Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Kit da IBRAPE alguém montou?


aphawk

Posts recomendados

@BCP ,

 

Eu ganhei um kit da Ibrape, um M-320, amplificador de 10+10 W , de aniversário, eu tinha uns 16 anos .... foi a primeira vez que ví esses zebrinhas .... e me lembro que quebrei um deles, soltou o terminal com um pedaço da borda do capacitor. Apanhei para montar o kit inteiro, caixa metálica, tudo, e queimou logo na primeira semana quando coloquei mais um tweeter na caixa acústica ..... aí para descobrir o que queimou foi bem trabalhoso e um excelente aprendizado !

 

Que excelentes lembranças, meu amigo !

 

Paulo

 

  • Curtir 2
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo ,

 

Eu montei o M-204 , o M-150, e o M-320 .

 

O M-320 era um kit maravilhoso, vinha TUDO, o resultado era um bom amplificador numa bonita caixa de metal, com bom acabamento. Instruções muito detalhadas.

Pena que nunca mais ninguém lançou um kit completo para montagem.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk hoje em dia a Chinesada acabou com a brincadeira, se compra aqueles módulos baratinhos com amplificador, rádio FM stereo e MP3 tudo pronto só ligar a fonte e colocar o alto falante. 

Sem contar que a "galera" de hoje não é muito ligada a essas coisas. 

 

Acho que já falei várias vezes que montei um M150A da ibrape, mas não tinha mostrado como ficou.

Como não existe mais o kit acabei montando a minha maneira com placas padrão e dissipador de sucata:

IPlpc2v.jpg

 

E ainda consegui encontrar os 2N3055 originais:

smvEQY4.jpg

A princípio coloquei os falsificados da "Toshiba", mas arreou com o volume na metade. Somente esses originais funcionaram a todo volume.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@aphawk "Tamu" junto então! O Kit que montei foi o M350 (25W+25W) e um pré M204 para cápsulas magnéticas!

Ele vinha com caixa metálica e a frente em alumínio escovado e serigrafia abaixo dos Knobs, Fiquei deslumbrado quando vi ele funcionando!...

Tenho ele sonorizando a área do quintal até hoje! Já queimou umas duas vezes por descuido na fiação das caixas! Hehehehe! Bons tempos!!!...

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov ,

 

Originalmente a Unitac chamava-se Unda do Brasil.

 

Procure saber a história de Aldo Baroni, que fez um exame para ser professor no ITA e passou em primeiro lugar, e quando ele se apresentou descobriram que ele era um autodidata e nem primário ele tinha cursado !

 

Aldo produziu vários módulos Tuners de RF, com uma qualidade muito boa, eu tive 3 módulos por muito tempo com uma qualidade fantástica.

 

Vou postar um link que tem a história de muitas das empresas brasileiras que se tornaram muito famosos mas acabaram fechando devido à total falta de apoio que receberam, inclusive a Unitac.

 

Vejam também a história da PCM ....

 

http://rogeletrycradiostransmissores.blogspot.com/2011/08/um-pouco-da-historia-do-radioamadorismo.html?m=1

 

 

adicionado 9 minutos depois
17 minutos atrás, BCP disse:

@aphawk "Tamu" junto então! O Kit que montei foi o M350 (25W+25W) e um pré M204 para cápsulas magnéticas!

Ele vinha com caixa metálica e a frente em alumínio escovado e serigrafia abaixo dos Knobs, Fiquei deslumbrado quando vi ele funcionando!...

Tenho ele sonorizando a área do quintal até hoje! Já queimou umas duas vezes por descuido na fiação das caixas! Hehehehe! Bons tempos!!!...

 

Sim, eu também fiquei fascinado quando escutei um toca-discos nele pela primeira vez !!!! 

 

Pena que hoje amplificador de 30 W estéreo chinês compra-se montado no Mercado Livre por uma ninharia, como o @Mestre88 disse ...

 

Aonde está o aprendizado nisso ?

Cadê aquela emoção de ficar dias

montando, ligando um monte de fios, revisando, soldando, ganhando um monte de prática, e finalmente ligar e ver o som saindo nas caixas e falar “eu conseguí fazer isso sózinho” ?

 

É .... foi um tempo que nós conseguimos aproveitar muito, e eu creio que é por causa dele que estamos hoje aqui, tentando passar o que vivemos para quem quer aprender !

 

Paulo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o resultado final do circuito do amplificador foi esse:

jdXb7WN.jpg

ZnA3Gwe.jpg

 

 

 

Fiz um receiver completo com radio AM/FM de sintonia digital, equalizador gráfico e controle remoto. 

Uma salada de coisas de sucata e vários componentes que eu saí andando por todo lado na santa Ifigênia. 

Com exceção de parte do sintonizador do rádio e o amplificador é um projeto todo meu. 

  • Curtir 2
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, aphawk disse:

@Mestre88 ,

 

Nossa ficou muito bom, parabéns !!!!!!

 

Gostei da quantidade de módulos diferentes que você usou !

