Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para configurações de rede com vários roteadores e internet fibra COPEL


Posts recomendados

Olá amigos, recentemente alterei minha internet para fibra da COPEL TELECOM 75mb/75mb.

A internet em si até o momento está excelente, porém a configuração da rede e de todos os equipamentos nela instalados não está bem do jeito que eu queria, por isso gostaria da ajuda dos amigos mais entendidos do forum.

Primeiramente gostaria de expor que sou um usuário avançado em informática, hardware e eletrônica, então isso me ajudou a conseguir fazer todo o esquema de rede pelo menos funcionar, mas no quesito rede propriamente dito sou bem leigo, então peço desculpas de antemão caso alguma besteira muito grande tenha sido cometida. Após muita pesquisa nesse e em outros foruns e também em googles da vida consegui fazer a rede funcionar, como disse anteriormente, mas na minha opinião não está ideal portanto gostaria da ajuda do pessoal. Peço também desculpas pelo longo tópico, mas acredito que se não detalhar muito bem não teria como expressar minhas dúvidas e todos entenderem corretamente. Vamos lá.

A internet chega até minha casa através de um ONT/Modem da Copel Telecom que é o Huawei HG8245Q2 (https://e.huawei.com/br/products/fixed-network/access/ont/echolife-hg8245q2). O aparelho até que é bom, não me deu nenhum problema até agora, tem 4 portas LAN 10/100 e wi-fi dual band 2.4ghz e 5.0ghz. Mas ai começam os problemas. Não consegui através das configurações dele coloca-lo em modo bridge. Até tentei contato com a Copel para eles alterarem essa configuração para mim, mas todos os atendentes são mais leigos que eu e não sabiam nem o que era isso, então não obtive sucesso. Esse na verdade é o principal problema da rede, pois como não consigo deixa-lo em modo bridge, atualmente a única opção que consegui fazer toda minha rede funcionar foi usando ele como roteador também, o que não me agrada pois em todas as minhas pesquisas dizem que esses aparelhos fornecidos pelas operados não devem ser usados como roteador para usuários exigentes pois são muito fracos.

Tenho também mais 4 roteadores/ap´s na rede sendo o mais forte deles um D-Link Dir-809, com 4 portas LAN e rede Wi-Fi AC Dual Band. Gostaria de colocar esse aparelho para ser o roteador da rede, e os outros todos em modo bridge, mas não é possível devido ao fato de não conseguir colocar o Huawei em Bridge e também a toda a configuração sem fio e com fio da minha rede, como mostra a imagem que fiz. Outro roteador bonzinho que tenho é um Linksys E900, por mais que seja um pouco antigo não irei usar o sinal wi-fi dele, somente as portas LAN, então acho que ele da mais do que conta do recado mas ele também tem um problema, até consegui configurar ele e faze-lo funcionar desativando DHCP e conectando o cabo pela porta LAN (não usando a WAN) mas na configuração dele toda vez que tento colocar a opção de Bridge Mode ele sai do painel de configuração e tenho que logar de novo, não alterando a configuração. Já atualizei firmware e todo e não resolveu, então a primeira dúvida seria essa: Será que somente desativando o DHCP e usando o cabo pela porta LAN ele já vai usar "todo o potencial" dele como Bridge/ap? ou é possível ter algum tipo de conflito futuramente ou perda de performance pela opção Bridge não estar ativa?

Os outros dois roteadores/ap´s são bem simples e comuns, mas consegui realizar as configurações deles corretamente e sem problemas, então não vou falar deles para o tópico não ficar ainda maior.

Hoje para funcionar tudo, a internet chega através do modem Huawei que também emite sinal wi-fi 2.4 e 5ghz no meu escritório (o que é essencial para mim), depois através de cabo de rede vai para uma porta LAN do Linksys E900 configurado "meio que" em bridge mode, como falado anteriormente, e funcionando somente via cabos, com wi-fi desativado. Do Linksys saem mais 3 cabos sendo um para um pc no próprio escritório, um para um outro roteador/ap em modo bridge no quarto, e outro para o roteador/ap D-Link Dir-809 na sala. Esse da sala também opera em 2.4 e 5ghz o que para mim também é essencial nesse local, e dele sai um cabo de rede ligado na tv da sala. Ai seria a outra grande questão da rede toda: Gostaria de esse roteador ser o único roteador da rede, mas como só tenho um cabo indo do escritório/modem para a sala acredito não ter como fazer essa configuração funcionar né? Pois um cabo sairia do modem e iria até ele e ligaria na porta WAN, porém o tráfego da rede não "voltaria" de volta ao modem para poder usar as outras portas LAN para continuar a rede para os outros roteadores, certo? Existe alguma possibilidade de fazer isso?

Hoje como falei, o roteador é o próprio Huawei por conta de todas essas limitações, mas ele também tem 4 portas LAN, então se conseguisse configura-lo para modo bridge, usar as portas lan para continuar a rede, e usar o dlink como roteador seria perfeito para mim.


Tenho mais dúvidas, mas como já está bem extenso o tópico depois de tentarmos resolver essas primeiras questões tento continuar a discussão com as outras dúvidas para ficar separado e de melhor entendimento, como configurações dos ips e outros recursos..

Montei uma imagem para tentar mostra melhor para vocês.

Mil desculpas pelo tópico gigantesco e mega confuso, tentei ser o mais sucinto possível, qualquer dúvida vão postando que eu vou tentando responder para clarear mais.

Obrigado pela paciência e pela ajuda amigos..
 

rede.jpg.0786bd0dac258cd0fa20be7fe8724456.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...