Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Daniel Lee

Criando um power bank com células de notebook

Recommended Posts

Boa tarde, tenho 8 células 18650 que retirei de baterias de notebook e gostaria de fazer um power bank para carregar meu celular. Pelo que pesquisei preciso de duas coisas: uma forma de carregar as células e um módulo step-up de 4,2v para 5v para carregar o celular.

1- Eu tenho um carregador de baterias de 4.2v 3A (foto abaixo), posso usar ele para carregar as células? E posso carregar mais de uma ao mesmo tempo? Vi um vídeo em que o cara carregou cada célula com 300mA então tecnicamente eu poderia ligar as 8 em paralelo para um total de aproximadamente 370mA (3000mA / 8) por célula sem risco de explosão?

2- Cada célula carregada fornece 4,2v, seria melhor ligar 4 pares em série e depois em paralelo (vide imagem) para ter 8,4v e usar um regulador para abaixar para 5v ou ligar tudo em paralelo e usar um módulo step-up de 4,2 para 5v?

Lembrando que prefiro montar tudo sem ter que comprar nenhum circuito pronto, possuo várias sucatas de placa-mãe e fontes atx para retirar componentes.

P_20180715_115047.jpg

esquema.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Daniel Lee disse:

Boa tarde, tenho 8 células 18650 que retirei de baterias de notebook e gostaria de fazer um power bank para carregar meu celular. Pelo que pesquisei preciso de duas coisas: uma forma de carregar as células e um módulo step-up de 4,2v para 5v para carregar o celular.

1- Eu tenho um carregador de baterias de 4.2v 3A (foto abaixo), posso usar ele para carregar as células? E posso carregar mais de uma ao mesmo tempo? Vi um vídeo em que o cara carregou cada célula com 300mA então tecnicamente eu poderia ligar as 8 em paralelo para um total de aproximadamente 370mA (3000mA / 8) por célula sem risco de explosão?

2- Cada célula carregada fornece 4,2v, seria melhor ligar 4 pares em série e depois em paralelo (vide imagem) para ter 8,4v e usar um regulador para abaixar para 5v ou ligar tudo em paralelo e usar um módulo step-up de 4,2 para 5v?

Lembrando que prefiro montar tudo sem ter que comprar nenhum circuito pronto, possuo várias sucatas de placa-mãe e fontes atx para retirar componentes.

P_20180715_115047.jpg

esquema.png

Você não deve ligar as baterias de lítio em série sem um sistema que monitore e faça o balanceamento de carga nelas.

Sem um sistema desses, você só pode ligar elas em paralelo.

Você pode usar esse seu carregador para carregar elas em paralelo e usar outro circuito regulador de tensão para gerar os 5v. Não conheço esse carregador que você mandou foto e não sei se ele faz o monitoramento de carga, mas existem vários módulos para carregar baterias de lítio que são muito bons baseados no Tp4056, e que suportam monitoramento de carga. São super baratos, menos de 10 reais. Eu recomendo que você use um desses para que a carga das baterias seja monitorada e ela não danifique por sobrecarga.

Porém quanto mais baterias você por em paralelo, mais vão demorar para carregarem.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais