Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet lenta apenas em celulares


Posts recomendados

Estou com um problema com a minha rede e não sei mais o que fazer. De um tempo pra cá, minha internet ficou muito lenta na rede Wi-Fi, porém apenas nos celulares. Tenho um notebook e ele fica na rede sem fio o tempo todo sem problemas. Para assistir um vídeo no Youtube ou Netflix não dá e quando dá, a qualidade é horrível.

 

Já mudei o Tipo de Conexão, o canal, a largura do canal, o modo (11bgn misto), senha, potência de transmissão, mudei o servidor DNS para 8.8.8.8, verifiquei o IPV6 (WAN Desabilitado). Até reiniciei o roteador umas três vezes e nada muda. Antes não era assim. Também falei com meu provedor, mas é a mesma coisa que nada. Sempre falam que o problema não é a internet e não fizeram nada.

 

O que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@P.Guilherme

 

Faz assim, desliga tudo, PCs, celulares etc e deixa só o modem/roteador ligado. Pega um clips de papel, abre uma ponta dele e mete essa ponta em um orifício que tem atrás desse modem/roteador até que seus leds pisquem ou apaguem e voltem a acender. Em seguida desliga esse modem/roteador e espera 1 minuto e torna a ligar ele. Agora liga todos os aparelhos e verifica se voltou tudo ao normal.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@P.Guilherme

 

Os celulares não estarão navegando pela internet do telefone ?

 

Os celulares podem estar muito ocupados com algum aplicativo sem que você perceba.

 

Se for Android, instala o aplicativo CoolTool e acompanha o uso do processador, frequência e conexão do aparelho quando não estiver fazendo nada pra ver se há atividade intensa.

 

Esses celulares podem até estar contaminados com algum vírus, adware ou minerador em background.

.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 7/11/2018 às 21:11, P.Guilherme disse:

Estou com um problema com a minha rede e não sei mais o que fazer. De um tempo pra cá, minha internet ficou muito lenta na rede Wi-Fi, porém apenas nos celulares. Tenho um notebook e ele fica na rede sem fio o tempo todo sem problemas. Para assistir um vídeo no Youtube ou Netflix não dá e quando dá, a qualidade é horrível.

 

Já mudei o Tipo de Conexão, o canal, a largura do canal, o modo (11bgn misto), senha, potência de transmissão, mudei o servidor DNS para 8.8.8.8, verifiquei o IPV6 (WAN Desabilitado). Até reiniciei o roteador umas três vezes e nada muda. Antes não era assim. Também falei com meu provedor, mas é a mesma coisa que nada. Sempre falam que o problema não é a internet e não fizeram nada.

 

O que pode ser?

 

Qual a distância do ponto de acesso (roteador) e os celulares? Estão no mesmo cômodo? especifique um pouco melhor seu cenário pra gente...
 

Sobre o seu provedor: concordo com a resposta deles, afinal se você não tem problema de conectividade em si, ou seja, sua capacidade está chegando corretamente em seu notebook, seja via wifi ou cabo, e apenas seus celulares apresentam o problema, a falha na operadora pode ser descartada. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GutoJ80 O roteador fica no meio da casa e eu uso o celular no quarto. Apenas uma parede entre eles. Eu, achando que poderia ser um defeito do roteador, apesar dele ter apenas 5 meses de uso, testei com o celular perto dele e o problema continuou. Além disso, ele fica na sala e o chromecast também. E mesmo assim tenho problema de vídeo com qualidade ruim. Nesses 5 meses de uso eu não mudei ele de lugar e isso não acontecia antes.

 

Minha banda é de 3 MB e eu conseguia ver vídeos, usar a internet de um modo geral perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, P.Guilherme disse:

@GutoJ80 O roteador fica no meio da casa e eu uso o celular no quarto. Apenas uma parede entre eles. Eu, achando que poderia ser um defeito do roteador, apesar dele ter apenas 5 meses de uso, testei com o celular perto dele e o problema continuou. Além disso, ele fica na sala e o chromecast também. E mesmo assim tenho problema de vídeo com qualidade ruim. Nesses 5 meses de uso eu não mudei ele de lugar e isso não acontecia antes.

