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  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Ayron Matos

Outro Capítulo 1 - Métodos Numéricos - Origem das Incertezas

Recommended Posts

Exercício 1 - Seja o número real x = 10.128 (representação decimal). Escreva sua representação em ponto flutuante, com cinco dígitos, na base 2.

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Bom dia @Ayron Matos

 

Nós não podemos faze o exercício para você, nós só podemos lhe auxiliar tirando duvidas e corrigindo alguma coisa que você já tenha feito.

 

Se puder postar a conta que você já fez ou colocar em qual parte do exercício você está com duvida, poderemos lhe ajudar melhor :D

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Tem essa aula aqui LINK que ensina de maneira simples conversão de decimal para ponto flutuante. 

Editado por Leonardo0308
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10.128/2 = 5,064

5.064/= 2,532

2,532/= 1,266

-------------------------

1,266 x 2³

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@Ayron Matos, sua dúvida é referente a implementação de um algoritmo em alguma linguagem de programação (se sim, qual?), ou é apenas para efetuar o procedimento manualmente mesmo?

 

Sobre:

4 minutos atrás, Ayron Matos disse:

10.128/2 = 5,064

5.064/= 2,532

2,532/= 1,266

-------------------------

1,266 x 2³

 

Perceba que apenas postou um cálculo... é interessante que insira comentários explicando do que se trata...

 

No aguardo.

Editado por Simon Viegas
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Etapa 1º

 

10.128/2 = 5,064

5,064/2 = 2,532

2,532/2 = 1,266

-------------------------

1,266 x 2³

 

Etapa 2º

 

1,266 --------parte flutuante-----------> 0,266

 

0,266 x = 0,532

0,532 x = 1,064

0,064 x 2 = 0,128                              

0,128 x = 0,256

0,256 x = 0,512

0,512 x = 1,024

0,024 x = 0,048

0,048 x = 0,096 

0,096 x 2 = 0,192

0,192 x = 0,384

0,384 x = 0,768

0,768 x = 1,536

0,536 x 2 = 0,072

0,072 x 2 = 0,144

0,144 x 2 = 0,288

0,288 x 2 = 0,576

0,576 x 2 = 1,152

0,152 x 2 = 0,304

0,304 x 2 = 0,608

0,608 x 2 = 1,216

0,216 x 2 = 0,432

0,432 x 2 = 0,864

0,864 x 2 = 1,728

0,728 x 2 = 1,456

0,456 x 2 = 0,912

0,912 x 2 = 1,824

0,824 x 2 = 0,648

0,648 x 2 = 1,296

0,296 x 2 = 0,592

0,592 x 2 = 0,184

0,184 x 2 = 0,368

0,368 x 2 = 0,736

0,736 x 2 = 1,472

0,472 x 2 = 0,944
0,944 x 2 = 1,888
0,888 x 2 = 1,776
0,776 x 2 = 1,552
0,552 x 2 = 0,104
0,104 x 2 = 0,208
0,208 x 2 = 0,416
0,416 x 2 = 0,832
0.832 x 2 = 1,664
0,664 x 2 = 1,328
0,328 x 2 = 0,656
0,656 x 2 = 1,312
      ...          0.624
                   1.248
                   0.496
                   0.992
                   1.984
                   1.968
                   1.936
                   1.872
                   1.744
                   1.488
                   0.976
                   1.952
                   1.904
                   1.808
                   1.616
                   1.232
                   0.464
                   0.928
                   1.856
                   1.712
                   1.424
                   0.848
                   1.696
                   1.392
                   0.784
                   1.568
                   1.136
                   0.272
                   0.544
                   1.088
                   0.176
                   0.352
                   0.704
                   1.408
                   0.816
                   1.632
                   1.264
                   0.528
                   1.056
                   0.112
                   0.224
                   0.448
                   0.896
                   1.792
                   1.584
                   1.168
                   0.336
                   0.672
                   1.344
                   0.688
                   1.376
                   0.750

                   1.500
                   1.000 (Acabou)

 

Problema: primeiro eu tentei fazer manualmente, depois vi que não tinha jeito. Depois fui usar o visualg porque tô acostumado daí chega uma hora que ele arredonda loucamente como na parte que eu deixei em vermelho deveria dar 0,752. O que faço?

algoritmo "numero binário"
// Função :
// Autor :
// Data : 13/07/2018
// Seção de Declarações 
var
   res,contador: Real
inicio
res <- 0.266
Enquanto res<>0 faca
res <- res*2
EscrevaL(res:5:3)
Se res >= 1 então
res <- res - 1
FimSe
FimEnquanto
fimalgoritmo

 

Editado por Ayron Matos
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O calculo da mantissa não deveria ir tão longe, colocando em uma calculadora ele muda o decimal para 10.127999305725098 e da dá o resultado de 0 10000010 01000100000110001001001, sobre o resultado do exercício acho melhor você conversar com seu professor para ele te explicar melhor como funciona a normalização, teoricamente é contando o números que ficam a mais na mantissa. 

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Agora, esquecendo o problema que terei que resolver com meu professor. Com relação a terceira etapa do "LINK" que foi passado minha dúvida é com relação a uma parte particular dela:

image.thumb.png.e1923ee843d8f4a24d7e885c9b389f6b.png

por que o número 4 + 127 + 131 resultou em 10000011?

de onde surgiu o valor 131?

 

Editado por DiF
Remover excesso de formatação
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4 é o expoente, 127 é a norma da IEEE ela fala que tem que somar 127, resultou em 131(127+4), 131 foi convertido para binário e ai você obteve a segunda parte da resposta.

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5 minutos atrás, Ayron Matos disse:

ah tá kk sou burro 

 

Ninguém é burro, você só está aprendendo.

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valor := 10,128 

Parte Inteira ---------------> 10

Parte Flutuante ---------->  0,128

 

10 = 1 x 2³ + 0 x 2² + 1 x 2 + 0 x 1 logo, 1010

//2^-3 = 0,125 2^-7 =0,003(90625 - vai ser desprezada)

0,128 = 0 x 2 ^ -1 + 0 x 2 ^ -2 + 1 x 2 ^ -3 + 0 x 2 ^-4 + 0 x 2 ^ -5 + 0 x 2 ^ -6 + 1 x 2 ^ -7 logo, .0010001

 

Então: 1010.0010001 

Ponto Flutuante: 10100010001.2^4

//Acho que era isso que ele queria 

 

Editado por Ayron Matos
eu errei xD
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@Ayron Matos  2-3 + 2-70,1328125 ≠ 0,128

 

 

 

 

Usando o método indicado pelo @Leonardo0308  :

10,128 / 2 = 5,064

5,064 / 2 = 2,532

2,532 / 2 = 1,266

 

10,128 = 1,266 x 23

 

0,266 x 2 = 0,532

0,532 x 2 = 1,064

0,064 x 2 = 0,128

0,128 x 2 = 0,256

0,256 x 2 = 0,512

0,512 x 2 = 1,024

0,024 x 2 = 0,048

0,048 x 2 = 0,096

0,096 x 2 = 0,192

0,192 x 2 = 0,384

0,384 x 2 = 0,768

0,768 x 2 = 1,536

0,536 x 2 = 1,072

...

 

1,0100010000011... x 23

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