 

Paulo

É porque as placas são todas feitas a mão, essas de 10 x 10cm estão de bom tamanho para desenhar. Ao todo tem 4 delas, fora as outras que foram cortadas. 

Usei uma parte de um pré amplificador desses também, acho que o M202. Foi modificado para usar com o equalizador. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que a maionese está transbordando, vou fazer a minha viagem tb! Não cheguei a montar esses brinquedos da Ibrape, mas essa sequência de posts me fez recordar do kit Jovem Cientista vendido em bancas de jornal. Fiz coisas que hoje seriam proibidas pela Anvisa e demais agências, tais como montar baterias com chapas de metal e solução sulfúrica  (a lâmpada acendia!!!) Um barato para um pré-adolescente. Tb outras experiências, até um microScópio que veio em partes (um pouco em cada número) Eu montei tb Experiências de montar um carretel de cobre, girar um bastão imantado e ver a lâmpada acender. Acredito que se fosse relançado faria sucesso novamente, era uma forma muito divertida de aprender.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, BCP disse:

@Luanccecrttv2008 Desculpe-nos o OFF no seu tópico! Depois faço um limpa, fique tranquilo! :)

Caramba @Mestre88! Que "gambiarra" linda!!! Parabéns!

Muito obrigado! 

Depois eu mostro uma foto mais detalhada em um lugar mais adequado. 

Não sei se pode fazer isso, mas poderia desmembrar esses posts do tópico original ao invés de apagar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Mestre88 disse:

Depois eu mostro uma foto mais detalhada em um lugar mais adequado. 

Aqui está o restante das fotos:

https://imgur.com/a/LE560tY?

 

E nem me lembrava que eu já tinha colocado fotos sobre isso por aqui:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1194559-cuidados-com-resistor-de-potência/?do=findComment&comment=6569257

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1189477-tda-ou-stk-qual-afinal-é-o-melhor/?do=findComment&comment=6753009

 

6 horas atrás, BCP disse:

@aphawk "Tamu" junto então! O Kit que montei foi o M350 (25W+25W) e um pré M204 para cápsulas magnéticas!

Ele vinha com caixa metálica e a frente em alumínio escovado e serigrafia abaixo dos Knobs, Fiquei deslumbrado quando vi ele funcionando!...

Tenho ele sonorizando a área do quintal até hoje! Já queimou umas duas vezes por descuido na fiação das caixas! Hehehehe! Bons tempos!!!...

Na época que fui montar esse kit para o receiver, fiquei em dúvida se montava esse M320/350 ou se montava o M150A.

Acabei optando pelo segundo por ter uma maior potência, componentes fáceis de achar (eu jurava que os 2N3055 ia funcionar, mas estava enganado) e tinha um transformador que servia perfeitamente nele.

 

Antes disso eu ainda tentei montar o RA108 amplificador Bridge de 250Wrms, como não encontrei o transistor de germânio ASZ15 tentei por um de silício no lugar, um TIP2955 se não me engano. No fim não funcionou.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo ,

 

Eu comprei toda essa coleção também !

 

Era uma série chamada “Os Cientistas”, e toda semana era lançado um novo kit de experiências, sempre relativas à obra de um cientista, contanto também sua história, e nos 6 primeiros números vieram as peças para montar um pequeno , mas funcional , microscópio. E você podia ainda encomendar as capas e encardenar a coleção.

 

Era uma viagem mesmo, meu amigo.... vinham todos os produtos químicos, pequenos tubos e pipetas, até fios de plástico eu fiz .... a maioria eram experiências químicas, mas houveram algumas físicas também; se não me engano foi lançado em 1976, eu estava cursando o primeiro ano do antigo Científico ( depois dos primário ) !

 

Mas não acredito que lançar isso hoje seja uma boa idéa... os jovens não curtem aprender lendo pequenos livros, nem montar coisas, eles só querem se divertir, acham que o dinheiro vem sózinho do céu sem depender do esforço deles.... quando veem que a realidade é outra culpam a sociedade em sua volta, se revoltam com aqueles que conseguiram algo graças a seu esforço. E muitos preferem ficar na casa dos pais sendo sustentados, tendo psicólogos que dizem que os coitadinhos tem algum tipo de trauma ou transtorno... me lembro que quando eu entrei na faculdade no início me deixei levar pelos outros amigos pois muitos eram filhinhos de papai, iam pouco nas aulas teóricas, e quase todo dia tinha barzinho, farrinhas ... um dia cheguei em casa meio alto, e meu pai me pegou, sentou comigo na mesa da sala e me deu um esporro que nunca

mais esqueci, deixando bem claro que a vida de diversão que eu estava levando era às custas do trabalho e sacrifício dele e de minha mãe...  fiquei tão envergonhado que demorei vários dias para olhar ambos nos olhos novamente.

 

Mas foi um divisor de aguas na minha vida, me colocou no meu lugar e me fêz querer ser o melhor no que eu fazia na faculdade.

