Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador chegando aos 70º so quando inicia Windows


Posts recomendados

Pessoal estou com um problema muito estranho no meu FX 8350.

Eu tenho um water cooler H100i V2  que eu recebi de garantia da corsair  esta com apenas 7 meses de uso, pois modelo anterior usei 3 anos queimou a bomba e eles me deram esse na garantia. 

Eu não sei se é defeito no processador ou se é algum problema no water cooler, pois cheguei a trocar pasta térmica do water cooler para ver se era esse o problema, pasta estava ressacada e fiz substituição mas o problema persisti.

 

Quando eu ligo o computador, logo ao iniciar o processador já liga com temperaturas absurdas de 70º, quando vai 80º ele desliga.

Abaixo vou mostra imagem de como fica temperatura inicial quando liga o PC.

 

Outra coisa estranho esta acontecendo, quando ele liga não com 70º e liga com 40º logo no inicio so abrir um navegador que a ventoinha do water cooler fica disparada a 2800RPM que é a velocidade máxima desempenho mais usada quando esta jogando, logo depois ele começa ir para 50º~55º.

 

La setup configurações do water cooler tem três tipos velocidades "Performance" , "balance" e "Quiet" . A balance é a velocidade media do water cooler e Quiet a mínima.

Problema é que balance e a quiet, mesmo hoje esta muito frio, elas não esta segurando temperatura, mas se eu mudar para "Performance" a temperatura volta ao normal na casa dos 20º ou 25º.

 

Mas me deixa mais confuso ainda é que conforme vou so navegando as vezes (não sempre) temperatura fica normal no "balance", pois "Quiet" não segura nada enquanto navego.

 

Sera que é o processador ou o H100i V2 que esta doido já começou apresentar defeitos?

Ta muito difícil de achar o problema, preciso ter certeza que é problema no H100i V2 antes acionar garantia de novo na corsair.

 

Alguém pode ajudar, tentei detalhar o máximo que consegui.

 

 

 

 

h100i.jpg

duvida.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, diogoprata disse:

Deixa ele pra trabalhar no seu máximo sempre.

 

Problema so uso máximo(performance) para jogar, ruído das ventoinha desse H100i V2 é muito alto ao modelo anterior que eu tinha, mas esse problema so começou a fazer agora recentemente pois antes deixava no modo silencioso "quiet" enquanto navegava e usava normalmente o computador.

 

Agora ele H100i fica fazendo isso e a temperatura fica instável mesmo sem jogar nada, que é uma coisa anormal pois não estou forçando uso do processador.

Mas quando vou jogar coloco "Performance" essa velocidade máxima do H100i, segura temperatura normalmente na casa dos 45º.

 

Não da para entender porque faz isso quando PC liga ou enquanto estou navegando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

21 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

A bomba está bem encaixada?

Fans estão ventilando o radiador ou tirando ar quente dele (modo exaustor)?

Fez a troca da pasta térmica?

 

 

Esse cooler da corsair H100i V2 é selado, não posso abrir para saber se a bomba esta trabalhando corretamente porque se não perco garantia dele, ideal seria eu comprar outro cooler para ver se o problema persiste.

 

Meu gabinete é um Haf 922Plus Fan estão sim modo exaustor puxando para cima do radiador.

Fiz substituição sim da pasta térmica original que veio com H100i V2, mesmo assim problema continua.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo23 Sobre a bomba bem encaixada, questionei se ela está bem presa na placa-mãe, perdão por não ter sido claro rs

 

Ao ligar o computador e acessar o setup, a temperatura também está alta? 

Está usando o processador com OC ou idle? esse vcore está meio alto para o clock padrão dele (ainda mais em uso de navegador que o cool n quiet trabalha diminuindo o vcore em baixa carga).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Rodrigo23

Sobre a bomba bem encaixada, questionei se ela está bem presa na placa-mãe, perdão por não ter sido claro rs

 

Ao ligar o computador e acessar o setup, a temperatura também está alta? 

Está usando o processador com OC ou idle? esse vcore está meio alto para o clock padrão dele (ainda mais em uso de navegador que o cool n quiet trabalha diminuindo o vcore em baixa carga).

 

Já tentei alterar configurações para ver se tinha alguma coisa a ver com tensão, porque minha memorias tem configurações padrões de fabrica, então deixei automático na bios tudo e com configurações de fabrica da memoria para ve se  era alguma coisa relacionado entre processador e tensão das memorias.

