se faz uma atualização de bios, devemos resetar a bios e, só depois, ajustar as novas configurações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas que instruções internas seriam essas??? acredito que as placas-mãe que venham de fabrica com a compatibilidade com o k6-3 não tenham incomaptibilidades, mas que surgem algumas ao se atualizar uma biso de uma placa-mãe que nativamente não dá suporte ao processador. Mas pro favor diga qual seriam essas inntruções malignas :P .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...