Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero montar um PC, mas tô muito desorientado, n sei o que fazer


Posts recomendados

Bem o texto vai ser longo provavelmente, porque vou explicar por tudo o que passei para tentar resolver meus problemas, então só ir pro final que minhas dúvidas vão estar lá, se puder me ajudar, agradeço desde já.

 

Bem tudo começou quando o pc daqui de casa, de 8 anos queimou. (Isso ae, eu tinha um pc de 8 anos em casa kkkkkj). Bem então eu decidi montar um pc bom, que rodasse qualquer jogo com um fps razoável, mesmo que eu precisasse diminuir a qualidade pra isso. Então eu resolvi pesquisar muito sobre pcs, até q resolvi pedir ajuda a um amigo.

 

Bem ele me passou uma configuração segundo ele bem razoável, n era algo surpreendentemente bom, na vdd era um pc mediano, mas para a quantia que eu pretendo gastar está ok.

 

Ele disse inicialmente que a configuração iria sair por uns 2800, e foi a seguinte:

AMD RyzenTM 3 2200G
Gtx1050 ti
2 chips de 4gb ddr4
Fonte 500W (evga ou corsair)
HD 1TB de qualquer marca mesmo
ASUS PRIME B350M-A DDR4 LED USB 3.1 AM4 

 

Bem ele me garantiu que era compatível, só montar e ok, mas eu resolvi recorrer a uma segunda opinião, então fui a uma loja em Madureira, bairro perto de onde eu moro, e pra minha surpresa o técnico tentou me enganar, querendo q eu pagasse quase o dobro por uma configuração inferior, eu fingi q estava caindo no truque e pedi o contato, nem preciso dizer q joguei em qualquer canto o papel q ele deu né?

 

Como eu já estava meio desconfiado resolvi ir atrás por mim mesmo, comprar as peças por conta própria e depois achar alguém pra montar, resolvi ir a uma loja de conserto de pcs pra perguntar quanto sairia a montagem se eu levasse as peças e tal, o atendente disse 120 (preço q aliás achei bem salgado) mas pra minha surpresa ele me recomendou um site para comprar peças chamado BoaDica, e me deu vários conselhos para a montagem, fiquei muito feliz com aquele atendimento.

 

Bem eu já iria hj mesmo comprar e levar para montar essa mesma configuração, até q resolvi ver melhor essas peças antes de comprar, e vi q essa cpu era bem cara e fraca, e mudando o processador eu precisaria mudar a placa-mãe e etc.

 

(SENDO MAIS DIRETO)

 

O que eu quero afinal? Bem, duas coisas, quero saber se existe algum jeito de conhecer a reputação desses anunciantes do BoaDica, mas principalmente quero a melhor configuração possível com o valor que posso pagar. Eu tenho até então o seguinte:

 

GTX 1050 Ti

Amd fx 8300 b.e.

Asus b350m-a

(2x4gb) ram ddr4
Fonte 500W corsair

E o Hd de 1tb

 

Vai sair por uns 2700 mais ou menos, só q n tenho certeza nem da compatibilidade da configuração, nem se é o melhor que posso comprar, quero gastar até 2800 sem ser o gabinete. Alguém pode me ajudar com isso? (E se possível me recomendar um bom tamanho pro gabinete)

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu amigo passou o mais correto. FX hoje é andar pra trás.

Mas, se você vai tacar VGA aí (1050TI) não precisa pegar o 2200G. Veja se não acha um R5 1400 aí no boa dica.

 

E memória, pega apenas um pente de 8GB.

 

PS: Boa dica é apenas pra ver preço, pois tu vai ter que ir até a loja e comprar, então não tem muito dessas de reputação, afinal você vai estar ali.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ToDesocupado @Phoenyx Fx? Que fx? Desconheço haushuahs

adicionado 2 minutos depois

@ClinkLinck Entendi, mais uma vez muito obrigado, vou dar uma olhada com calma no link.

adicionado 4 minutos depois

Mas gente e quanto as outras peças? Ta tudo certo, a placa-mãe está boa? E por que um só pente de 8gb?

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ToDesocupado Porque mais pra frente tu vai colocar 16GB, e quanto menos pentes melhor para desempenho e evitar dores de cabeça.

Se você fosse ficar com o video onboard aí sim o dual channel seria essencial, mas no seu caso em específico não.

 

Tá tudo certo com as peças, desde que você não queira enfiar um FX.

Eu correria atrás de um R5 1400 hein, melhor que o 2200G no seu caso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae

 

Eu fiz um upgrade no meu PC, em uma situação parecida, queria jogar (eu não quero rodar tudo top) e não ligo para tudo full e etc. Investi em um Ryzen R3 2200G porque vem com placa de vídeo integrada, já roda uns jogos legaiszinhos, coloquei com minha placa GTX760 (que alguns me disseram que não precisava) só para ajudar um pouco.

 

Bom, eu não sou viciado em games ou informática, mas gosto de ir pesquisando, parecido com o que tu estás fazendo, e montei meu PC tranquilamente (falo montar mesmo, montar as peças) e sei que hj é fácil.

