Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor atual compatível com o antigo D712 04G-D da Mitsubishi


Posts recomendados

12 horas atrás, BCP disse:

@Henrique - RJ Essa loja que você esta procurando, esta meio desfalcada, esses mosfets são comuns e fácil de encontrar, é como o @Sérgio Lembo disse, se não tem o 2n60 pode colocar um de maior corrente, o primeiro número do Fet é a corrente, o número depois do "N" é a tensão com um zero a menos, então você pode colocar um 4N80 (4A/800V) ou um 7N60 ou 80...

Pode colocar até um 12N60 (12A/600V), o único problema é que quanto maior a corrente, maior o preço da peça também...

Eu telefonei várias vezes para umas três lojas e em nenhuma tinha esses mosfets, só tinham o TIP41C.

 

Achei o 5N80 a R$8,30 em outra loja que tem também o TIP41C a R$2,00 só que é bem mais distante.

 

Isso que vocês chamam de canal N é por ser NPN ou por ser base ou emissor N ?

 

NPN significa neutro ( N ), positivo ( P ), neutro ( N )  ?

 

Eu não estaria tentando reparar se houvesse aqui no Rio quem consertasse esses aparelhos e que fosse por bom preço ( até já houve para fontes de PC mas desistiram desse tipo de serviço devido ao preço alto das peças e para a calculadora de mesa querem cobrar mais de 150 reais ) mas está sendo divertido esse hobby.

 

Nunca pensei que fosse me interessar tanto por eletrônica. É prazeroso descobrir os defeitos, conseguir repará-los e vê-los funcionar novamente.

 

Hoje devo tentar ligar para uma lista de lojas mais próximas do meu local.

------------------

EDIT

Descobri porque a maioria das lojas que vendem componentes eletrônicos aqui no Rio não possuem esses tipos de transistores.

 

É que elas são especializadas na venda de peças para TVs que é exatamente o que mais fazem as oficinas ou seja, o reparo de TVs que é o que dá dinheiro para elas.

 

Nem adiantou eu ter feito uma lista dessas lojas. Vou ter que ficar com o 5N80 que consegui.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O funcionamento de um transistor mosfet é diferente do transistor bipolar NPN ou PNP.

Esse tópico abaixo possui alguns links que vai te ajudar bastante...

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1138072-mosfets-como-entender-o-funcionamento/

 

PS: Esse 5n80 vai te servir para colocar no lugar do 2N60 tranquilo...

O Tip41C vai te servir para substituir o D712...

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Isso que vocês chamam de canal N é por ser NPN ou por ser base ou emissor N ?

Nesse caso segue a mesma ideia, onde Mosfet canal N é acionado com tensão positiva entre Gate e Source. A corrente da carga circula entre Dreno e source. 

 

No transistor NPN ocorre o mesmo, mas nesse caso muda o nome para base e emissor. A corrente da carga circula entre coletor e emissor. 

 

Com mosfet canal P e transistores PNP as correntes passam a ser negativas, ou seja, com sentido invertido. 

 

Usamos os dois transistores ou mosfets juntos formando pares quando precisamos de circuitos que o sentido da corrente elétrica precisa ser invertido. Ex.: controle de motores e amplificadores de som. 

 

23 horas atrás, Henrique - RJ disse:

NPN significa neutro ( N ), positivo ( P ), neutro ( N )? 

A letra N significa negativo, pode reparar que o emissor do transitor D712 está ligado no negativo da fonte. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Henrique - RJ O Emissor não precisa ser ligado ao terra (Negativo da fonte) obrigatoriamente! Em inúmeros circuitos existe um resistor uma bobina, e dependendo do circuito, ele não vai ao terra/negativo, mas vai para uma "carga" ou um circuito a ser alimentado...

 

Posso estar enganado, mas esse D712 na calculadora, pode estar fornecendo corrente para o motor da impressora...

Ai o emissor dele estará ligado ao positivo do motor da impressoda da calculadora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP

 

O que percebo aqui com o multímetro é que, pela serigrafia, o coletor é que está ligado ao positivo e esse transistor é sim o que alimenta a impressora da calculadora.

