Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Halt disconnect


Fred.up

Posts recomendados

Pra quem lê bastante o fórum, principalmente a área de OC, Coolers e outras nerdices do gênero ??? , enfim, quem lê a melhor parte do fórum deve ter visto o Sledge falando que consegue temperatura baixa por causa do tal HALT DISCONECT ativado, não sei se eu sou o único que não sabe, acredito que sim, pois ninguém questionou isto ainda, mas afinal o que é isso, como faço para ativá-lo, ou melhor posso ativá-lo na minha máquina? Putz, se isso der certo, e se não for nenhuma maluquice eletrônica, é uma maravilha, além de baixar a temperatura, pelo o pouco que entendo diminui o consumo elétrico o que eu vou adorar, porque a conta tá cara! =)

Obrigado =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Halt disconect é um estado de operação da cpu. Nesse estado, ele fica ocioso e sem processar muita coisa, como uma hibernação, pronto a trabalhar, mas enquanto não é necessário, fica em estado de pouco consumo. Justamente por não trabalhar muito, gasta pouca energia e reduz o aquecimento.

Esse assunto foi abordado nas revistas PCs nº 25 e 27, e elas fazem menção aos programas do H. Oda (WPCR Set | WPCR edit) e ao Vcool, mais fácil de utilizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por erimouse1@08 Fev. 2003,21:06

O Halt disconect é um estado de operação da cpu. Nesse estado, ele fica ocioso e sem processar muita coisa, como uma hibernação, pronto a trabalhar, mas enquanto não é necessário, fica em estado de pouco consumo. Justamente por não trabalhar muito, gasta pouca energia e reduz o aquecimento.

Esse assunto foi abordado nas revistas PCs nº 25 e 27, e elas fazem menção aos programas do H. Oda (WPCR Set | WPCR edit) e ao Vcool, mais fácil de utilizar.

E isso ai mesmo, eu uso também, mas quanto a baixar o consumo, é o consumo do processador, sua fonte continua consumindo a mesma coisa, portanto, você não vai economizar nada na conta de energia eletrica  :)

Usa o Vcool e testa, não são todas as board´s que fica estavel com o halt ativado, e se não me engano o vcool só funciona em board´s com chipset da VIA.

Valeu !

edit : via agora que sua board tem chipset SIS, acho que o Vcool não funciona, tem que ver se tem outro programa p/ usar, lembro que tem mais um, mas não lembro o nome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Felipe, existe economia sim.

O Halt Disconnect deixa o processador num estado de baixa energia chamado Stop Grant. No Athlon XP o processador fica consumindo cerca de 5 Watts, no novo TBred 9 Watts, e no antigo Athlon Thunderbird meros 1 Watt (tenho que confirmar), contra os 60 e poucos watts quando se encontra em uso normal. Dai que vem o resfriamento (o calor não vem de outro lugar senão do consumo).

Lógico que isso nem vai ser perceptível na conta se você usa pouco e só tem um micro. Faz diferença para quem tem dezenas de micros rodando 24 horas por dias.

Esse aumento de consumo com as gerações do Athlon é justamente um aperfeiçoamento. No antigo Athlon e nas boards também antigas, a estabilidade pode-se dizer que não é a mesma coisa. Já agora, eu tenho testado e não existe problema. Rodo jogos, fazendo download e escutando música com o Winamp de fundo sem problemas. Acho que isso é das tarefas mas pesadas que um usuário doméstico vai fazer. Programas pesados, que fazem a corrente saltar de 5A para 40A também não desestabilizam o micro.

Porque então ele não é ativado por default? Porque em algumas aplicações que necessitam de uso intenso do hardware (IO). Um caso é captura de video. Sem halt já é algo complicado, HD IDE tem que estar desfragmentado ou uma partição vazia, etc.. Com Halt ativado parece que ocorrem perda de quadros. Isso acho que li no próprio site do Vcool, onde o cara testou.

Mas poderia ter uma opção na BIOS para você ativar ou desativar ao seu gosto, com os devidos esclarecimentos sobre seus efeitos. Seria muito melhor.

Edit: Para chipset SIS tem o CPUCooL, mas ele não é freeware. Acho que custa US$13.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos esclarecimentos, mas infelizmente o Halt não me será de ajuda, pois testei o CPUcool, mas ele não suporta minha placa A7S333, a não ser que dê pra eu usar outra placa que tenha o mesmo processador... hum... outra tá aí outra pergunta... alguem usa CPUCool? Se eu escolher outra placa que usa o mesmo chipset q o meu, funciona?... Se não for pedir muito vocês podem me dizer quais placas usam? Se não me engando meu SiS é o 745

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@09 Fev. 2003,00:23

Felipe, existe economia sim.

O Halt Disconnect deixa o processador num estado de baixa energia chamado Stop Grant. No Athlon XP o processador fica consumindo cerca de 5 Watts, no novo TBred 9 Watts, e no antigo Athlon Thunderbird meros 1 Watt (tenho que confirmar), contra os 60 e poucos watts quando se encontra em uso normal. Dai que vem o resfriamento (o calor não vem de outro lugar senão do consumo).

Lógico que isso nem vai ser perceptível na conta se você usa pouco e só tem um micro. Faz diferença para quem tem dezenas de micros rodando 24 horas por dias.

Esse aumento de consumo com as gerações do Athlon é justamente um aperfeiçoamento. No antigo Athlon e nas boards também antigas, a estabilidade pode-se dizer que não é a mesma coisa. Já agora, eu tenho testado e não existe problema. Rodo jogos, fazendo download e escutando música com o Winamp de fundo sem problemas. Acho que isso é das tarefas mas pesadas que um usuário doméstico vai fazer. Programas pesados, que fazem a corrente saltar de 5A para 40A também não desestabilizam o micro.

Porque então ele não é ativado por default? Porque em algumas aplicações que necessitam de uso intenso do hardware (IO). Um caso é captura de video. Sem halt já é algo complicado, HD IDE tem que estar desfragmentado ou uma partição vazia, etc.. Com Halt ativado parece que ocorrem perda de quadros. Isso acho que li no próprio site do Vcool, onde o cara testou.

Mas poderia ter uma opção na BIOS para você ativar ou desativar ao seu gosto, com os devidos esclarecimentos sobre seus efeitos. Seria muito melhor.

Edit: Para chipset SIS tem o CPUCooL, mas ele não é freeware. Acho que custa US$13.

pensei que mesmo com a econimia de energia do processador a fonte continuaria consumindo a mesma coisa, mas tá ai valeu !

também acho que deveria ter uma opção na bios p/ ativar e desativar !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por felipe.bizam@09 Fev. 2003,01:12

pensei que mesmo com a econimia de energia do processador a fonte continuaria consumindo a mesma coisa, mas tá ai valeu !

Isso é porque só passa corrente se existir a demanda. Depende da resistência a passagem de corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...