Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicador de tensão por led 110/220


Posts recomendados

Boa tarde a todos,

 

Estou a um tempo pesquisando um circuito simples, para conseguir identificar se a tensão é 110V ou 220V.

 

Normalmente o pessoal indica o circuito de que se for 110V um LED acende, se for 220V acende os dois LEDs

 

Achei recentemente este outro circuito, mas estou montando e não esta dando certo.

 

Alguém já fez algo parecido?

 

Forte abraço a todos.

 

id-110-220.GIF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, de qualquer forma, você terá o led vermelho (do 110), acendendo a meio brilho. No circuito anexo, somente o verde acenderá em 110 e ambos em 220. Como é um circuito mais simples do que o seu, pode ser interessante. Além disto, não corre o risco de um problema mais sério com o capacitor (ele pode explodir), caso o zener abra durante o teste e há menos polaridades de componentes para se preocupar.

 

5b4a5e89ea864_Provadorderede.jpg.f06d272d6722d8efa7c242403f3b6fcb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membro VIP

Momento minimalismo ...

220px-Neon_lamp.jpg https://pt.wikipedia.org/wiki/Lâmpada_de_néon

 

vazio.gifSabia que (me lembro vagamente que) uma lâmpadinha neon só acende com no mínimo 50V? Assim sendo ela serve como zener e led ao mesmo tempo. Tarefa: usando resistores como divisor de tensão e quantas lâmpadas neon desejar, projete um circuito com ela pra atender o título do tópico... pelo menos teoricamente ... 😁

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não entendi muito bem @alexandre.mbm . Se eu fosse projetar algo do gênero, cogitaria um led pisca pisca

https://cromatek.com.br/led-pth-5mm-pisca-pisca-vermelha-alaranjada-encapsulamento-vermelho-l5151pp-urs/

 

O que me fez lembrar... antigamente existia uma pastilha pisca pisca para colocar dentro do bocal de lâmpada. Acho que ainda existe ou quase não mais...

D_NQ_NP_919350-MLB30083332329_042019-O.w

Me lembro de me maravilhar no natal

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
 

@.if

Provavelmente um bi-metal. E tinha que ter qualidade o contato para suportar tantas manobras.

 

Na época 'qualidade' era uma qualidade onipresente. Me lembro destes piscas no presépio por muitos natais. Provavelmente eram os mesmos... até que tive acesso a uma pastilhinha desta saída de lá. Deduzi o funcionamento.. esquenta-dilata, abre, esfria, fecha. O termo bimetal só apareceu na minha existência de 3 a 4 décadas depois kk.

 

Momento rasgação de seda ...

Hoje em dia produtos (e pessoas) de qualidade estão escassos. Ainda bem que tem você, caro leitor, membro ativo ou não e seguidor do forum cdh, que tenta fazer deste micromundo um lugar melhor. Espero que este te faça também .😁 aff... fraquinha mas tentei né  🤪

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@.if , qual é o tipo das lâmpadas de pisca-pisca mais comuns?

Se está falando daquelas lâmpadas que se parecem com a néon, elas são incandescentes de um pouco mais que 2V.

50 delas em série acendem em 110/127V. 

Mas vejo que já estão sendo substituídas pelos leds. 

6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

@.if

Provavelmente um bi-metal. E tinha que ter qualidade o contato para suportar tantas manobras.

Em automóveis antigos era comum esse tipo de contato para piscar as luzes de seta/alerta. As quatro lâmpadas de 21W faziam passar pelo relé 7 amperes! 

 

Quanto ao circuito título do tópico, eu fiz um desse, mas usei um capacitor de 100nF e um diodo 1N4007 no lugar do resistor de potência, dessa forma não há aquecimento. 

O zener eu acabei reduzindo pra 12V. 

 

 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@.if, eu não estava "questionando" alguma coisa. Estava a pedir as informações que acabaram vindo através do @Renato.88 .

 

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Se está falando daquelas lâmpadas que se parecem com a néon, elas são incandescentes de um pouco mais que 2V.

 

50 delas em série acendem em 110/127V.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 14/09/2021 às 21:23, José Valdemir Marcondes disse:

Conseguiu resolver?

Tente mudar o zener para um 14,5, o capacitor é desnecessário, o primeiro resistor tem que ser de 10k e o do led verde de 1,2k.

Tenho um circuito que estou montando segue projeto 

Materiais

R1 12k

R2 1k

D1 1n4007

D2 led verde de preferência de 20mA alto brilho

D2 led vermelho de preferência de 20mA alto brilho

D4 Zener 14,5V ou 15V

Q1 bc 547 ou equivalente

Funcionamento em 110V o led verde acende, em 220V o Zener conduz fazendo Q1 conduzir acendendo o led vermelho como a tensão sobre os leds é menor, o led verde apaga.

Screenshot_20211008-192449~2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...