 

----------------------

EDIT

 

@BCP

 

Agora uma coisa curiosa.

 

O mosfet SVF2N60F da fonte ( C3Tech 350W ) que estava entrando em curto é o mesmo de outras duas fontes ( Coletek 350W e Thermaltake 350W ) com defeito que deram problema nele também, no caso o C5353 só que não entraravam em curto.

 

Assim, vou ter que comprar 3 mosfet 5N80, a R$8,30 cada um, para atender as 3 fontes com defeito que estavam paradas aqui faz tempo por falta de solução.

 

Interessante como essas 3 fontes foram apresentar problema no mesmo ponto do primário. Deve ser alguma deficiência no projeto delas que pelo jeito são do mesmo fabricante ( E161451 Channel Well http://www.10stripe.com/articles/who-made-your-power-supply.php )

 

---------------------------

EDIT2

 

Este vídeo bobinho abaixo me ajudou bastante a entender o funcionamento dessas fontes:

 

 

O rapaz começa logo falando justamente nesse transistor 2N60 que é o que deu defeito nas 3 fontes aqui.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Henrique - RJ disse:

5 amperes e 800 volts são os limites suportáveis no 5N80 ?

 

Então o 5N80 é mais resistente que o 2N60 ?

Isso aí, suporta mais potência. 

Só que na hora de um curto, queima do mesmo jeito. Se tratando de tensão da rede elétrica nenhum componente desses segura um surto de tensão. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Mestre88 disse:

Isso aí, suporta mais potência. 

Só que na hora de um curto, queima do mesmo jeito. Se tratando de tensão da rede elétrica nenhum componente desses segura um surto de tensão. 

 

Mas esse 5N80 então não deve queimar ou se danificar tão fácil quanto o C5353 ou o 2N60 em caso de curto interno no hardware ( ele não deverá ser mais o componente mais fraco do circuito dessas 3 fontes como antes ).

 

Acho que é por isso que elas aqui têm um varistor bem grande na entrada ( a Thermaltake ainda tem capacitores e bobina ).

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Acho que é por isso que elas aqui têm um varistor bem grande na entrada ( a Thermaltake ainda tem capacitores e bobina ).

Varistor serve para o caso da fonte receber um raio, o Varistor queima primeiro junto com o fusível e desliga a fonte. Muitas vezes o negócio é tão rápido que não acontece desse jeito e a fonte queima primeiro. 

Os capacitores e bobinas não vem em todas as fontes, só nas de marca mesmo. Nas xing ling não tem. 

Servem como filtro não deixando a fonte receber nem enviar interferência de outros aparelhos ligados na mesma instalação. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam só o que é a ignorância de uma criatura em um assunto que já acha que sabe tudo sobre o mesmo.

 

As peças chegaram ontem e eu, todo alegre com a possibilidade de reparar as 3 fontes com defeito e a antiga calculadora de mesa, fui testar elas com multímetro desses baratinhos e qual não foi a minha decepção, os 4 mosfet pareciam estar todos com defeito ...

 

Então concluí, devem ser mosfet da China, esses chineses só vendem lixo para o mundo ...

 

Algum tempo depois, voltei a ficar intrigado com o ocorrido e me questionei ... deve ter algo errado com essa forma de testar que eu aprendi vendo vídeos no YouTube. Matutei, matutei, olhei o datasheet e reparei que a corrente de trabalho desses mosfet não é nada desprezível e que deveria ser bem acima de um mosfet de um circuito de placa-mãe, por exemplo.

 

Foi então que conclui, mas quanta ignorância minha, logo eu que achava que tinha nascido sabendo tudo ...

 

Vocês poderiam me confirmar isso ? Há multímetros que se aplicam componentes de correntes maiores e outros de menores ?

 

É por causa dessa ignorância que já acabei com duas placas-mãe velhas, duas impressoras também velhas e com outros aparelhos.

 

A humanidade tropeça muito ...

 

---------------------------------------------

EDIT

 

Não é possível ...

