Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criando um power bank com células de notebook


Posts recomendados

Boa tarde, tenho 8 células 18650 que retirei de baterias de notebook e gostaria de fazer um power bank para carregar meu celular. Pelo que pesquisei preciso de duas coisas: uma forma de carregar as células e um módulo step-up de 4,2v para 5v para carregar o celular.

 

1- Eu tenho um carregador de baterias de 4.2v 3A (foto abaixo), posso usar ele para carregar as células? E posso carregar mais de uma ao mesmo tempo? Vi um vídeo em que o cara carregou cada célula com 300mA então tecnicamente eu poderia ligar as 8 em paralelo para um total de aproximadamente 370mA (3000mA / 8) por célula sem risco de explosão?

 

2- Cada célula carregada fornece 4,2v, seria melhor ligar 4 pares em série e depois em paralelo (vide imagem) para ter 8,4v e usar um regulador para abaixar para 5v ou ligar tudo em paralelo e usar um módulo step-up de 4,2 para 5v?

 

Lembrando que prefiro montar tudo sem ter que comprar nenhum circuito pronto, possuo várias sucatas de placa-mãe e fontes atx para retirar componentes.

 

 

P_20180715_115047.jpg

esquema.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Daniel Lee disse:

Boa tarde, tenho 8 células 18650 que retirei de baterias de notebook e gostaria de fazer um power bank para carregar meu celular. Pelo que pesquisei preciso de duas coisas: uma forma de carregar as células e um módulo step-up de 4,2v para 5v para carregar o celular.

 

1- Eu tenho um carregador de baterias de 4.2v 3A (foto abaixo), posso usar ele para carregar as células? E posso carregar mais de uma ao mesmo tempo? Vi um vídeo em que o cara carregou cada célula com 300mA então tecnicamente eu poderia ligar as 8 em paralelo para um total de aproximadamente 370mA (3000mA / 8) por célula sem risco de explosão?

 

2- Cada célula carregada fornece 4,2v, seria melhor ligar 4 pares em série e depois em paralelo (vide imagem) para ter 8,4v e usar um regulador para abaixar para 5v ou ligar tudo em paralelo e usar um módulo step-up de 4,2 para 5v?

 

Lembrando que prefiro montar tudo sem ter que comprar nenhum circuito pronto, possuo várias sucatas de placa-mãe e fontes atx para retirar componentes.

 

 

P_20180715_115047.jpg

esquema.png

Você não deve ligar as baterias de lítio em série sem um sistema que monitore e faça o balanceamento de carga nelas.

Sem um sistema desses, você só pode ligar elas em paralelo.

Você pode usar esse seu carregador para carregar elas em paralelo e usar outro circuito regulador de tensão para gerar os 5v. Não conheço esse carregador que você mandou foto e não sei se ele faz o monitoramento de carga, mas existem vários módulos para carregar baterias de lítio que são muito bons baseados no Tp4056, e que suportam monitoramento de carga. São super baratos, menos de 10 reais. Eu recomendo que você use um desses para que a carga das baterias seja monitorada e ela não danifique por sobrecarga.

Porém quanto mais baterias você por em paralelo, mais vão demorar para carregarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...