Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor forma de se montar uma fonte de bancada ajustável?


Posts recomendados

@Danie1 Net0 ,

 

O problema é mais em baixo ....

 

Hoje em dia a economia manda até na parte técnica.

A menos que o lote de CI realmente não funcione de jeito nenhum e tenha de ser destruido, sempre aparece alguém que compre esse lote defeituoso.

Os fabricantes sérios indicam ao mercado o lote defeituoso, e algumas vezes isso não impede o uso do componente, outras vezes o fabricante explica como contornar.

Outros fabricantes entregam o lote

defeituoso a um comprador, com todas as marcas de identificação removidas, e o comprador se compromete a nao revender esses CI’s que só poderiam ser utilizados pelo comprador em seus produtos montados, afinal ele está ciente do defeito e pode não atrapalhar o seu uso em seu produto.

Mas .... aí aparecem os Gérsons, e ganham mais dinheiro remarcando esses CI’s como se fossem originais, com um numero de lote válido, e vendem esses CI’s mais baratos do que o fabricante, e os Gérsons do Brasil acham um baita negócio da China e compram sempre esses lotes para venderem aqui para nós, pobres otários !

 

É impressionante em nosso mercado a quantidade de CI’s reguladores que não aguentam a tensão ou não aguentam a corrente ou não resistem a curtos !!!

 

Fora os transistores de potência que pifam só de olhar feio para eles !

 

O problema é encontrar uma loja confiável  para nós, hobbistas, fazermos compras pequenas.

 

Antes ainda tinha a Farnell, que sempre foi séria, agora estamos ferrados...

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que o @aphawk disse explica o porquê de eu ter uma fonte de 4A com um LM317 e dois 2N3055 falsos, quando na verdade eu poderia ter uma com um LM338 apenas.

 

Foi a melhor alternativa que eu encontrei para se adaptar ao mercado de hoje, eu comprei dois LM338 que não funcionavam de jeito nenhum, sorte minha eu ter testado na protoboard assim o vendedor aceitou a troca e suspendeu o resto do lote.

 

Por outro lado eu comprei um lote de cem 2N3055 num ferro velho, veio 20 originais e uns 80 falsos.

Percebi que os falsos dava pra usar com tensão fixa (como na fonte), então coloquei 2 deles em paralelo por precaução, um LM317 original retirado de uma impressora velha e um TIP42 para casar o circuito.

 

O bom é que se acontecer um curto tenho muitos transistores pra substituir.

  • Curtir 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei alguns componentes no Baú da Eletrônica recentemente, ainda estou aguardando chegar então não posso comentar a qualidade do produto, mas em relação ao preço acho que são os mais baratos da internet. Mas um absurdo mesmo é na minha cidade (na verdade a cidade vizinha) em que um LM317, por exemplo, cusa R$ 7,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

Mas um absurdo mesmo é na minha cidade (na verdade a cidade vizinha) em que um LM317, por exemplo, cusa R$ 7,00.

E que ainda corre o risco de ser falso. 

Hoje em dia o pior trabalho está em conseguir componentes decente para as montagens, principalmente esses que são mais vendidos. E se for de potência como esses reguladores piorou mais ainda. 

Sendo a fonte simétrica, eu sabia que ia precisar do LM337. Esse é o par complementar do LM317. 

Não foi fácil encontrar esse componente, nem mesmo lá na famosa rua Santa Ifigênia. Por todo canto que eu ia era aqueles CI's de chapinha fininha que ao prender no dissipador o isolador fica alto e não prende direito e as vezes chega a dar curto, sem contar que esses componentes são feitos de material ruim internamente, não funcionam direito. E o preço nada barato, variou entre R$3,50 e 8 reais. Sendo 3,50 em somente um lugar, no resto era acima de 4.

Cheguei a achar por R$2,50 também, mas não queria desse tipo. 

Numa última tentativa encontrei por 3 reais dois reguladores de um lote antigo, se percebia pelos pinos meio oxidados. Uma pena que o cara só tinha dois deles, pois são originais. Um deles está lá na fonte sem problema nenhum. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 ,

 

Prá piorar : LM337 da Texas não é igual ao LM337 da ON ( Fairchild ), as tensões limites tem 10V de diferença !

 

E o preço na Farnell Usa do melhor LM337 ( Texas ) para 1 unidade é de US$ 2,37 ( mais de R$ 9,00 CADA ) ....

 

E a gente acha caro pagar R$ 7,00 aqui no Brasil ....

 

Aonde está o milagre de se achar fácil na Santa Ifigênia abaixo de R$ 4,00 ????

