Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ Qual a melhor forma para aprender do 0?


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Boa noite!

 

Galera a um ano comecei a trabalhar em uma empresa, e me apaixonei por VBA, algo que me impressionou de verdade, com tão pouco eu conseguia fazer muitas coisas relacionadas a planilhas, automatizei vários processos manuais com facilidade.

 

Dai acabei descobrindo que o C++ era um tipo de linguagem universal de programação (ou algo parecido), decidi que vou focar nisso agora, apesar de parecer muito diferente do VBA que comecei a estudar.

 

Queria saber uma forma fácil e prática de aprender, penso em ficar aqui pelo fórum fazendo e procurando responder perguntas, quais maneiras vocês usam? o que é mais efetivo?

 

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Augusto Megres Olá. Se interessa estudar usando um livro recomendaria Treinamento em Linguagem C++ (módulo 1 e 2)

(Victorine Viviane Mizrahi). É para quem está começando mesmo!

Já no módulo 1 entra de cara em orientação a objetos

Obs: Encontrei um comentário aqui há alguns meses sobre esse livro

Estou estudando Treinamento em Linguagem C da mesma autora e é para quem quer começar do 0 (já não é tanto meu caso)

obs: Segundo uma orientação q meu instrutor de C/C++ me deu é recomendável concluir meus estudos referentes ao C primeiro, para só então partir para o C++

Se interessar posso passar o link dos cursos de C e C++ que fiz e são realmente bons

Mas vamos aguardar mais sugestões dos colegas aqui do fórum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

@Augusto Megres Beleza! Garanto q não vai se arrepender e vai entrar com o pé direito na faculdade:

quanto aos cursos:

Curso de C:

http://www.softblue.com.br/site/curso/id/11/CURSO+DE+LINGUAGEM+C+BASICO+AO+AVANCADO+ON+LINE+CC11

Curso de C++:

http://www.softblue.com.br/site/curso/id/12/CURSO+DE+LINGUAGEM+C++AVANCADO+ON+LINE+CP12

Talvez assuste um pouco o preço, mas saiba q se você fizer bem feito esses cursos você vai aprender. Comigo foi assim!

Digo isso por experiência própria. Fiz esses dois cursos e valeu cada centavo!

A dica q dou é de se cadastrar no site e, se não estivar disposto a adquirir os cursos agora, aguardar por uma promoção do site em questão.

Até há poucas semanas atrás teve uma promoção desses cursos ( C/C++): Os dois por 300 e poucos. Mais ou menos a metade do preço.

Fica a seu critério investir ou não em você e em programação. Eu arrisquei sem saber o q vinha pela frente e taí. Hoje estudo C e não estou disposto a largar do C tão cedo.

E outra: Se você aprender a programar em C, você vai aprender a programar em qualquer outra linguagem com muita maior facilidade. Em outras palavras, vai estar a anos luz a frente dos demais programadores. Por isso o C é matéria quase indispensável em qualquer faculdade.

Fica a dica!

Caso tenha dúvida quanto a didática usada nesses cursos, experimenta dar uma olhada nesses cursos gratuitos do mesmo site:

Lógica de programação:
http://www.softblue.com.br/site/curso/id/6/CURSO+DE+LOGICA+DE+PROGRAMACAO+BASICO+ON+LINE+LO06+GRATIS

É só se inscrever e começar a fazer o curso.

SQL Completo:

http://www.softblue.com.br/site/curso/id/3/CURSO+DE+SQL+COMPLETO+BASICO+AO+AVANCADO+ON+LINE+BD03+GRATIS

Obs: Não estou ganhando nada divulgando esses cursos. Estou falando deles pois eu aprendi muito com esses cursos e em outros q fiz nesse site

adicionado 57 minutos depois

Obs: Segue os requisitos necessários para o curso de C na plataforma q indiquei:

Ter feito o curso de Lógica de Programação (ou conhecer previamente este tema) ou conhecer qualquer outra linguagem de programação.

