Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
SpeKitrO

Como Colocar Fans Extras?

Recommended Posts

pessoal eu estou tendo que colocar umas 4 fans no meu gabinete, e o problema é o seguinte; A minha placa mãe só tem um conector para fan extra, como faço pára adaptar as outras fans?

tem algum dispositivo que sirva para receber todas essas 4 fans de uma vez (semelhante a um "T"), sendo este barato? Se alguém souber de alguma loja virtual, por favor me indique.

E se alguém também souber como adaptar fans para colocá-las direto na fonte, por favor me avise.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, geralmente fan p/ gabinete vem com conector macho e femea, p/ você só utilizar um conector da fonte e ligar os fans do gabinete em serie.. da uma olhada direito se os seus n tem

Compartilhar este post

Link para o post

GERALMENTE vem um adaptador para botar direto na fonte, mas se não vier compra um! É barato... uns 5 reais no máximo...

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por tassio@12 set 2004, 16:51

GERALMENTE vem um adaptador para botar direto na fonte, mas se não vier compra um! É barato... uns 5 reais no máximo...

eu já cheguei a ver esse adaptador, mas eu estava querendo monitorar quantas RPMs as fans estão fazendo, e suponho que se eu espetar na saida da própria placa mãe, então ela irá me dizer isso. Será que se eu puser em serie dá para saber isso, sendo que todas serão do mesmo modelo, ou até de modelos diferentes?

Se alguém poder me ensinar ou passar um link que ensine como fazer uma chave liga desliga para as fans, postem aqui.

Valeu!!! :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Ola,

Bom como nossos amigo falaram você pode comprar o fan com o conector para a fonte, ou você pode fazer uma figaçao com a fonte ... e muito simples fio vermelho com fio amarelo e fio preto com preto .... isso é feito no conector da fonte ! =)

FLws T+

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por shaka[z]in@13 set 2004, 13:28

Ola,

Bom como nossos amigo falaram você pode comprar o fan com o conector para a fonte, ou você pode fazer uma figaçao com a fonte ... e muito simples fio vermelho com fio amarelo e fio preto com preto .... isso é feito no conector da fonte ! =)

FLws T+

Sim! Mas o que estou querendo saber é se tem como fazer um on/off para as fans ou até mesmo controlar a velocidade delas sem precizar ter um FAN CONTROL.

Por favor me ajudem!!! :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

acho que um bom é o VAN NEXUS FAN CONTROLER, acho que é este o nome, num sei direito, tambem tem o HARD CANO 2, mas este num é muito bom! tem varios, é só procurar! :D

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por MITTHO@13 set 2004, 14:14

acho que um bom é o VAN NEXUS FAN CONTROLER, acho que é este o nome, num sei direito, tambem tem o HARD CANO 2, mas este num é muito bom! tem varios, é só procurar! :D

só para esclareçer;

isso é um programa?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado Originalmente por andredasilva@13 set 2004, 18:30

não, é um baybus

alguém sabe me dizer se tem algum artigo na WEB ensinando a fazer uma "espécie" de baybus, só para controlar as fans?

Pois um já pronto é caro pacas!!! :cry:

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade amigo.. muito caro mesmo.

Mas qualquer placa-mãe vem no maximo, estourando mesmo, co 4 entradas para fans.. acho que ja vi 1 de 5, mas ainda tinha até slot ISA.

Mas não aconselho a jogar tanto fan na placa-mãe... você aumenta muito a corrente que corre por ela e pode criar interferencias nas outras tensões que tb estão passando por ela, entende?

Bom.. para você montar 1 so comprando potenciometros e fazendo uma gambiarra cruel na ligação FAN - potenciometro - fonte... aconselho a compra uma 2º fonte para ligar somente os fans, pois se não as tensões irão flutuar muito das nominais.

você não precisa nem comprar o adaptador.. pode desmontar mesmo o encaixe femea do cabo de força da fonte, pois se você olhar com bastante cuidado, verá que tem uma especien de T aberto impedinho que você puxe o cabo e o plug saia, você pegando uma agulha e "desamassando" essas travas, você tira ele com facilidade, daee é só soldar e por dentro de nobo, abrindo novamente as travas antes, claro!!!

Mas para controlar a velocidade, você precisa ter fan´s com 3 cabos! para ter real controle disso, so jogando a $$ na mesa e pegando o hardcano ou coisa assim.. mas cuidado, parece q tem uns que ainda usam pilha AA la dentro, é meio lasqueira!!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por engenheiro_ce2@13 set 2004, 23:52

Verdade amigo.. muito caro mesmo.

Mas qualquer placa-mãe vem no maximo, estourando mesmo, co 4 entradas para fans.. acho que ja vi 1 de 5, mas ainda tinha até slot ISA.

Mas não aconselho a jogar tanto fan na placa-mãe... você aumenta muito a corrente que corre por ela e pode criar interferencias nas outras tensões que tb estão passando por ela, entende?

Bom.. para você montar 1 so comprando potenciometros e fazendo uma gambiarra cruel na ligação FAN - potenciometro - fonte... aconselho a compra uma 2º fonte para ligar somente os fans, pois se não as tensões irão flutuar muito das nominais.

você não precisa nem comprar o adaptador.. pode desmontar mesmo o encaixe femea do cabo de força da fonte, pois se você olhar com bastante cuidado, verá que tem uma especien de T aberto impedinho que você puxe o cabo e o plug saia, você pegando uma agulha e "desamassando" essas travas, você tira ele com facilidade, daee é só soldar e por dentro de nobo, abrindo novamente as travas antes, claro!!!

Mas para controlar a velocidade, você precisa ter fan´s com 3 cabos! para ter real controle disso, so jogando a $$ na mesa e pegando o hardcano ou coisa assim.. mas cuidado, parece q tem uns que ainda usam pilha AA la dentro, é meio lasqueira!!

cara será que com uma Seventeam 350W as tensões irão flutuar mesmo? :goff:

Varias pessoas dizem que as fans quase não poxam energia.

:priv:

Compartilhar este post

Link para o post

voce pode usar um potenciometro linear de 100 ohms para controlar a velocidade dos fans, ai você adapta eles na baia e faz seu proprio baybus...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, realmente se seu pc for apenas esse:

Processador: P4 1.6

Placa-mãe: Asus P4S8X-X

Placa de vídeo: nvidia geforce MX 200 32 MB (temporariamente - preve: Radeon 9800se Powercolor 128MB 256bits)

Mémória: 256 DDR333

Fonte: Troni 320W

HD: 40 GB (samsung)

Não tem como flutuar mesmo não, ela aguenta legal. Mas no meu, estou comprando uma Maxxtro 550W e porei +1 fonte AT so para os coolers.

Config.:

A7N8X-X

XP2400+

Tt Volcano 11+

512mb ddr333@266 2-3-3-6

GeForce 3 64mb/128bits (pretendendo ainda por em DUAL-HEAD)

Sb Live! X-gammer

rede 3C905C-TX

+3 fans 80x80 para gabinete (adicionarei pelo menos +2)

CD-R LD 52x24x52

Hd 20gb WD 5.400rpm + 80gb Sg 7.200rpm

Daee poe +1 placa PlayTv que ta chegando e +1 DVD pelo menos.

:P Foi td por espaço!!!

Acho que aquela ZALMAN com 600W reais foi feita para mim, tipo, caso eu queria usar apenas 1 fonte!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais