Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inverter o sentido de rotação motor


jmpalasi

Posts recomendados

ola,

tenho um motor de 1/4 cv, marca Eberle 110/220, ele tem quatro fios, sendo que 1,2 e 2,3 funciona em 110. e para 220 são 1,4 na rede e 2,3 ligados.

preciso inverter o sentido de rotação urgentemente. já procurei em vários lugares mas todos dizem que este motor é sentido único.

existe alguma forma de inversão?

motor.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jmpalasi disse:

ola,

tenho um motor de 1/4 cv, marca Eberle 110/220, ele tem quatro fios, sendo que 1,2 e 2,3 funciona em 110. e para 220 são 1,4 na rede e 2,3 ligados.

preciso inverter o sentido de rotação urgentemente. já procurei em vários lugares mas todos dizem que este motor é sentido único.

existe alguma forma de inversão?

 

 

Teria que achar as pontas de cada enrolamento e inverter internamente. Uma tarefa que é difícil de fazer e nem sempre é possível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há sim, tem um excelente tutorial aqui: https://www.slideshare.net/NatalicioLima/polarizao-de-motor-monofsico

Só me desculpem os moderadores se indicar outro site, seja condenável..... Sou novo por aqui e não encontrei nada nas regras do site que proíba, restrinja ou seja uma contra indicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Mestre88 disse:

Se não me engano, esse motor tem chave centrifuga. 

Eu tive um motor bem parecido com esse aí. 

Sim, tem chave centrífuga

adicionado 0 minutos depois

Sim, tem chave centrífuga

adicionado 2 minutos depois
5 horas atrás, Dom Bonilla disse:

@Mestre88 É verdade. Se tiver "platinado" não rola. Tens alguns desses motores da Eberle que são partida direta sem auxiliar. Se tiver capacitor, provavelmente não dá.

Este tem chave centrífuga, será que este não dá pra fazer aquele esquema de separar a fiação interna?

 

6 horas atrás, Dom Bonilla disse:

Tenta tirar as 2 tampas e as inverta. Talvez funcione com estator invertido.

Eu já tentei isso, mas o estator não está exatamente no centro da carcaça, então quando inverte o rotor fica uns 20% fora do estator

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, jmpalasi disse:

Este tem chave centrífuga, será que este não dá pra fazer aquele esquema de separar a fiação interna?

Dá, mas precisa de bom conhecimento. Tens que achar o enrolamento correto, abrir a ligação do campo e trocar. Se domina a arte, mete bronca. Senão, manda num eletrotécnico competente que ele faz isso rindo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...