Acabei de instalar dois desses mosfet em dois dos aparelhos e os mesmos continuam sem funcionar.

 

Acho que fui sacaneado pelos chineses mesmo e de novo ( a primeira vez foi uma cabeça de impressão de uma impressora que me mandaram queimada; nome do vendedor chinês: lixuan ).

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Mas pode o mosfet não comutar no multímetro na escala de diodos ?

Apenas medindo a continuidade temos somente valores de resistência bem altos, exceto quando  medir o diodo interno (se tiver).

Sobre fazer ele comutar com o multimetro nem sempre da certo, depende do tipo de multimetro e do tipo de mosfet a ser testado.

Eu costumo testar usando uma fonte externa de 24V ou 12V com um resistor de 10k em série.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Mestre88 disse:

Apenas medindo a continuidade temos somente valores de resistência bem altos, exceto quando  medir o diodo interno (se tiver).

Sobre fazer ele comutar com o multimetro nem sempre da certo, depende do tipo de multimetro e do tipo de mosfet a ser testado.

Eu costumo testar usando uma fonte externa de 24V ou 12V com um resistor de 10k em série.

 

Então o teste feito no vídeo abaixo não pode ser feito no 5N80 ou no TIP41C ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Então o teste feito no vídeo abaixo não pode ser feito no 5N80 ou no TIP41C ?

O TIP41C não é mosfet, é BJT. Geralmente só medindo suas resistência da pra saber se está bom, pois se comportam como diodos. Entre B e C um lado passa outro não, entre B e E a mesma coisa e entre C e E não passa de nenhum lado.

 

O mosfet é como eu disse acima, nem sempre da certo. Não dá pra saber quais modelos funcionam e quais não. Por isso sempre testo com fonte externa, assim tem tensão de sobra pra fazer ele comutar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Mestre88 disse:

O TIP41C não é mosfet, é BJT. Geralmente só medindo suas resistência da pra saber se está bom, pois se comportam como diodos. Entre B e C um lado passa outro não, entre B e E a mesma coisa e entre C e E não passa de nenhum lado.

 

O mosfet é como eu disse acima, nem sempre da certo. Não dá pra saber quais modelos funcionam e quais não. Por isso sempre testo com fonte externa, assim tem tensão de sobra pra fazer ele comutar.

 

O multímetro usa uma bateria de 9V. Essa tensão não seria o suficiente para testar esse 5N80 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Não. Esse Mosfet comuta com 10V, veja:

http://www.unisonic.com.tw/datasheet/5N80.pdf

 

 

10V e 1,3A ?

 

De fato, o tal TIP41C apresenta esse comportamento como você mencionou ( B > C conduz, B > E conduz, C > B não conduz, E > B não conduz e E >< C não conduz ), então está normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar instalar os outros 2 mosfet 5N80 nas outras duas fontes com defeito pra ver se consigo recuperar elas.

 

São fontes genéricas hoje na faixa de 60 reais e por isso não dá para ficar trocando outros componentes caso os encontrasse pelo custo x benefício penso eu.

 

Agora, um desses 3 mosfet 5N80 novos apresentou condução e por isso desconfio que esteja ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Henrique - RJ disse:

Agora, um desses 3 mosfet 5N80 novos apresentou condução e por isso desconfio que esteja ruim.

Se for entre D e S é normal, tem um diodo ali.

adicionado 2 minutos depois

Se aparecer números abaixo de 100 está ruim. Geralmente os diodos na escala do diodo do multímetro apresentam um valor acima de 300.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Mestre88 disse:

Se for entre D e S é normal, tem um diodo ali.

 

Mas nos outros dois mosfet 5N80 essa condução não ocorreu.

----------------------------------

EDIT

 

@Mestre88

 

Acabei de testar novamente com multímetro, na escala de diodos, os 2 mosfet 5N80 novos que restaram e adivinha ? Um deles começou a comutar/chavear igual no vídeo acima só que com um detalhe, ele quando conduz vai aumentando a resistência sem parar até o infinito.

 

Estes mosfet 5N80 que comprei definitivamente não devem estar bons.

 

Que coisa chata

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...