 

Nunca fui um dos melhores alunos em geral, mas nas matérias relativas à Eletrônica e laboratório dela sempre fui o melhor aluno, e no final fui convidado a lecionar no laboratório e fazer mestrado, embora o Reitor não concordasse pois apenas os melhores nas notas em geral eram convidados a ficar, mas os professores apoiaram o meu nome, e eu achei melhor declinar do convite para evitar problemas para eles ( e também porque parecia fácil arrumar emprego nas novas empresas de computação naquela

época ). Hoje sei que deveria ter aceito, engolido o meu orgulho, teria feito muita gente aprender bem mais !

 

Paulo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

Mas não acredito que lançar isso hoje seja uma boa ideia... os jovens não curtem aprender lendo pequenos livros, nem montar coisas, eles só querem se divertir, acham que o dinheiro vem sózinho do céu sem depender do esforço deles

Neste ponto eu discordo do amigo. Uma coisa que se aprende na ISO9000 é que tudo que é feito da mesma forma e com os mesmos materiais resultam no mesmo produto. Jovens são frutos de uma gozada, feitos e paridos numa cona e tem seu desenvolvimento inicial numa teta. Desse ponto em diante o que faz a diferença são as oportunidades e o estímulo. Crianças e jovens gostam de participar, se sentir úteis e capazes. Um bebê requer muita atenção e para que o mais velho não fique enciumado e venha a agredir o pequeno a melhor forma é pedir a ajuda dele na troca de fraldas, alimentação da papinha, banho e outras tarefas. E quanto mais eles descobrem que conseguem e podem realizar mais excitados ficam para novos desafios. Essa era a dinâmica do kit Cientistas, Ibrape e assemelhados. É claro que a atitude dos pais como aquela bronca que te colocou nos trilhos tem valor fundamental.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade gente,como o colega falou no caso eu que sou jovem,eu sofro até hoje preconceito por parte dos mais velhos porque eles acham que comecei agora,mas na verdade comecei novo,idade não significa nada,que nem um forum não nesse em outro,um falo você tem 21,mas tem 16 anos de experiencia você nunc vai conseguir resolver esse aparelho,ai fui la e arrumei falei quem nunca ia conseguir pense antes de julgar os outros,bom eu nunca fiz essas montagens,porque aqui acredito ja não vendia mais,mas na epoca que fiz um curso eu montei um video cassete,ganhei esquema placa,carcaça correias cabeça de video mecanica placa e componentes,mas nesse caso,a placa vem sem componente algum,eu que tinha que monta os componentes atraves do esquema,funcionou legal é um jvc mono ,mas eu nem sei onde ele foi parar:D,eu não sou melhor que ninguém apenas do meus pulos,e tento ajudar o próximo e aprender também.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comecei a ler o tópico, trisquei os olhos no espelho da porta do guarda roupas e me vi já quase pronto para ir deitar, de pijama, robe atoalhado (hoje tá 7º aqui), pensando em fazer uma horinha pra não ir cedo demais pra cama......

Lá pela metade, outra triscadinha e tive a impressão de ter me visto com calça boca sino e sapato plataforma.... Daí veio.....: carrinho de rolemã, descer ladeira de berlineta com os amigos, ou bancar o flanelinha em dia de finados no cemitério perto de casa pra ir no dia seguinte comprar na Santa Ifigênia, os resistores e capacitores que por descuido queimaram naquele circuitinho feito em casa com decalque letraset.... Eu não estava nem no científico, era ginásio ainda (6ª ou 7ª série se não me falha a memória).

A diferença entre a ponta do dedo indicador direito amarelo de hoje e o mesmo tom da ponta do dedo daquela época, é que antes era por conta de descuido com o Percloreto, e hoje (e me arrependo disto), por conta da nicotina.

Montei vários kits da IBRAPE, consertei muito TKR cara preta, até reenrolei bobinas de sintonia dos auto rádio Bosch  (Miami e e São Francisco, se não me engano - os Rio de Janeiro eram sintonizadores digitais) além de cabular muita aula em troca de uns porres.... E por ai a memória vai, né?

Na real, se eu pudesse voltar e mudar algo, a única coisa que eu NÃO faria de novo era queimar os cigarros. Resistências e capacitores (às vezes usados propositalmente como balas de revólver), por mais fumaça que fizessem, eu tinha consciência do perigo e fazia a besteira de modo protegido.

Fica aqui então 2 alertas aos novos e novatos:

1º - Não joguem no colo de um amigo, capacitores de filtros de fonte carregados.....

2º - Quem leu, já entendeu!

  • Curtir 1
  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Kits Ibrape. O preço era barato. Montava e vendia. Foram tantos que perdi a conta. A maioria M-350 com gabinetes da Maxsom, mais vistosos, eram mais caros que os da Trancham. A qualidade Philips era garantia. Montaria um agora se tivesse o layout da placa original, uma foto que fosse. Alguém tem essa manha de me enviar? rsrsr Abraços.

 

image.png.50b44d80c048ac5b3481dcce0789eeb8.pngimage.png.ada4dcc76d45e4b73ecc5bbc293c5089.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...