Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pcchips 810 Não Quer Aceitar Fx5200 128mb


Alysson_Ferreira

Posts recomendados

:muro:[email protected]

Estou precisando de ajuda, tenho 4 computadores, 2 com placa-mãe pcchips 810L e 2 com M825 ambas com athlon 2.0, memoria de 512 e AGP 4x e windows XP instalado, rescentemente comprei 4 placas de video geforce FX 5200 128 mb e quando fui instalar as placas de video só funcionaram normal nas M825, mas nas 810 ficaram com imagens tremulas e distorcidas e quando coloquei o cd deinstalação foi que piorou tudo, pois não aparecia imagem nenhuma e ate travava o pc, quando reiniava nem abria o windows, ficava com uma imagem escurecida. testei as placas de video que não pegaram nas 825 e funcionaram normal. teria como resolver isso ou seria o caso de ter que trocar a placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é porque sua M810, apesar de ter slot AGP 4x, não é compatível com placas que utilizam AGP 8X em 1.5v.... Sua placa deve ser AGP 4x de uma revisão mais antiga e por isso não vai funcionar com essa FX5200... Melhor evitar usar essa placa de vídeo na M810, pois poderá danificá-la..... Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema pode nem ser as FX5200 usando AGP 8X ou não, apenas a tensão que elas "pedem" para funcionar de acordo com as suas especificações.... No caso da Geforce 4 q você falou, pode ser que ela seja AGP 8X mas seja de uma revisão mais antiga, que ainda não era padronizada pro AGP de 1.5v... E ainda tem mais, qual a versão das suas M810? Se não me engano apenas as versões 7.1 ( ou 7.0 tb ) em diante é que vão trabalhar corretamente com placas AGP 8x mais novas...

A galera chama essas placas ( geralmente vermelhas ) de M810 XP....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Alysson_Ferreira@12 set 2004, 15:36

outro detalhe é que as placas fx 5200 aléde não pegar esquentam muito nessas m810.

É bem capaz então dessas FX5200 não funcionarem nessas M810...Por causa da tensão AGP ser mais alta que a requerida pelas placas, por isso que elas devem estar esquentando e travando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi amigo!!

Cara é o seguinte, toda placa mãe tem um limite de corrente, por isso mesmo tem placas q mesmo q aceitem FSB de 266 você não pode colocar um athlon 2600+ por exemplo por que esse iria ultrapassar os limites da placa, isso ocorre com o slot AGP ele foi projetado para um determinado regime de potencia, como na época em que isso foi feito não havia placas muito poderosas e mesmo q existice a PC chips optou por cortar custos na fabricação e fez a placa com os componentes mais simples possivel!!!! Isso é sua antiga GeForce 4 não consumia tanta energia quanto essa nova FX 5200 entende.... Além do que essa placa tem fama por não ser amigavel com as placas de video of board.... O segredo esta em você mudar de placa como nosso amigo mencionou acima compre uma ECS ou ASRock com chipset 741 ou 741GX ou os Via 266 Pro esses aceitam sua placa com certeza!!!

Pessoalmente agora, eu já time uma 810LMR uma vez mas ainda bem q pude sair dela não q ela tenha me dado problema ( exeto na hora de desabilitar o video On-board ) mas por seu desempenho ser baixicimo!!!! Olha esse chip 741GX é realmente bom cara ele suporta AGP 8X, USB2.0, tem 3 slots pci no caso da ECS e até agora com o semprom q tenho aqui ( um 2200+ rodando a 200Mhz de FSB x 9 total 1800Mhz ) ela não deu pau assim e na compra eu testei com minha placa de video para ver se funcionava o AGP e foi na boa mesmo!!! Mas isso é pessoal pode ser q você não seja tão feliz quanto eu!!!

Até mais

BRUNO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é nem a tensão do slot AGP nem deficiência no suprimento de corrente.

Não é problema de tensão porque a M810 é compatível com o padrão AGP 2.0 (4x, 1,5V), então ele envia a tensão correta à placa de vídeo.

Não é problema no suprimento de corrente porque essa incompatibilidade da M810 acontece tanto com placas mais novas quanto com placas mais antigas. Tente espetar uma SiS305 qualquer com 16MB de memória (que não é nem de longe uma devoradora de corrente) para ver se funciona.

Também não é culpa da PCChips.

Então de quem é a culpa do problema de incompatibilidade da M810 com placas de vídeo?

É tudo culpa do SiS730.

Esse chipset tem alguma coisa no barramento AGP que é fora do padrão (acredito eu que o sistema que desabilita o vídeo on-board quando você espeta uma VGA no slot AGP não é 100% eficiente, falhando com algumas placas de vídeo, causando todos os tipos de tilts que se possa imaginar), o que causa a incompatibilidade com algumas placas de vídeo.