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, aphawk disse:

E o preço na Farnell Usa do melhor LM337 ( Texas ) para 1 unidade é de US$ 2,37 ( mais de R$ 9,00 CADA ) ....

 

E a gente acha caro pagar R$ 7,00 aqui no Brasil ....

 

Levando em consideração que o americano ganha em Dólar, US$2,37 está barato e ainda é original.

Aqui no Brasil se acha por R$7,00 e pode ser falso.

 

4 horas atrás, aphawk disse:

Aonde está o milagre de se achar fácil na Santa Ifigênia abaixo de R$ 4,00 ????

A maioria é falso. E não era em qualquer lugar que tinha.

Tive sorte de encontrar 2 de lote mais velho, como era ponta de estoque deve ser da época que o dólar era mais barato e o dono da loja não aumentou o preço.

 

4 horas atrás, aphawk disse:

Prá piorar : LM337 da Texas não é igual ao LM337 da ON ( Fairchild ), as tensões limites tem 10V de diferença !

Os que comprei são da Fairchild.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoas, voltando ao caso das fontes... Para construir uma fonte a partir do "zero" será necessário um transformador de 100/220V para um tensão menor na faixa de uns 15V AC, para depois ser transformada em DC e assim ser regulada? O conceito que consegui assimilar foi esse, se estiver errado me corrijam. Pois bem, no caso se uma fonte simétrica será necessário um esquema como esse duplicado? Dá pra encontrar transformadores para essa utilidade em sucatas ou o ideal e comprá-los pronto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

Pessoas, voltando ao caso das fontes... Para construir uma fonte a partir do "zero" será necessário um transformador de 100/220V para um tensão menor na faixa de uns 15V AC, para depois ser transformada em DC e assim ser regulada? O conceito que consegui assimilar foi esse, se estiver errado me corrijam. Pois bem, no caso se uma fonte simétrica será necessário um esquema como esse duplicado? Dá pra encontrar transformadores para essa utilidade em sucatas ou o ideal e comprá-los pronto?

Ou atalhar e partir direto de uma fonte comercial já pronta, que provavelmente custe menos que o transformador e já está retificado e filtrado..

Compare ai para entender. Note que a fonte pronta já vem com entrada Full Range (opera de 90 a 264 Volts AC sem chave seletora)

https://www.magazineluiza.com.br/fonte-carregador-para-notebook-toshiba-satellite-m500-15v-5a-75w-pino-6.3-x-3.0-mm-bringit/p/6485125/ia/iabf/

https://www.soldafria.com.br/transformador-1515v-3a-entrada-110220vac-p-4140.html?search=transformador&page=3

 

Adotar uma fonte pronta elimina cabo de entrada, plug, chave seletora, porta fusível e fusível, retificadores, capacitores de filtragem e todo e qualquer circuito de proteção de sobrecorrente, na maioria das vezes..

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, faller disse:

Ou atalhar e partir direto de uma fonte comercial já pronta, que provavelmente custe menos que o transformador e já está retificado e filtrado..

Compare ai para entender. Note que a fonte pronta já vem com entrada Full Range (opera de 90 a 264 Volts AC sem chave seletora)

https://www.magazineluiza.com.br/fonte-carregador-para-notebook-toshiba-satellite-m500-15v-5a-75w-pino-6.3-x-3.0-mm-bringit/p/6485125/ia/iabf/

https://www.soldafria.com.br/transformador-1515v-3a-entrada-110220vac-p-4140.html?search=transformador&page=3

 

Adotar uma fonte pronta elimina cabo de entrada, plug, chave seletora, porta fusível e fusível, retificadores, capacitores de filtragem e todo e qualquer circuito de proteção de sobrecorrente, na maioria das vezes..

 

Verdade, sai mais barato e poupa muito trabalho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda agora, conforme disse nesse post, eu fiz alguns testes com uma fonte ATX de PC sobre ser possível ou não usar as saídas de +12 e -12V e obter 24V para se usar com regulador linear e assim ter uma fonte ajustável de até 20V aproximadamente.

Concluí que a limitação da tensão negativa se deve aos diodos usados que são somente de 1A.

Trata-se de um transformador com center tap onde os formatos de onda das duas fases são idênticos, porém invertidos assim como nos trafos comuns de 60Hz, a diferença é que este trabalha a 31kHz.

A solução é retirar os diodos originais colocar uma ponte retificadora de onda completa por fora, aí tem como usar a tensão de 24V sem alterar o restante do esquema da fonte.

Em breve vou continuar e montar uma fonte ajustável que seja leve e com boa corrente, já que é possível se tirar mais de 5A (ou talvez 10) de uma fonte dessas.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...