Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais os requisitos reais para fazer dual-channel?


Posts recomendados

Estou com uma Kingston KVR16N11/8 (8GB 1600mhz DDR3 CL11 - modelo bem simplezinho não-gamer) e quero pegar mais 8gb para fazer um DC de 16.
Até então eu achava que para isso a outra memória tinha que ser da mesma capacidade e frequência que a primeira, mas pesquisando pela net achei gente dizendo que não precisa, inclusive postando a imagem abaixo (8 + 4 em DC :eek:).
Então agora estou perdido. O que influencia para ter um dual-channel de verdade?

  • Capacidade?
  • Frequência?
  • CL?
     

Adicionalmente, informo que estou interessado em adquirir a HyperX Fury de 8GB que tem 1600mhz e CL10 e estou em dúvida se vai funcionar bem com a minha que tem CL11, ou se devo adquirir outra igualzinha.
Desde já, obrigado.

dc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem contar os timings (CAS, RAS, etc), porque vai equalizar em cima daquela de maior valor (maior valor neste caso dos timings é = mais lento).

E sim, dual channel é possível com capacidades diferentes, é a forma adaptive, ou seja, neste caso aí de 4+8GB, 4GB deste pente de 8GB estarão formando dual channel com aquele outro pente, já o restante dos GB que sobrou vai continuar em single. Por isso é melhor sempre fazer um casal, mesmo tamanho, mesmos timings, mesma marca e modelo de memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é aconselhável então, comprar a HyperX (que em teoria é melhor que a Kingston) ou comprar outra igual a Kingston que eu já tenho? porque afinal ambas são 8GB 1600, a única diferença é o CL.
(é que eu achei uma HyperX mais barata que a KVR, então eu praticamente estaria pagando mais por algo pior ao comprar a KVR)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Nos manuais das placas mãe que eu tenho diz apenas para se "tentar" usar memórias com mesma latência.

Acredito que se você utilizar memórias com velocidades/latência diferentes, a placa-mãe vai tentar usar a melhor configuração possível em que todos os pentes de memória funcionem - minha placa-mãe antiga tinha inclusive um botão MEM OK para caso se colocasse pente de memória novo, e o boot falhasse, ele carregaria parâmetros seguros de memória para poder entrar na bios e tentar configurar a memória.

Com relação a tamanhos diferentes, nos manuais da Asus geralmente vêm descrito que é possível dual channel em memórias de tamanhos diferentes, mas o dual channel vai ficar limitado ao tamanho do canal com menos memória. A memória excedente do canal maior fica em single channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...