Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pino da fonte derretendo


Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite, sou novo no fórum e gostaria de saber se alguém poderia me explicar a causa de um problema. Um dos pinos da fonte junto a parte ao qual  estava conectada no cabo derreteram quase que por completo, com alguma dificuldade consegui tirar o cabo da fonte já que estava "grudado". Possuo o computador a quase dois anos com a mesma fonte/cabo etc e nunca havia ocorrido isso, ocorreu apenas apos eu tirar o cabo do  Nobreak pra manda-lo para um conserto e conectar a fonte direto na tomada, após isso a entrada da fonte superaqueceu e derreteu um dos pinos, seria isso um problema com a rede elétrica? 

adefc613-7435-4548-86b7-db87ba9c12f5.jpg

bf303e51-51af-41d4-93c9-a5020b649615.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ProjectRe Caramba mano, qual o modelo da sua fonte? se você tiver ligado um 120 no 220 ai complica amigo, fora que eu aconselho você a comprar um filtro de linha amigo. O nobreak transformava a tensão, ai como v ligou direito, deu problema.

adicionado 0 minutos depois

@ProjectRe Isso deve ser uma fonte genérica, rapaz compre uma de qualidade e ligue em um filtro de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Isso parece uma sobrecarga de tensão na tomada, não tem nada a ver com estabilizadores ou fonte.

Primeiro verifique a bitola da fiação e o disjuntor referente a essa tomada.Chame um eletricista porque é provável ter que verificar se a carga das fases de entrada(aquelas que chegam da concessionaria ) estão balanceadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ProjectRe De boa amigo, eu tmb sou leigo, só estou comentando porque é um erro grande ligar o PC direto na tomada. Não aconselho nem usar Nobreak, compre um bom filtro de linha e ligue seu PC a partir de hoje nele amigo, você acha um bom por 60 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@ProjectRe Qual é o modelo exato do seu nobreak? Se for de onda senoidal por aproximação (vulgo retangular) e/ou tiver estabilizador interno, não use sua fonte com PFC ativo nele ou irá correr o risco de danificá-la. O manual do equipamento provavelmente aponta isso.

 

O ideal é usar um bom filtro de linha com DPS, que garante proteção contra surtos e oscilações, como os da marca Clamper. Contudo, a fonte é feita para ser ligada direto na tomada. Por sinal, sua fonte com PFC ativo opera em qualquer faixa de tensões da ordem de 90V a 264V. Ligar direto é muito melhor que usar estabilizador, módulo isolador ou nobreak tosco.

 

Isso daí pode ter sido provocado por diversos fatores, como problemas na rede elétrica da sua residência ou a falta de qualidade do próprio cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Foxwalt disse:

@ProjectRe Qual é o modelo exato do seu nobreak? Se for de onda senoidal por aproximação (vulgo retangular) e/ou tiver estabilizador interno, não use sua fonte com PFC ativo nele ou irá correr o risco de danificá-la. O manual do equipamento provavelmente aponta isso.

 

O ideal é usar um bom filtro de linha com DPS, que garante proteção contra surtos e oscilações, como os da marca Clamper. Contudo, a fonte é feita para ser ligada direto na tomada. Por sinal, sua fonte com PFC ativo opera em qualquer faixa de tensões da ordem de 90V a 264V. Ligar direto é muito melhor que usar estabilizador, módulo isolador ou nobreak tosco.

 

Isso daí pode ter sido provocado por diversos fatores, como problemas na rede elétrica da sua residência ou a falta de qualidade do próprio cabo.

o que me deixa intrigado é o fato  de eu usar exatamente o mesmo cabo junto ao nobreak já faz quase dois anos e aconteceu no exato momento  em que eu ligo direto na tomada, creio que seja problema com minha rede elétrica mesmo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, ProjectRe disse:

entendi, apenas tinha tirado do nobreak por um curto periodo de tempo, sou um leigo quando se trata  de eletricidade, só não sei como vou arrumar isso, se vou precisar comprar outra fonte ou se da pra trocar os pinos e comprar outro cabo

Como falei o problema da sobrecarga não tem nada a ver com o fonte, deve examinar sua instalação eletrica. Ou então deu um curto danado lá dentro, mas isso afetaria todo o conjunto. Até dá para trocar essa peça na tomada do fonte e comprar um cabo , mas é bom um técnico de informatica ver isso, afinal se o restante ainda funciona é dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@ProjectRe Primeiramente, informe o modelo do nobreak para analisarmos se você pode utilizá-lo com essa fonte ou não. Provavelmente não. Por sinal, o que aconteceu com o nobreak para você mandar ele para o conserto?

 

Isso daí pode estar relacionado a algum problema elétrico em sua casa, como apontado pelo @PedraX. De qualquer forma, é bom analisar a instalação.

 

Você verificou os outros equipamentos para ver se mais algum tem sinal de danos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Foxwalt disse:

@ProjectRe Primeiramente, informe o modelo do nobreak para analisarmos se você pode utilizá-lo com essa fonte ou não. Provavelmente não. Por sinal, o que aconteceu com o nobreak para você mandar ele para o conserto?

 

Isso daí pode estar relacionado a algum problema elétrico em sua casa, como apontado pelo @PedraX. De qualquer forma, é bom analisar a instalação.

 

Você verificou os outros equipamentos para ver se mais algum tem sinal de danos?

Já verifiquei sim esta tudo funcionando (tirando a fonte ao qual o pino já era)   quanto ao modelo do nobreak não consigo me lembrar peço desculpas, ja o motivo dele ter ido ao conserto foi apenas por conta das luzes de alerta terem queimado nada demais

adicionado 11 minutos depois

Coloquei outra fonte do mesmo modelo e ate o momento nem sequer superaquecendo esta como a outra estava (nas mesmas condições)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
38 minutos atrás, ProjectRe disse:

Bom dia/tarde/noite, sou novo no fórum e gostaria de saber se alguém poderia me explicar a causa de um problema. Um dos pinos da fonte junto a parte ao qual  estava conectada no cabo derreteram quase que por completo, com alguma dificuldade consegui tirar o cabo da fonte já que estava "grudado". Possuo o computador a quase dois anos com a mesma fonte/cabo etc e nunca havia ocorrido isso, ocorreu apenas apos eu tirar o cabo do  Nobreak pra manda-lo para um conserto e conectar a fonte direto na tomada, após isso a entrada da fonte superaqueceu e derreteu um dos pinos, seria isso um problema com a rede elétrica? 

adefc613-7435-4548-86b7-db87ba9c12f5.jpg

bf303e51-51af-41d4-93c9-a5020b649615.jpg

Isso dai não tem nada a ver com a tensão da fonte, da tomada ou a algum surto mas sim a um cabo dos vagabundos ou fonte equivalente..

Resultante de um mau contato entre o conector do cabo de alimentação e o conector da fonte. Às vezes um ou ambos são tão vagabundos que, devido a um mau contato entre os mesmos, acabam aquecendo, faiscando e deteriorando mais ainda o contato que já era ruim..Tanto mais aquece pior fica o contato e mais aquece ainda. Chega nisso dai que usualmente se chama de avalanche térmica, destruindo de vez AMBOS os conectores, do cabo e da fonte..

 

Não tem conserto do modo que está ai. Tem de trocar o cabo de alimentação bem como a fonte (eventualmente se pode trocar o conector na fonte, se achar outro igual).

 

Esse acontecido dai é comum sempre que se tem um mau contato entre conectores, seja aonde for.

Confira ai outro exemplo:

Conectordocabodafontecommaucontato.jpg

 

Avalanchetermica01_zpsb88c9d02.jpg

 

Avalanchetermica03_zpsa348fb05.jpg

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@ProjectRe Bem... Eu diria que isso foi algum curto momentâneo ou problema na rede elétrica mesmo. Não era para acontecer. 

 

O cabo que você usou na fonte é de boa qualidade? E você usou algum tipo de adaptador benjamin (ou "tê") para ligá-la à tomada?

 

Por sinal, ligar a fonte do seu computador direto na tomada não é perigoso, não vai fazer sua casa pegar fogo ou explodir. O computador é um simples eletrodoméstico, que, ainda por cima, tendo a fonte com PFC ativo, suporta variações de tensão muito bruscas. Você liga ele do mesmo jeito que faz com a geladeira, aparelhos de som e até mesmo secadores de cabelos e aquecedores (que, inclusive, gastam muito mais energia que o computador). Se ligar computador direto na tomada fosse provocar incêndio, ninguém poderia passar perto de um secador de cabelos.

 

Se você quiser proteção adicional para o computador, considerando o alto investimento envolvido, é muito interessante comprar um filtro de linha decente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra hipótese é o cabo(o de força ligando o nobreake ao PC) ser de péssima qualidade e não ter blindagem e bitola suficiente para a alta corrente que corre do nobreake. Ou então é defeito no próprio nobreake que deu sobrecarga.

Aliás porque usa nobreake? Ele básicamente entrega uma onda aproximada e se não estiver com corrente suficiente(subdimensionado) pode ter ocasionado esse curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, PedraX disse:

Outra hipótese é o cabo(o de força ligando o nobreake ao PC) ser de péssima qualidade e não ter blindagem e bitola suficiente para a alta corrente que corre do nobreake. Ou então é defeito no próprio nobreake que deu sobrecarga.

Aliás porque usa nobreake? Ele básicamente entrega uma onda aproximada e se não estiver com corrente suficiente(subdimensionado) pode ter ocasionado esse curto.

vira e mexe estou fazendo trabalhos longos e aqui ocorre quedas de energia constante preciso evitar perder dados caso eu esqueça de salvar em algum momento

adicionado 1 minuto depois

Sim uso um adaptador  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente foi algum problema na rede eletrica  mesmo, os cabos são de boa qualidade sim, vizinhos estão falando que deu curto em algumas coisas ligadas  a pouco tempo. 

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, PedraX disse:

Seu fonte é 600W( aliás como é sua config mesmo?), então o nobreake teria que ser 1200VA.

É tudo isso mesmo?

Sim, trabalho em grande parte com computadores preciso fazer investimentos constantes , preciso olhar minhas configs novamente

adicionado 5 minutos depois

750 Ti, I3 7100 , placa-mãe gigabyte-p-intel-lga-1151-matx-ga-h110m, 8  gb ram (computador que uso para trabalho) 

 

adicionado 10 minutos depois

Bom aparentemente não esta mais superaquecendo mesmo, vou chamar um Eletricista para dar uma olhada pra ver se houve algum problema, Obrigado a todos que colaboraram e deram dicas 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Repito.. Mau contato e por isso aquecimento. Pinos e contatos feitos com lata de azeite e sem um revestimento decente..

Repare que no conector da fonte o calor já estava começando a atacar os pinos vizinhos ao pino fase, começando a derreter o plástico..

Troque fonte (ou conector da mesma) e cabo de alimentação para solução definitiva. Qualquer outra solução é remendo e vai levar ao sobreaquecimento do plug/conector novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...