 

Minha banda é de 3 MB e eu conseguia ver vídeos, usar a internet de um modo geral perfeitamente.

 

Experimente colocar um outro equipamento de transmissão WIFI para excluir quaisquer possibilidades de problemas no equipamento de transmissão sem fio. Considernado que você tenha uma banda de capacidade mais baixa (3Mbps), pode ser que algum dispositivo dentro da sua residência (algum outro pc, console de jogos, celulares ou até mesmo vizinhos) estejam consumindo recursos da sua conexão constantemente e, consequentemente, deixe sua conexão lenta. Experimente ligar para o seu provedor de acesso e pedir para eles verificarem se há consumo instantâneo de banda na sua residência no momento exato em que estiver sentindo a lentidão. Desta forma você já poderá excluir também essa possibilidade.

 

Apenas confirmando: você já testou a banda via cabo de rede para garantir que esteja chegando os 3Mbps contratados? Apenas para descartar quaisquer problemas no operador. Se já testou e mesmo assim permanece ruim, teste algum das opções acima. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GutoJ80

 

Fiz todos os testes. Testei com outro roteador, liguei para minha operadora e me disseram que havia pouco consumo da minha banda (no mesmo momento em que eu verifiquei que estava ocorrendo o problema). Também testei em 2 sites e vi que os 3 MB de banda estão chegando normalmente.

 

Até reiniciaram o meu modem, mas nada feito. Continua do mesmo jeito.

 

@Henrique - RJ

 

Liguei para a empresa para ver o consumo da minha banda enquanto o problema ocorria e estava baixíssimo.

 

Também verifiquei os aparelhos conectados à minha rede. Não há nenhum desconhecido, vizinho, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@P.Guilherme

 

3 Mbps é pouquinho para os dias de hoje e se ligar 2 ou mais aparelhos ao mesmo tempo deve atingir fácil fácil esse consumo porque sempre há algum aplicativo que puxa mais um pouco principalmente em smartphones onde ficam vários processos consumindo banda a todo o instante.

.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ

 

Entretanto, eu já tenho 3 MB faz tempo e antes, com o mesmo roteador, os mesmos 3 Mbps, 3 celulares, um PC e um Chromecast problemas do jeito que eu estou tendo agora não aconteciam. 

 

Esses problemas de internet lenta acontecem mesmo quando apenas UM celular está na rede. Já fiz o teste pensando que poderia ser o alto consumo da banda.

 

Difícil não dizer que há algo de errado, certo? O mais estranho é isso acontecer apenas com celulares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@P.Guilherme

 

Deve ser coisa da empresa que te fornece a internet diante de tudo que foi exposto aqui.

 

Talvez tenha que encerrar o contrato com essa empresa e abrir outro com outra.

 

Você pode estar sendo alvo de limitação de uso por parte dessa fornecedora intencionalmente ou não.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, não adianta falar que é a empresa que fornece internet pra ele se o problema ocorre apenas com um ou outro dispositivo e sempre em aparelhos móveis (wifi). Se o problema fosse global, ou seja, em qualquer dispositivo, e ocorresse também via cabo de rede, poderíamos ainda assim relevar esse fato. Eu chamaria um profissional para verificar mais a fundo o seu caso antes de tomar alguma medida mais "agressiva'

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, P.Guilherme disse:

@GutoJ80

 

O motivo da minha troca não é apenas por isso. Já faz tempo que eu ando tendo muitos problemas com esse provedor. Já era minha ideia trocar antes. Isso só reforçou.

 

O que poderia fazer é testar outra empresa sem dar baixa nessa atual por enquanto.

 

Mas pede a essa empresa atual que troque o roteador/modem por outro novo que pode ser que resolva definitivamente ( a outra troca que você fez pode não ter resolvido por ser um aparelho mais antigo ).

.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fiz os testes novamente e descobri que o problema era o meu roteador. O que eu achei estranho foi o fato de que da primeira vez que eu testei com outro roteador, o mesmo problema persistiu. Acho que foi uma triste coincidência a internet estar instável na hora do teste. Porém, dois dias atrás, testei novamente e o problema não persistiu. Troquei meu roteador, que estava na garantia, e até o momento, a conexão e a velocidade estão estáveis.

 

Resolvido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...