 

Mas em nenhum das configurações, sempre fica alto a temperatura , pode repara na bios a temperatura já se encontra alta.

 

Vou mostra imagens tirei da BIOS talvez ajude identificar alguma coisa errada.

 

 

 

180711130423.BMP

180711130439.BMP

180711130450.BMP

180711130512.BMP

180711130730.BMP

180711130741.BMP

180711130822.BMP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo23 Se não tem OC faça o seguinte:
Overclock tuner deixe em A.M.P ou auto (caso as memorias caiam de clock, coloque manualmente em 1866)

Ative o Cool n quiet e o HPC mode

Ative o EPU Power Saving Mode

F10 para salvar e reinicie

Apos isso, o vcore precisa baixar e consequentemente a temperatura também.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Rodrigo23 Se não tem OC faça o seguinte:
Overclock tuner deixe em A.M.P ou auto (caso as memorias caiam de clock, coloque manualmente em 1866)

Ative o Cool n quiet e o HPC mode

Ative o EPU Power Saving Mode

F10 para salvar e reinicie

Apos isso, o vcore precisa baixar e consequentemente a temperatura também.

 

 

Tentei configurar do seu jeito, mas computador não liga ao retomar ele diz overclocking falha com 1866Mhz.

Mas com 1600Mhz nas configurações ligado, ele também não abaixou nada da temperatura.

Mas ó problema deve ser sim esse VCore porque quando ele esta baixo 0.88 a temperatura fica normal, mas quando ele esta 1,4v ele ta subindo muito.

 

Segue novas imagens.

 

Como vou conseguir estabilizar esse Vcore?

Que coisa eu não alterei nada para isso ficar variando dessa maneira.

 

 

180711134711.BMP

180711134703.BMP

180711134630.BMP

180711134442.BMP

VCPU.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo23 o Cool n quiet que faz o vcore variar. Em baixa carga o processador abaixa o clock para até 1.400GHZ se não me engano e derruba o vcore dessa maneira diminuindo a temperatura.

 

Suas memorias são mesmo 1866? se ele da falha em OC é porque sua memoria não é dessa frequência, coloque então em 1600 (a diferença é minima, você só sente em benchmarks praticamente).

 

A segunda opção que citei (EPU) é pra tentar reduzir o consumo energético do processador fazendo com que o mesmo fique mais frio (dizem perder desempenho, uso e não perdi desempenho algum).

 

OBS: Seu WC está no modo performance? a velocidade das fans está muito alta...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Rodrigo23 o Cool n quiet que faz o vcore variar. Em baixa carga o processador abaixa o clock para até 1.400GHZ se não me engano e derruba o vcore dessa maneira diminuindo a temperatura.

 

Suas memorias são mesmo 1866? se ele da falha em OC é porque sua memoria não é dessa frequência, coloque então em 1600 (a diferença é minima, você só sente em benchmarks praticamente).

 

A segunda opção que citei (EPU) é pra tentar reduzir o consumo energético do processador fazendo com que o mesmo fique mais frio (dizem perder desempenho, uso e não perdi desempenho algum).

 

 

 

 

Ia mencionar isso agora, as minha memorias são padronizadas para 1,5V a 1866Mhz mas estou usando até hoje sem nenhum problema, isso começou acontecer do nada, se tivesse dar problema tinha fazer desde inicio. 

Tenho elas a 2 anos, mas já deixei as configurações em auto como tinha mencionado. Como vou controlar isso agora?

 

abaixo ultima imagem esqueci mostrar.

180711140921.BMP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Rodrigo23 disse:

 

Ia mencionar isso agora, as minha memorias são padronizadas para 1,5V a 1866Mhz mas estou usando até hoje sem nenhum problema, isso começou acontecer do nada, se tivesse dar problema tinha fazer desde inicio. 

Tenho elas a 2 anos, mas já deixei as configurações em auto como tinha mencionado. Como vou controlar isso agora?

 

abaixo ultima imagem esqueci mostrar.

180711140921.BMP

Se deixar apenas no DDR3-1866 sem usar esse perfil de OC, elas não funcionam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Rodrigo23 o Cool n quiet que faz o vcore variar. Em baixa carga o processador abaixa o clock para até 1.400GHZ se não me engano e derruba o vcore dessa maneira diminuindo a temperatura.