 

Eu sempre tento montar PC ou comprar peças pesquisando nos sites da Pichau, Kabum e Mercado Livre, normalmente processadores sai mais barato nessas lojas, mas coisas como memórias eu acho bom os valores no ML. Estou montando um computador para a loja que trabalho e vou fazer assim.

 

Se quiser montar, escolhe o processador e ve a soquete dele, escolhe a placa-mãe a partir daí, e já ve as informações sobre memória RAM, se é DDR3 ou DDR4.

 

Do que foi falado aí só discordo sobre a memória, na minha opinião é melhor 2x4GB do que 1x8GB

 

vou pesquisar umas configurações aqui e logo posto

 

------------

 

EDTI:

COMPUTADOR PICHAU HOME EXPRESS, RYZEN 5 2400G, 4GB DDR4, HD 1TB, GM-13T9 - pesquisei essa configuração com 8GB ao invés de 4GB - R$1.685,14 te sobraria ainda mais de R$1000 para investir em uma placa (ah e vem com 2TB apesar do título de 1TB)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ToDesocupado Sim, vale, a não ser que você queira trocar de PC no ano que vem por ter comprado o processador errado. O barato sai caro, fora que você teria que pegar memória DDR3, enfim, é cilada Bino.

 

Gabinete é o de menos, escolhe isso depois. Com 200 pilas tu pega um gabinete legal já.

 

@Inki Ele não vai usar o video integrado, melhor fazer dual channel depois com 2x 8GB do que 4x 4GB ou sandice aleatória (4+4+8).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Phoenyx disse:

 

@Inki Ele não vai usar o video integrado, melhor fazer dual channel depois com 2x 8GB do que 4x 4GB ou sandice aleatória (4+4+8).

 

Ele ainda não decidiu, vamos ver hehe. E ele pode vender as dele e depois comprar com mais, enfim...

 

3 minutos atrás, ToDesocupado disse:

@Inki Eu também não entendi a razão de uma só de 8gb, enfim, obrigado mano. você disse que montou você mesmo, n teria algum link para que eu possa ver como se faz? Vou ver se consigo aprender, caso não, pago pela montagem mesmo.

 

Eu procurei vídeos no youtube, acabei usando um do Adrenaline eu acho e mais alguns só para confirmar uhauha, o do Adrenaline tem uma hora, mas é só enrolação, é só ir adiantando e ve o que serve, que no total deve ser uns 20 min no máximo hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Phoenyx disse:

@ToDesocupado Sim, vale, a não ser que você queira trocar de PC no ano que vem por ter comprado o processador errado. O barato sai caro, fora que você teria que pegar memória DDR3, enfim, é cilada Bino.

 

Gabinete é o de menos, escolhe isso depois. Com 200 pilas tu pega um gabinete legal já.

 

@Inki Ele não vai usar o video integrado, melhor fazer dual channel depois com 2x 8GB do que 4x 4GB ou sandice aleatória (4+4+8).

Mano, você ta me dando dicas muito boas, você n sabe como eu agradeço pela sua ajuda, mas eu tb n entendo todos os termos técnicos, por que eu teria que pegar a ddr3? E quanto ao "não usar vídeo integrado", eu terei que fazer alguma configuração para fazer a placa de vídeo externa ser usada como padrão?

adicionado 1 minuto depois

@Inki Obrigado, vou ver assim que puder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, ToDesocupado disse:

Mano, você ta me dando dicas muito boas, você n sabe como eu agradeço pela sua ajuda, mas eu tb n entendo todos os termos técnicos, por que eu teria que pegar a ddr3? E quanto ao "não usar vídeo integrado", eu terei que fazer alguma configuração para fazer a placa de vídeo externa ser usada como padrão?

 

Pois é, estou te ajudando porque não sou da área da informática, então te entendo, o que sei foi por pesquisas mesmo hehe

 

É que alguns processadores (e/ou placa mães) trabalham com memória DD3, outros DD4 (falando de cenário atual) e isso vem específico na descrição do produto, tipo, tu decidiu por exemplo pelo Ryzen R3, vai dizer que é soquete AM4, quando tu for procurar a placa-mãe para ele, tem que ser uma placa soquete AM4 (não precisa saber o que significa AM4, só lê o que pede e vai atrás uhauha), daí a placa vai estar lá... "placa tal, AM4, DDR4"... significa que essa placa trabalha só com memórias DDR4.