Quanto ao curso de C++:

Ter feito o curso de Linguagem C ou ter conhecimentos sólidos de C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Galera, o negócio é o seguinte. De todos os cursos de C que eu comprei e assisti, esse da SOFTBLUE é o PIOR e mais caro de todos, e direi o porquê. Nem a parte que TENTA ensinar sobre ponteiros salva, pois faz um arrodeio danado e não chega objetivamente onde se tem que chegar. E porque faz um arrodeio danado?!

 

Primeiro porque o instrutor é devagar quase parando, se expressando com ritmo e tonalidade de como se estivesse contando historinha para criança. E sobre isso eu não estou brincando, é sério. O ritmo dele faz a atenção dispersar, não te prende e você fica grilado. É só imaginar aquela tia de jardim de infância começando aquele famoso "Eeera umaa veez..." que vocês vão entender.

 

Segundo, que a tecnologia do player desse site é horrível, as vídeo aulas teóricas (as mais importantes) ficam para se assistir em um tal Adobe Presenter, que é arcaico que só a mãe. É um player que não tem nem a opção de acelerar o vídeo (configuração que talvez amenizasse o que disse ali em cima), se o vídeo tem 1h, então você terá que gastar 1h hora caso queira vê-lo e revê-lo. Também tem um bugsinho que ao assistir o vídeo inteiro, no finalzinho sempre come uma parte, finalizando o vídeo antes do fim. Isso não interfere tanto, pois é só voltar alguns minutos que áudio e imagem voltam a sincronizar com o tempo do vídeo, porém, isso demonstra mais ainda o quanto é arcaico.

 

Terceiro, o conteúdo realmente não é claro como se imagina que seja. A propagando que temos antes de comprar, ou seja, o vídeo apresentação do instrutor falando sobre o curso e esse postador visitante aí de cima, tudo isso é bem convincente, e sinceramente, foi por isso que comprei, e não é bem como o carinha aí de cima disse sobre "se você fizer bem feito esses cursos você vai aprender". Não, não vai. Boa parte do conhecimento continuará vago, pois se trata do método da aula, que infelizmente não é bom.

 

Eu to fazendo essa review, realmente porque fico p*** toda vez que vejo a fatura do meu cartão de crédito com as parcelas desse curso. Foi caro e não teve aproveitamento. Pensa-se que por ser caro, que com certeza vai ter qualidade. Ledo engano. Ainda achei que se talvez pegasse mais conhecimentos em outros cursos e retornasse a esse, conseguiria extrair algo, mas, definitivamente, NÃO. Graças a Deus que nessas andanças encontrei aulas tão completas e melhores! Tanto grátis, quanto pagas. E aqui vou citar alguns ótimos, caso você seja iniciante e queira começar com o pé direito na linguagem C que, diga-se de passagem, é uma linguagem maravilhosa depois que você a entende.

 

O primeiro curso é GRATIS e te dará uma ótima base. Feito em 2012, terminado em 2013, com 98 aulas do canal "De aluno para aluno" e dá um pau nesse curso da SOFTBLUE:

 

https://www.youtube.com/watch?v=VnH7OVFj_pA&list=PLa75BYTPDNKZWYypgOFEsX3H2Mg-SzuLW

 

O segundo curso é pago, mas, em comparação ao da SOFTBLUE é praticamente grátis. Tá na plataforma Udemy, que, diga-se de passagem é ótima para melhorar conhecimentos. É de um cara chamado Vitor Coutinho.

 

https://www.udemy.com/course/descomplicando-a-linguagem-c-uma-abordagem-baseada-em-jogos/

 

Esse último curso tem uma continuação que também vale muito a pena. Nesse você vai aprender ponteiros de forma simples e objetiva:

 

https://www.udemy.com/course/programacao-c-avancada-torne-se-jedi/

 

O contra desse último curso é que uma parte final do conteúdo não está finalizada e provavelmente não será, devido ao tempo que o instrutor não dá feedback. Porém, ainda assim, vale muuuito mais a pena.

 

Fiz essa review, por dois motivos, primeiro pro pessoal iniciante poder ter uma base boa para não gastar tempo e nem dinheiro a toa, e segundo para que os responsáveis por esse curso da SOFTBLUE possam melhorar aí a qualidade do que se dispõem a fazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...