Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que define um processador ser melhor que outro


Posts recomendados

boa noite,

 

gostaria de saber qual parametro de um processador (Nº de núcleos, clock básico, clock turbo maximo, cache, velocidade do barramento, etc) define se ele é melhor que um da geração anterior ou em relação a outro dentro da mesma geração.

 

qual parametro mais conta na hora de trocar um processador por outro para se ter maior desempenho geral no pc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, Inki disse:

Bom, não posso te ajudar com essa resposta porque não manjo muito, mas existe esse site que pode te ajudar na hora de escolher um processador

 

http://cpuboss.com

 

Desculpe, mas tanto este site quanto sua versão de placa de vídeo mais atrapalham que ajudam.

 

O que importa é o que o @Atretador disse, testes de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Inki esse site não é confiável, ele usa apenas informações como clock e número de cores/threads para fazer comparações, não leva em conta a arquitetura ou a força de cada núcleo. Recomendo o UserBenchmark porque ele mostra resultados reais de testes feito pelos próprios usuários

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dentro da mesma geração é fácil porque existe uma ordem hierárquica logica, tanto na intel como na AMD. No caso da Core i7 > i5 > i3 e na amd R7 > R5 > R3. Em cada uma dessas categorias geralmente existem 2 ou mais opções e novamente seguindo uma ordem logica de poder. porém, no caso da intel o cpu top de cada categoria são as famosas versões "K" que são desbloqueados para OC caso você tenha uma placa-mãe com chipset "Z", esses cpus costumam ser consideravelmente mais caros do q as versões bloqueadas, logo se você não for fazer um OC decente então nem vale a pena, pois, em stock a diferença entre essas versões são mínimas. Por parte da amd é quase a mesma coisa, porém, todas as cpus da amd são desbloqueados pra OC desde que você use placas com chipsets "B" ou "X", as versões top de cpu da amd tem o "x" no fim da nomenclatura com a promessa de melhores resultados em OC mas na pratica acaba sendo uma loteria e o pessoal meio q ignora esses cpus "x".

Mas o q importa mesmo é qual o seu uso primário no PC, isso q de fato vai definir qual cpu sera sua melhor escolha.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Daniel Lee disse:

@Inki esse site não é confiável, ele usa apenas informações como clock e número de cores/threads para fazer comparações, não leva em conta a arquitetura ou a força de cada núcleo. Recomendo o UserBenchmark porque ele mostra resultados reais de testes feito pelos próprios usuários

Ah ok, eu conhecia esse site também, mas para usuário novato que nem eu, eu preferia o cpuboss porque no final da o vencedor hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas por ser um user que não é muito ligado em informática, usuário comum, eu preferia o cpuboss pelo que falei, mas agora que parei para prestar atenção no site que recomendaram, vi que é bem interessante sim, nunca tinha parado para ver direito por causa do que eu falei do cpuboss hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que define um processador melhor que o outro. Clock, velocidade do barramento fsb, litografia (quanto menor melhor), memoria cache, numero de núcleos reais importa mais que núcleos virtuais(threads), comparando modelos semelhantes da amd e intel, amd ganha em multi core e intel ganha em single core

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Marco Antonio Jr. disse:

O que define um processador melhor que o outro. Clock, velocidade do barramento fsb, litografia (quanto menor melhor), memoria cache, numero de núcleos reais importa mais que núcleos virtuais(threads), comparando modelos semelhantes da amd e intel, amd ganha em multi core e intel ganha em single core

Eu estava comparando Fx8300 com G4560 e vi que o da Intel se sai melhor pelo sites de testes que vi, porém o AMD tem uma memória cachê muuuito mais alta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Inki disse:

Eu estava comparando Fx8300 com G4560 e vi que o da Intel se sai melhor pelo sites de testes que vi, porém o AMD tem uma memória cachê muuuito mais alta

Sim, o clock tambem e tem 8 núcleos nativos, fora que se voce tiver uma boa placa-mãe, water cooler, voce consegue suporte a um bom overclock nesse fx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, Marco Antonio Jr. disse:

O que define um processador melhor que o outro. Clock, velocidade do barramento fsb, litografia (quanto menor melhor), memoria cache, numero de núcleos reais importa mais que núcleos virtuais(threads), comparando modelos semelhantes da amd e intel, amd ganha em multi core e intel ganha em single core

 

Cai no mesmo caso do GPUBoss citado acima, isso são "dados de super trunfo" e isso NÃO FAZ um processador ser mais rápido que o outro.

Litografia não tem absolutamente nada a ver com desempenho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2018 às 20:28, marcelo.br disse:

qual parametro mais conta na hora de trocar um processador por outro para se ter maior desempenho geral no pc?

 

Depende do propósito de cada usuário, mas falando em desempenho geral(usabilidade) você pode escolher aquele que tiver mais desempenho multi-tarefa.

 

Agora em jogos é diferente, vai depender da placa de vídeo que você vai usar com o conjunto, jogos que pretende jogar etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...