Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dobrei a quantidade de ohms que o home theater aguentava e parou de sair som


Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Galera, eu tive a burra e brilhante ideia de ligar dois subs juntos no meu home theater pra ver se ficava bom. Porém eu devo ter faltado a aula de elétrica que explicava o óbvio. Meu home theater estava funcionando perfeitamente, o máximo do sub que ele aguentava era 8 ohms, e era exatamente isso que tinha o sub que eu usava. A questão é que eu tinha outro aqui parado que também tinha essa quantidade de ohms e fui tentar ligas as duas juntas. Ou seja, 16 ohms num home theater que aguenta até 8, eu sei, fui muito animal. A questão é que eu aumentei o volume no máximo, ficou ligado por um segundo e parou de sair som do ht, provavelmente queimei algo dentro dele. Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
2 horas atrás, Mendesigor22 disse:

Galera, eu tive a burra e brilhante ideia de ligar dois subs juntos no meu home theater pra ver se ficava bom. Porém eu devo ter faltado a aula de elétrica que explicava o óbvio. Meu home theater estava funcionando perfeitamente, o máximo do sub que ele aguentava era 8 ohms, e era exatamente isso que tinha o sub que eu usava. A questão é que eu tinha outro aqui parado que também tinha essa quantidade de ohms e fui tentar ligas as duas juntas. Ou seja, 16 ohms num home theater que aguenta até 8, eu sei, fui muito animal. A questão é que eu aumentei o volume no máximo, ficou ligado por um segundo e parou de sair som do ht, provavelmente queimei algo dentro dele. Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Boa tarde e seja bem vindo ao fórum.

 

Nem um equipamento é bom ficar usando no seu máximo, apesar que os equipamento de som de hoje em dia eles tem proteção quando a pessoa exige o seu máximo.

E uma dessas proteções é se auto desligar quando o circuito percebi algo de errado.

Só que essa proteção não é 100% perfeita, no seu caso o HT pode ter deligado por sobre carga na saída do sub.

Possuímos excelente profissionais da eletrônica como muito gente ruim, e isso acontece em qualquer profissão, e se a saída de som queimou e você mande para conserto dificilmente vai ficar como original.

Você não passou o modelo do seu HT do sub que ligou, e você falou que quando ligou os dois juntos, os graves ficaram mais fortes.

Depois desse depoimento fica claro que você ligou os dois em paralelo, se você estivesse ligado em sério não ia causar nem um dano ao HT só ia tocar mais fraco.

Por esse motivo que os fabricantes de HT e som colocam aqueles conectores para ligar as caixas meio fora de padrão, como por exemplo esse da foto para dificultar esse tipo de coisa e facilitar conectar as caixas de som.

home-theater-sony-dav-tz130-51-canais-e-

http://www.autosom.net/artigos/subassoci.htm

Existem formas de tirar um melhor aproveito seja das do sub ou das caixas sattélite para tirar um melhor aproveito sem a necessidade de ligar um monte de alto-falantes.

Agora se você quiser ligar mais um sub também existe uma maneira correta.

 

Att Edvaldo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pelas respostas.

De fato eu agi com muita ignorância, não sei se eu disse isso, mas não percebi diferença diante ao volume do grave não, os dois estavam trabalhando, porém não me parecia que estava com mais grave. Me desculpa a ignorância outra vez, mas como sei se liguei em série ou não? Eu liguei polo negativo cm polo negativo e vice versa. Assim que eu aumentei, na mesma hora o som desligou, ou seja, aparenta mesmo que tenha sido um modo de segurança, o aparelho não quer emitir mais nenhum tipo de som. Por um acaso eu teria como eu saber se tem modo de segurança e se tiver teria como eu desativa-lo?  Postarei foto onde consta o modelo e o tipo de entrada no próximo comentário. Ou talvez se eu conseguir, abaixo 

1531607723168461601357.jpg

1531607816628225335175.jpg

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure no google que tem desenhos de ligação de alto-falante série e paralelo, este também abreviado como // ou ||. Não conheço esse aparelho, pesquise no manual se tem alguma proteção ou aguarde outras respostas.

Deu azar hein, todas as saídas são de 4 ohms exceto a do subwoofer.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ganhando conhecimento aqui, como ambas as caixas tinham 8ohms e a ligação foi feita em paralelo, 8/2= 4ohms.
Uma coisa que não consigo entender, é porque aguentaria se fosse mais ohms que 8, (que é o que ele aguenta) e porque não aguentou se no total tinham 4ohms, que é abaixo do limite '-'


Procurarei o manual e espero que eu tenha dado sorte de ter ativado algum modo de segurança, por favoooooooooooor! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cálculo não é esse. Para dois alto-falantes de 8Ω  é 8x8/(8+8) = 4Ω. Para entender é eletricidade básica, lei de ohm: quanto menor a impedância maior a corrente que circula. Ao baixar de 8 para 4 a corrente dobra e queima a saída por aquecimento excessivo ou desliga a proteção por corrente excessiva. Caso ligasse em série a impedância dobraria e a corrente seria a metade, nesse caso não há sobrecarga na saída. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 horas atrás, Mendesigor22 disse:

Não existe proteção nenhuma, procurei aqui no manual e não há nada que diga que tem alguma proteção =(

 

Difícil vai ser arrumar um lugar pra levar pra arrumar aqui na minha cidade 

Boa noite

 

Fiquei chateado por não ter voltado ao normal seu HT, e uma coisa eu te falo nem sempre ligar mais alto falantes gera o dobro de pressão sonora.

E quanto mais equipamento e alto falantes você usa, mais difícil de tirar um bom resultado.

Quando você ligou o outro sub e você falou que não tocou mais forte, porque um dos alto falantes estavam fora de fase.

Fora de fase é quando um alto falante trabalha fora de sincronismo em relação a outro, e para resolver esse problema é muito simples basta inverter a polaridade (os fio positivo e negativo) de um dos falantes.

Entre no site da LG e ele vão indicar um autorizada mais próxima de sua cidade.

E se você quer tirar um melhor aproveito do graves do seu HT, instale um alto falante de maior sensibilidade, e é claro respeitando a impedância da saída.

O sub original deste HT se não me engano é 6 polegadas, se você pegar um de 10, ou 12 polegadas você ai ter um ganho bastante considerável.

Mudando o lugar de instalação do sub, normalmente quanto mais baixo (no chão é o melhor lugar) e mais próximo da parede melhor.

Boa sorte com o conserto o seu equipamento :thumbsup:

 

Att Edvald

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...