É simples

adicionado 7 minutos depois

Uns exemplos de configurações que tu consegue com esse valor que você falou (considerando que fiz uma busca rápida só para exemplos):

 

COMPUTADOR PICHAU GAMER, I3-8100, GEFORCE GTX 1050 2GB, 8GB DDR4, HD 1TB, 500W, MAGPIE = R$2.699,99

https://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-i3-8100-geforce-gtx-1050-2gb-8gb-ddr4-hd-1tb-500w-magpie

 

COMPUTADOR PICHAU MOBA BOX, I3-7100, GEFORCE GTX 1050 TI 4GB, 8GB DDR4, 1TB, 500W, CARRIER = R$2.762,85

https://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-moba-box-i3-7100-geforce-gtx-1050-ti-4gb-8gb-ddr4-1tb-500w-carrier

 

COMPUTADOR PICHAU RTB MOBA, Core i5-7400, GEFORCE GTX 1050 2GB, RAM 8GB DDR4, HD 1TB, 500W, MAGPIE = R$2.836,30

https://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-rtb-moba-intel-i5-7400-geforce-gtx-1050-2gb-ram-8gb-ddr4-hd-1tb-500w-magpie

 

São só exemplos de uma busca rápida, não estou recomendando, apesar de que com esse orçamento que tu falaste, são consideráveis, e já vem com gabinete, normalmente eu uso esses PCs prontos como base para pesquisar peça por peça, ver se eu encontro algo melhor para trocar, no mesmo valor, ou se acho a mesma peça mais barato em algum outro lugar. No site da Pichau também tem a parte de monte seu computador, e daí tu vai jogando ali como pensa em montar o PC.

 

E como já vem com o gabinete, pode add o valor aí e pegar alguma configuração mais forte ainda hehe,

 

Mas essas são dicas de alguém que está longe de dominar a área, vale a pena esperar opinião de quem manja mais hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ToDesocupado disse:

@Inki é que o gabinete eu já tenho em casa ahsuahs, mas a explicação da placa-mãe foi ótima mano, valeu

adicionado 0 minutos depois

@Phoenyx Fx? Eu realmente não sei do que está falando hehehe

 

FX é a abreviatura do processador que tu falou "Amd fx 8300 b.e."

 

Enfim, com um orçamento que nem o seu, não tem porque investir nesse processador mesmo, eu com um orçamento bem menor comprei um R3 mesmo assim hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ToDesocupado Olá amigo, tudo bom? Eu tive trabalho p pesquisar para voce aqui, então veja o que voce acha das possibilidades:

 

1) R$ 2708 PC Ryzen 5 + 8 gb memoria + 1 tb + placa de video 1050 Ti 4 gb comprando peça por peça a dedo

2) R$ 2708 R5 + 8 gb memoria + 1 tb + placa de video rx 550 2 gb Pc ja vem prontinho

3) R$ 2689 R3 + 8 gb memoria + 1 tb + placa de video 1050 ti 4gb pc ja vem prontinho

 

Claramente na primeira opção voce leva um processsador mais forte e uma placa de video boa porém tera o trabalho de comprar pc por peça e montar.

 

Comentando cada opção:

 

1) Eu pesquisei site por site para verificar cada peça. A memoria esta com apenas 1 pente de 8 gb para q você possa fazer upgrade no futuro com outra memoria de 8 gb e assim aproveitar a memoria q ja tem nao tendo que jogar fora. Como observação, da uma checada nessa placa-mãe .

 

AMD Ryzen 5 2400G Quad-Core 3.6 GHz R$ 638,90 ( OBS EDITADO: kabum aumentou o preço de um dia pro outro !!!!! sacanagem vei, mas procura outros processadores na cissa magazine, guerra digital, pichau q tem preços bons dai você escolhe o modelo q quer )

placa-mãe BIOSTAR RACING B350ET2 DDR4 AMD AM4  R$ 389,90

https://www.terabyteshop.com.br/produto/8168/placa-mãe-biostar-racing-b350et2-ddr4-amd-am4

Pente De Memoria Crucial 8gb Ddr4 2400 Mhz R$389,98
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1064423422-pente-de-memoria-crucial-8gb-ddr4-2400-mhz-_JM

HD Interno WD Blue 1TB SATA III 6GB/s 7200 RPM WD10EZEX R$ 204,25
https://www.cissamagazine.com.br/hd-interno-wd-blue-1tb-sata-6gb-s-7200-rpm-wd10ezex

FONTE CORSAIR VS500 80PLUS WHITE PFC ATIVO 500W  R$205,52
https://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-corsair-vs500-80plus-white-pfc-ativo-500w-cp-9020118-la

PLACA DE VÍDEO ASUS GEFORCE GTX 1050 TI 4GB PH-GTX1050 TI-4G GDDR5 R$ 879,90
https://www.terabyteshop.com.br/produto/7313/placa-de-video-asus-geforce-gtx-1050-ti-4gb-ph-gtx1050ti-4g-gddr5-pci-exp


Total R$ 2708,45

 

2) R$2.708,28 COMPUTADOR PICHAU GAMER RTB SOBEK, RYZEN 5 2400G, AMD RADEON RX 550 2GB, RAM 8GB DDR4, HD 1TB, 500W, POUTER

https://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-rtb-sobek-ryzen-5-2400g-amd-radeon-rx-550-2gb-ram-8gb-ddr4-hd-1tb-500w-pouter

 

3) R$2.689,41 COMPUTADOR PICHAU GAMER RTB RYZEN 3 2200G, GEFORCE GTX 1050 TI 4GB, RAM 8GB DDR4, HD 1TB, 500W, CROPPER GLASS

https://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-rtb-ryzen-3-2200g-geforce-gtx-1050-ti-4gb-ram-8gb-ddr4-hd-1tb-500w-cropper

 

Abraços e boa sorte amigo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...