Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Caio Padoan

Clonagem HD -> SSD com adição de um OS

Recommended Posts

Prezados, vou substituir completamente o HD de um notebook por um SSD e já assisti ao ótimo tutorial do Clube do Hardware usando o GParted....mas fiquei com algumas dúvidas.
No momento da clonagem eu poderia criar uma partição extra (ou duas) pra inserir um sistema operacional a mais (e.g. Ubuntu) e fazer um dual boot? No caso o meu OS original é um Windows 10. Isso permitiria a utilização do grub pra gerenciar o boot?
Eu estou pensando em particionar o meu SSD de ~240Gb assim:

20Gb -> OS Ubuntu
40Gb -> meus dados Ubuntu
20Gb -> OS Windows 10
~150Gb ->meus dados Windows 10
~8Gb -> Swap? (Alguma coisa muda sobre o swap com um SSD?) (Tenho 8Gb de RAM no notebook)

Ficarei muito grato se vocês puderem me ajudar e/ou dar dicas!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, com o Gparted fica bem mais fácil pois já pode criar as partições do Ubuntu com o sistema ext4.

No Ubuntu atual não precisa de partição Swap, ele usa o RawDisk (ou algo similar) que é o arquivo Swap.

Mas algumas recomendações antes de clonar:

Enxugue o máximo a partição C, use o CCleaner para limpar arquivos temporários, desfragmente a C

Diminua ela para os 20GB usando o Gerenciamento de Disco

O tutorial se refere a disco no formato MBR, se voce usa o formato GPT aí complica pois a partição de Sistema (responsável pelo boot) são diferentes, e o SSD teria que já estar no formato GPT.

Para saber qual formato voce usa, no Gerenciamento de Disco clique com o botão direito no nome do disco (Disco 0), Propriedades, aba Volumes.

Editado: Observe que apesar de ser de 240GB temos somente 223GB utilizáveis.

Editado por f_neto
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela resposta @f_neto! Não sabia dessa especificação do formato do disco, vou checar. Algum desses formatos é "melhor" ou indicado?

Acho que no meu caso não precisarei desfragmentar o disco ou usar o CCleaner porque vou substituir o HD sem ter feito nenhuma alteração nele. Vou receber em breve o notebook de fábrica (com o Windows) e já subtituirei pelo SSD sem escrever nada em disco antes.

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Caio Padoan disse:

Algum desses formatos é "melhor" ou indicado?

A Tabela de Partições MBR é a mais antiga e tem limitações:

- Não aceita partições/discos acima de 2TB

- Aceita somente 4 partições primárias ou 3 primárias e uma estendida e dentro da estendida várias lógicas

A Tabela de Partições GPT é mais atual:

- Aceita partições/discos de grande capacidade 

- Aceita mais de 120 partições primárias

- Trabalha melhor em conjunto com o modo UEFI da placa-mãe

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais