Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC Qual CI (PIC) usar?


Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Estou com um projeto aonde tenho que programar um robô para ele percorrer um labirinto. Aonde tenho que apenas programar dois motores DC para controlar o robô por todo labirinto, vai ser por rotação e graus mesmo, algo simples. Mas não sei qual seria o PIC mais adequado para esse simples projeto de controlar dois motores DC. Help 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então o robô tem que percorrer o labirinto e passar por todos os X que estão em vários pontos diferentes, não dá para usar nenhum sensor já que nenhum teria um bom uso, o que me ajudaria mais seria um ultrassônico, mas analisando bem ele ia mais me atrapalhar do que ajudar. Estou com uma base aonde tem dois motores DC com rodas, uma ponte H em cima para os motores DC e a bateria estou vendo uma que consiga alimentar os motores DC, provavelmente será uma bateria recarregável, e o CI posso optar por adaptar um protoboard para ele ou até usar uma plaquinha 10x10 mesmo . O robô durante o percurso não pode usar nenhum tipo de material externo para se guiar como trilhas ou luz, então tem que ser na base da programação mesmo, aonde com um botão vou iniciar o sistema do carrinho e o CI vai mandar os controles pro motor DC e assim que acabar o ciclo ele para. E minha duvida é qual seria o melhor CI para apenas controlar a velocidade dos motores depois que eu apertão o botão para dar inicio.@aphawk

  

adicionado 9 minutos depois

E para controlar os motores pensei em um controle PWM, o problema é que nunca fiz nada parecido antes, de programar apenas um CI para ele ter que trabalhar sozinho sem auxilio de nada, sempre lidei mais com Arduíno e quando precisei utilizar um PIC eu tinha vários componente de auxilio como sensores ultrassônicos. Em uma programação por blocos eu usaria rotações para ser bem preciso, em Arduíno seria algo parecido, mas com PIC tendo que fazer os dois motores funcionarem juntos até determinado ponto, depois fazerem juntos o sentido contrario até metade do percurso e  fazer com que o motor DC esquerdo funcione sozinho para girar o robô em 90 graus... Estou um pouco perdido ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Pedro1617 ,

 

Olha, qualquer Pic servirá, com pelo menos 16 pinos no total, uns 8K de memória flash e uns 368 de Ram, nem precisa ter ADC e nem USB...

 

Acho que um velho Pic16F877A servirá, mas outros menores podem servir, como o 16F648A, embora tenha apenas 256 bytes de Ram e pode te atrapalhar na programação.

 

Se preferir algo bem mais moderno, um 18F452 vai te atender não só nesse projeto, mas em outros bem mais complicados, e tem recursos de sobra !

Eu usaria um desses.

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...