 

Suas memorias são mesmo 1866? se ele da falha em OC é porque sua memoria não é dessa frequência, coloque então em 1600 (a diferença é minima, você só sente em benchmarks praticamente).

 

A segunda opção que citei (EPU) é pra tentar reduzir o consumo energético do processador fazendo com que o mesmo fique mais frio (dizem perder desempenho, uso e não perdi desempenho algum).

 

OBS: Seu WC está no modo performance? a velocidade das fans está muito alta...

 

 

 

Sim WC estava modo performance e sim as velocidades da fans estava chegando a quase 3000 rpms por causa da variação das temperaturas.

 

Eu vou deixar um tempo ligado assim depois habilitei essa opção EPU e Cool n quiet me parece que Vcore estabilizou a 0.88.

Mas o problema do inicio quando Windows liga ainda ta alto a temperatura, é so esperar um pouco que volta ao normal, mas isso queria corrigir e ainda continua o problema.

adicionado 0 minutos depois
4 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

Se deixar apenas no DDR3-1866 sem usar esse perfil de OC, elas não funcionam?

 

Não funciona, tem configurar as latências manualmente, da muito trabalho, deixo configuração de fabrica assim que veio no perfil.

adicionado 7 minutos depois

Reinicia PC no inicio a temperatura explode, não da para saber o que tem de errado so na hora que liga.

continua fazendo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Rodrigo23 disse:

 

Sim WC estava modo performance e sim as velocidades da fans estava chegando a quase 3000 rpms por causa da variação das temperaturas.

Deixe no balanceado e veja como ficam as temperaturas

 

6 minutos atrás, Rodrigo23 disse:

Eu vou deixar um tempo ligado assim depois habilitei essa opção EPU e Cool n quiet me parece que Vcore estabilizou a 0.88.

Mas o problema do inicio quando Windows liga ainda ta alto a temperatura, é so esperar um pouco que volta ao normal, mas isso queria corrigir e ainda continua o problema.

Faça o teste de cima e me avise.

 

6 minutos atrás, Rodrigo23 disse:

Não funciona, tem configurar as latências manualmente, da muito trabalho, deixo configuração de fabrica assim que veio no perfil.

Estranho viu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

Deixe no balanceado e veja como ficam as temperaturas

 

Faça o teste de cima e me avise.

 

 

Estranho viu...

Eu estou deixando, mas mesmo quando fica no balanceado os RPM dispara como se tivesse no "performance" a quase 3000 RPM, mas isso so acontece quando temperatura sobe do nada.

 

Obrigado pela ajuda até momento, mesmo que não tenha resolvido.

Não sei mais o que fazer para resolver esse problema.

 

Para você ver como é estranho o problema, mais uma imagem abaixo temperatura funcionando normalmente com pc parado.

Ae você abre uma ou mais paginas qualquer ou abre a steam e começa fica louca temperaturas e Vcore variando.

 

Já até passei anti vírus para ver se tinha pego vírus mineração, não achou nada.

 

Obrigado pela ajuda mais uma vez.

 

anormal.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Rodrigo23 Cara, como eu falei, o vcore variar é normal

O processador sendo exigido o minimo que seja (no caso saindo do idle) ele vai aumentar o clock aumentando o vcore e consequentemente vai aumentar a temperatura.

Como fica jogando?

 

Normal a 45º jogando com Water cooler modo performance.

Problema é que computador esta desligando antes mesmo do Windows entrar e isso não é normal por causa dessa temperatura que esta ficando alta so no inicio.

 

Vou tentar descobri uma forma corrigir isso, pois não fazia isso.

Obrigado pela força até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Rodrigo23 Ta bem estranho cara.

Como ultima opção, eu iniciaria esse sistema em modo seguro e verificaria se não tem nada consumindo o mesmo.

Colocaria o cooler box e verificaria se o problema não está no WC

 

Ele apresenta esse problema desde que voltou de RMA?

 

Esse é novo, começou fazer isso depois de quase 8 meses de uso.

Modelo anterior que eu tinha era H100i normal e queimou bomba temperatura tava fazendo algo parecido.

Mas esse ainda ta segurando temperatura no modo performance.

 

O cooler box da AMD para FX 8350 é terrível de ruim.

Vou providenciar um hoje mesmo, ta me cheirando problema na bomba water cooler.

