Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
JOAQUIM ROBERTO

TV LG 42’’ Ligar antena externa UHF através de entradas HDMI, RGB, USB...

Recommended Posts

 

Meu 1º post. Verifiquei dezenas de páginas e centenas de tópicos em “Eletrônicos – Televisores...”, não encontrei minha dúvida. Espero estar postando corretamente. Perdoem-me desconhecimento de algo provavelmente simples:

TV LG 42”, modelo 42LH50YD. A faxineira puxou-a, p/ efeito de limpeza, e o conector de entrada (ANTENA IN) da TV soltou-se, ficando preso no cabo coaxial. Abri a tampa traseira da TV e verifiquei que tal conector é fixo e faz parte da Placa (Principal) LH35/LH50/LH90-EAX60990802(0)-09.05.25-PPH. Pensei em substituí-la. Tanto a LG como assistências técnicas autorizadas informam que tal placa não existe mais no mercado. Técnicos outros informam que podem TENTAR o conserto, SEM GARANTIA, mas o custo é o de uma TV nova 32 ou 37″! Sou leigo e não encontrei maiores detalhes no manual e nem informações simples na Internet.
Consulto: Ora, deve haver uma outra opção de entrada de sinal digital de antena externa UHF numa TV LCD FULL HD, além do conector ANTENA IN p/ cabo coaxial. Será que não há a possibilidade de efetuar a entrada de sinal da antena externa pelo conector de TV A CABO (CABLE IN) ou por conectores tipo HDMI, USB, RGB, etc.? Se sim, como e quais equipamentos são necessários (conversores, cabos, etc.)?
Não faz sentido jogar no lixo uma TV em perfeitas condições só porque não consigo ligar o cabo de antena nela. ANEXO imagem do painel traseiro c/ entradas.
Sou grato por qualquer dica.

 

PAINEL TRASEIRO TV LG 42.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A antena só pode ser ligada ali. Deve ser possível consertar esse conector. Uma outra forma é instalar um conversor digital externo.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O conserto não deveria ser tão caro, parece algo simples. Mas uma solução é comprar um conversor que custa entre 70 a 100 reais e conectar ele ao cabo HDMI a TV.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caros RICARDOV e MATTAUS: A princípio também achei que era simples. Creio que um ponto de solda. Ocorre que o acesso ao ponto é impossível p/ um leigo. Tudo indica que teria de desinstalar a tal placa principal e depois a 'plaquinha' (CABLE IN–ANTENA IN) onde está o conector avariado e fazer o serviço pelo lado interno, e aí reinstalar tudo. Talvez simples p/ um técnico c/ equipamentos/ferramentas apropriados, mas p/ mim impossível. Porém, a vossa informação do CONVERSOR citado é uma dica importante e agradeço muito. 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@JOAQUIM ROBERTO sim, mas não pensei em você mesmo mexer na TV, mas em levar a um técnico.

 

BCP, alguma dica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Realmente não tem muito o que fazer, sugiro ao colega @JOAQUIM ROBERTO, tirar uma foto da placa instalada no TV, e depois remover a placa e leva-la a uma oficina mais antiga de sua Cidade levando junto a ponta que ficou presa no cabo! Esse tipo de serviço era muito comum e fácil de ser executado, o problema que hoje os técnicos parecem ter "preguiça" de um trabalho mais delicado!...

Caso não dê para reparar! A solução apresentada pelo colega @mattaus é a mais viável, e até no preço essa solução pode ser mais vantajosa! 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Ricardov@mattaus@BCP : Consultadas algumas lojas especializadas em "conectores/adaptadores/cabos/ etc.", realmente ninguém conhece um cabo ou equipamento que faça a adaptação/conversão de fio coaxial (2 pinos) p/ HDMI (19 pinos). Mas também sugeriram o CONVERSOR comentado. 

Caro BCP, Já busquei por técnicos locais. O que ocorre é "exatamente" o que você lembrou aí, a total falta de interesse (dos 3 que consultei) em fazer o serviço e a ganância. Querem trocar a peça toda, neste caso a tal placa principal que, no mercado livre (usada e sem garantias) estão pedindo R$ 600 a 800, só a peça. Nova não existe, conforme o próprio fabricante da TV.

Em relação ao conversor, minha preocupação (talvez sem sentido, mas...sou leigo) é que a TV já tem conversor integrado. Mas vou fazer o teste c/ um e posto aqui os resultados.

Por enquanto meu MUITO OBRIGADO. Abraços. 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@JOAQUIM ROBERTO não existe esse adaptador coaxial/hdmi porque os sinais elétricos que passam ali são completamente distintos.

 

Quer dizer, a rigor até existe, que é o próprio conversor. Ele converte o sinal de TV digital em HDMI ou vídeo-componente, conforme o modelo tenha mais ou menos recursos.

 

Quanto a usar o conversor não tem problema, porque será selecionada outra entrada (ex. HDMI1) e não a entrada de Antena, então os sinais não se misturam. O pequeno inconveniente é ter que usar outro controle remoto.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Ricardov , mais uma vez OBRIGADO pela aula... Estou escolhendo hoje uma marca de conversor e comprando pela internet. A princípio verifiquei que o preço médio é o que @mattaus  informou. E tenho que concordar que o custo final será menor que os orçamentos dos tais 'ténicos'  (assim mesmo:'ténicos"... hahahah).  Assim que tiver os resultados, informo aqui. ABRAÇÃO  a todos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×