Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Questão sobre carregamento direto de bateria LI-Po


kaykyakio

Posts recomendados

Esse tipo de bateria quando cheia apresenta 4,2V. Sua tensão decai de forma expressiva a medida em que é descarregada. A 2,5V ou menos já se corre o risco de estragar a bateria. Sistemas inteligentes adotam 2,7V como limite inferior de descarga.

Dá para se fazer algo bem simples mas vai depender do que deseja. Pretende apenas montar um carregador ou pretende colocar a bateria direto num circuito para que funcione como fonte alternativa na ausência de rede elétrica e se carregue de forma automática no retorno? Sabendo das intenções dá para fazer algo bem específico. Caso deseje apenas um carregador e uso geral tem módulos bons baratos e prontos a venda, não compensa desenvolver para ter algo pior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

8 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Esse tipo de bateria quando cheia apresenta 4,2V. Sua tensão decai de forma expressiva a medida em que é descarregada. A 2,5V ou menos já se corre o risco de estragar a bateria. Sistemas inteligentes adotam 2,7V como limite inferior de descarga.

Dá para se fazer algo bem simples mas vai depender do que deseja. Pretende apenas montar um carregador ou pretende colocar a bateria direto num circuito para que funcione como fonte alternativa na ausência de rede elétrica e se carregue de forma automática no retorno? Sabendo das intenções dá para fazer algo bem específico. Caso deseje apenas um carregador e uso geral tem módulos bons baratos e prontos a venda, não compensa desenvolver para ter algo pior.

Queria fazer uma fonte portátil pro meu projeto, mas eu também poderia usar bateria de lítio-íon, há alguma diferença entre usar uma ou a outra(se a tensão decai com o uso, há algum jeito de manter a tensão dela)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos botar ordem nessa conversa. Uma fonte é projetada em função do circuito que será alimentado. Bateria é uma solução de portabilidade, não um fim em si próprio. Fale do circuito que pretende alimentar, tensão mínima e máxima dele, consumo de corrente e tempo de autonomia que a bateria deverá ter. Com esses dados dá para se pensar em algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Vamos botar ordem nessa conversa. Uma fonte é projetada em função do circuito que será alimentado. Bateria é uma solução de portabilidade, não um fim em si próprio. Fale do circuito que pretende alimentar, tensão mínima e máxima dele, consumo de corrente e tempo de autonomia que a bateria deverá ter. Com esses dados dá para se pensar em algo.

Estou planejando fazer um sistema que ainda estou só estudando e pesquisando, a maioria ainda está na ideia, mas estou agora só querendo usar baterias de celular dois alto falantes(Headset) um modulo bluetooth,módulo recarregador(Tp4056 ), sei posso precisar de algum tipo de resistor ou regulador de tensão para resolver o problema de conecta-los.ou até alguma proteção.Eu queria também por um microfone mas eu não sei como juntar dispositivos a um único modulo Bluetooth.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, kaykyakio disse:

Eu queria também por um microfone mas eu não sei como juntar dispositivos a um único modulo Bluetooth.

Bluetooth é comunicação de rádio, dá para juntar o que quiser, depende do processador que está comandando e da sua habilidade em programar.

10 horas atrás, kaykyakio disse:

usar baterias de celular dois alto falantes(Headset)

Fone de ouvido consome pouco, muita potência te deixaria surdo. Supondo que o amplificador seja classe B ou AB o consumo de pico será de 2X a potência dos falantes. Na prática a média algo em torno de 1X a potência dos falantes. Sobre baterias de celular, as redondas 18650 possuem um custo muito menor por mA de armazenamento, as chatas de celular só compensam se o projeto exigir bateria de perfil muito baixo. Use baterias Samsung ou Parnasonic. Essas tranqueiras que prometem altas correntes por custo baixo não fornecem sequer 20% do anunciado.

Sobre o desenho final da fonte de alimentação, só dá para fazer quando tiver o desenho final do seu projeto. Não dá para começar uma casa pelo telhado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...