Eles demora bastante RMA da corsair, depois dessa experiência com water cooler, vou largar mão disso.

 

Já que eu não faço overclock para mim não tem utilidade isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo23 Citei o cooler box apenas para verificar as temperaturas com ele para identificar se o problema está mesmo no WC.

 

 

WC é vida, muito bom para resfriamento mas o seu está mega estranho, utilizo um Maelstrom 240t no meu FX e não tenho problema algum, em uso basico nesse frio de SP atualmente o processador fica entre 25 e 30 graus

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, felipecardoso9 disse:

@Rodrigo23 Citei o cooler box apenas para verificar as temperaturas com ele para identificar se o problema está mesmo no WC.

 

 

WC é vida, muito bom para resfriamento mas o seu está mega estranho, utilizo um Maelstrom 240t no meu FX e não tenho problema algum, em uso basico nesse frio de SP atualmente o processador fica entre 25 e 30 graus

 

Estou pensando em comprar um T4 ou um T2 mas estou com medo de anular um slot já que eu uso 4 slots de memoria.

water cooler já fica colado no pente aqui, notei tanto o T4 ou T2 o cooler são muito grande.

 

Vou testar depois com cooler box original, é que ele é muito barulhento faz zumbido terrível que incomoda demais, por isso nem curto por ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎11‎/‎07‎/‎2018 às 16:02, felipecardoso9 disse:

@Rodrigo23 Citei o cooler box apenas para verificar as temperaturas com ele para identificar se o problema está mesmo no WC.

 

 

WC é vida, muito bom para resfriamento mas o seu está mega estranho, utilizo um Maelstrom 240t no meu FX e não tenho problema algum, em uso basico nesse frio de SP atualmente o processador fica entre 25 e 30 graus

 

Notei depois de alguns dias que é problema na bomba water cooler, a temperatura fica muito quente porque bomba não deve ta girando para circular o liquido na velocidades "Quiet" e "Balance" e a bomba so esta girando na velocidade "Performance" por isso que so esfria o processador nessa opção. 

 

Conclusão, vai queimar logo a bomba ou pego alguma sujeira na bomba.

Vou deixa sempre ligado em "Performance" que foi solução que encontrei até cabar de estragar, depois disso já que esta na garantia depois vou entrar contato com RMA e nesse tempo já vou providenciar o novo cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎13‎/‎07‎/‎2018 às 09:35, felipecardoso9 disse:

@Rodrigo23 Ja entre em contato com eles e verifique o envio para RMA.

Enquanto não vem outro, da pra aguentar um pouco com o cooler box mesmo.

 

Coloquei cooler box estou usando o computador normalmente, sem variações temperatura exagerados que estava ocorrendo no water cooler.

 

No vídeo abaixo gravei para mostrar problema e water cooler não segura nada da temperatura.

Em alguns momentos o PC chegou desligar, outros momento não apareceu no vídeo tem luz vermelha piscando no water cooler isso indica temperatura alta e problema, na hora estava gravando não aconteceu mas deu para mostra temperatura anormal.

 

Eu cheguei trocar pasta térmica water cooler junto fazendo uma limpeza de sujeira e não resolveu também.

 

Já estou acionando RMA da corsair, poxa apenas pouco meses de uso e deu problema, outro que eu tinha usei por mais de 3 anos e não deu problema. Fiquei desanimado com esses produtos agora, é muito caro isso e estragar em pouco tempo.

 

Mas se eu deixa PC daquele jeito modo desempenho temperatura ficando na casa dos 50 a 60º a mesma cooler box quando esta trabalhando bastante, isso não é normal.

Mas no meu caso não posso usar velocidade mínima e nem media do water cooler pois não refrigera processador, como se bomba não rodasse e temperatura vai 80º e desliga PC.

 

Bem vamos ver RMA vai falar, cooler box vai segurar tempinho enquanto eles não resolve isso.

Esse aqui vídeo abaixo gravei para mostrar.

 

 

Obs: Aos 5min e16s observe temperatura ao iniciar Windows já esta a 80º e PC desliga logo em seguida na bios esta 60º.   Esse teste fiz com water cooler na rotação mínima quando desliguei ele e era primeira vez no dia estava ligando para fazer teste. Mas se eu deixa ele já com PC desligado quando ligo PC ele refrigera um pouco, eu acho que bomba não esta trabalhando mesmo nas rotação menores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...