Eu só conheço 4 placas que usam o chipset SiS 730: PCChips M812, PCChips M810, ECS K7SEM e ASUS A7S-VM. A placa da ASUS não tem slot AGP (deve ser por causa do barramento AGP bugado do SiS730). No manual da ECS K7SEM (estou falando da K7SEM V1.X, que era um projeto diferente das M810) também tem uma nota que alerta sobre a limitação do slot AGP da placa. Tem também a placa da Matsonic, mas não conta porque ela é um clone da M810.

Depois eu pesquiso mais sobre isso para reforçar minha tese. Agora já está muito tarde, vou dormir.

OBS: Existe algumas medidas que resolvem alguns problemas relacionados a VGA com a M810. Um deles é desabilitar o suporte ao "Fast Writes" através no programa Riva Turner. Também pode-se tentar diminuir da velocidade do barramento AGP (para 2X, ou até mesmo 1X) utilizando o mesmo programa.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Reforçando, o problema não é incompatibilidade da rversão do agp, nem de problemas de corrente.

O problema é que a M810 é uma placa "bugada" quanto ao seu slot agp, sendo que muito poucas placas funcionam corretamente nele. Sabidamente, as tnt2 e as geforce2MX400 funcionam bem. E praticamente só elas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por coelho72@13 set 2004, 08:19

Reforçando, o problema não é incompatibilidade da rversão do agp, nem de problemas de corrente.

O problema é que a M810 é uma placa "bugada" quanto ao seu slot agp, sendo que muito poucas placas funcionam corretamente nele. Sabidamente, as tnt2 e as geforce2MX400 funcionam bem. E praticamente só elas...

Como disse acima, não é a M810 que é bugada, mas sim o SiS730. A M810 com SiS730 tem 7 revisões de placa e várias atualizações de BIOS. Se o problema do AGP fosse um defeito no projeto da placa, isso logicamente seria resolvido em alguma dessas 7 revisões que ela sofreu. Se fosse um problema de BIOS, logicamente seria resolvido em alguma das atualizações. Fica claro que o problema da M810 quanto a placas de vídeo é uma limitação chipset.

A propósito, você poderia me dizer outra placa além da M810 que use o SiS730 e que o slot AGP funcione 100%???

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 4 semanas depois...

Reforçando, o problema não é incompatibilidade da rversão do agp, nem de problemas de corrente.

O problema é que a M810 é uma placa "bugada" quanto ao seu slot agp, sendo que muito poucas placas funcionam corretamente nele. Sabidamente, as tnt2 e as geforce2MX400 funcionam bem. E praticamente só elas...

eu tentei colocar uma tnt2 na minha m810 e não funcionou não ...

nem ligo o monitor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gente...... na boa o problema é m810 x 5200 x win xp.. podi acreditar.... o win xp tb atrapalha porque aqui em casa eu tenho o win 98 e funciona tudo legal quando eu fui colocar o win xp começou os problemas.. então resolvi deixar o win 98 mesmo ta funcionando tudo na boa <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, uma vz apanhei de uma M810 X FX5200 ...

Minha cliente comprou um jogo para seu filho (rollercoaster tycoon 3), o jogo instalou, mas não rodou devido a insuficiência de video (video onboard).

Sugeri que a cliente comprasse, conforme seu bolso, uma ati9600pro ou se tivesse mal de grana optasse por uma fx5200.

Quando minha cliente pela fx5200 achei que seria só instalar a placa e pronto.

Foi aí que começou a dor-de-cabeça, depois de instalada o micro iniciava tranquilo, as vezes tinha umas borradinhas no video no win XP quando estava no desktop, o jogo rodava com gráficos mal definidos e muitos riscos. Quando colocava minha 9600xt na placa da cliente rodava tranquilo e a fx5200 rodava no meu antigo sistema (barton 2500 @ 2800 + asus A7N8X-X) sem problemas.

Depois de muito sofrer, baixei o riva turner e descobri que o AGP da placa era no máximo 2X, e que pra funcionar a FX5200 tinha que baixar a velocidade de AGP para 1X, tá lá até hoje, quase um ano depois.

Notei que a FX5200 da XFX esquenta muito, muito mais que a geforce mx440 64mb 128bits, coloquei uma cooler de pentium II na placa e ficou em ótima temperatura, mas depois dessa experiência c/ a PCCHIPS, quero distância ... eheheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera, tenho a mesma placa mestruada, auhaeh,e a geforcefx5200, faz mais de um ano q ta rodando aqui, no sufoco mais ta rodando, em barramento 1x, é so diminuir a velocidade pelo rivatuner ou pelo programa do agp da propria pcchips q ta rodando...

mais para rodar no 4x sem condicoes, em 2x roda, mais depois de um tempo trava

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...