Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
BraesT

Linha AMD Ryzen 2000 x Windows 7

Recommended Posts

Esse tópico eu dedico aos usuários que compraram ou planejam comprar um processador da linha AMD Ryzen 2000, eu sofri com um BSOD relacionado ao ACPI e passei a madrugada tentando entender o erro, e encontrei o problema... caso vocês queiram instalar essa CPU com um Windows 7... Podem desistir.

A  AMD integrou a ACPI em seu software AMD Generic Encapsulated Software Architecture (AGESA, acho que é assim que escreve kkk) no BIOS. Ocorre que o Windows 7 não suporta ACPI através deste método. Não adianta tentar usar uma placa de vídeo Off-Board em vez da GPU Vega 8 integrada porque não a corrige.

A menos que os fornecedores de AMD e / ou placa-mãe liberem atualizações do BIOS que implementam ACPI de outra maneira, o AMD Raven Ridge e possivelmente outros processadores AMD futuros não funcionarão com o Windows 7. Claro que existem exceções, pessoas que conseguiram rodar usando o Windows 7 com outras placa-mãe, mas no meu caso com a minha placa não funcionou, ele não permite nem iniciar a formatação... e a BIOS dela está atualizada na última versão

Não são só os processadores da AMD que não são compatíveis com o Windows 7. Os processadores Intel mais recentes são oficialmente suportados apenas no Windows 10. Para Kaby Lake da Intel e outros processadores AMD Ryzen como os Summit Ridge , existe uma solução alternativa  para que os usuários continuem a usá-los com o Windows 7. Mas infelizmente com o AMD Raven Ridge isso não é uma possibilidade.

A Microsoft já afirmou que não suporta as CPUs mais recentes com o Windows 7, porque o SO está no estágio de Suporte Estendido desde 2015. Isso quer dizer que o sistema operacional vai continuar recebendo apenas atualizações de segurança assim como o ocorreu com o XP e demais sistemas... e não terão novos recursos para o Windows 7, isso é pelo que a Microsoft afirmou. A Microsoft continuará lançando atualizações de segurança para o Windows 7 até janeiro de 2020, Depois desse período os usuários que quiserem permanecer seguros terão que mudar para outro sistema operacional ex: Windows 10.

Ou seja, isso quer dizer que se você planeja comprar um AMD Ryzen da linha 2000, já se prepara para usar o Windows 10... bom é isso, então queria pedir aos usuários que já tiveram esse problema com os processadores Ryzen 2000, caso você tenha recebido um BSOD (Tela Azul da Morte)... verifique se o código é 0X000000A5, se for esse o código responda esse tópico com o nome da placa-mãe que usou e estarei atualizando a lista, ao que parece existem placas que conseguem rodar o Windows 7 com a linha Ryzen 2000

A algum tempo atrás pessoas confundiram esse problema com o uso da GPU Integrada mas como eu disse ali em cima nem com placa off-board vai ter resultados, é óbvio que existem excessões, tem placa-mãe que tem suporte para o Windows 7 com o Ryzen 2000 mesmo eu não conhecendo nenhuma algumas pessoas já relataram que usam normalmente em alguns fóruns que andei pesquisando, e também já surgiram algumas formas alternativas de "tornar compátivel com o Windows 7", mas aí depende de vocês estou aqui apenas para reportar isso; AMD Ryzen 2000 não são compatíveis oficialmente com o Windows 7

Lista de Placas-Mães que não rodam Windows 7 com a linha AMD Ryzen 2000* :
1# Biostar Racing B350GT3
2# Gigabyte GA-A320M-HD2
3# Gigabyte GA-A320M-DS2
4# Gigabyte GA-AB350 Gaming
5# Gigabyte GA-AB350 Gaming 3
6# Gigabyte GA-A320MA-M.2
7# ASRock AB350M Pro4

*De acordo com o usuários de fóruns que reportaram o mesmo erro!

Obrigado para quem leu o tópico, e Boa Sorte, vou deixar o link de uma das formas alternativas que acharam para funcionar com Windows 7, mas isso é por sua própria conta e risco... eu não me responsabilizo por futuros erros que possam vir a ocorrer!

Link do Tutorial** : https://www.anandtech.com/show/11182/how-to-get-ryzen-working-on-windows-7-x64

**Novamente... EU NÃO ME RESPONSABILIZO POR FUTUROS ERROS QUE POSSAM VIR A OCORRER

2e8kgn.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nessa altura do campeonato, fora usar hardware ou software legacy, não há muitos motivos para usar W7.

:X

E se for para software legacy apenas, fica mais fácil rodar em uma VM dentro do W10\Linux.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu precisei, pois o Windows 10 é o único sistema operacional que mesmo com os drivers atualizados, a rede fica dando com cabo desconectado. Instalei Linux e foi de boa, voltei para meu pc antigo e foi de boa. Só no Windows 10 com os drivers para o mesmo e direto do site da placa-mãe, que fica de graça. Só que não é permitido pelo processador, já tentei até uma mutação do Windows 10 pegando parte do 7 e não aceita. Quando inicia o 7 dá tela azul. Já comprei uma placa de rede PCI-e, instalei tudo de boa e continua o mesmo problema, a luz do modem nem acende. Aí fui testar na placa antiga e tá lá, funcionando tudo perfeitamente. Vou formatar pra instalar o sistema e a placa fica de boa, quando tá com o Windows 10 não vai nem a caraia. Estou a 8 dias tentando desvendar esse mistério que só o Windows 10 me proporcionou. Solução, não usar o Windows 10 ou utilizar um adaptador RJ45 USB 3.0 para que funcione a Internet de maneira correta. Pois pelo USB com a Internet compartilhada do celular, tudo funciona. 

Compartilhar este post

Link para o post

@PandaEuropeu

Diz qual é a sua placa-mãe, que aí podemos te ajudar, já usei pcs bem antigos com Windows 10 e funcionaram muito bem.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Meu i7 6700k, já "idoso" perto dos Ryzen (é de 2015) também quando montei ele como tenho o DVD original do Windows 7 Home Premium, dei boot pelo disco, tentei instalar, até passou o setup, mas ao entrar no Windows deu tanto erro de tudo que foi maneira que desisti de usar o Windows 7 em 2015 quando montei este PC da assinatura.

Na época a Microsoft estava "dando" a evolução gratuita para o Windows 10, e como eu tinha uma licença genuína BOX do W7, liguei para o 0800 da Microsoft e passei o serial da caixa e já me deram uma key para instalar o Windows 10... só o baixei do site da Microsoft através do notebook, criei o pendrive e instalei na config da assinatura com a key que me foi gerada pelo 0800 da Microsoft. Nunca mais tive problemas.

Se sua rede fica dando problemas com o Windows 10, pode ter vindo com problemas... ou ainda tente baixar do site do fabricante do chip o driver mais atualizado, nem sempre o W10 coloca o driver mais certo. Se continuar dando problema, arrume uma plaquinha de rede gigabit ethernet pci-e que deve resolver.

O W10 logo que instalei em 2015 eu achei muito ruim, difícil de se adaptar depois de usar desde 2009 o Windows 7 box originalzinho. Mas a Microsoft foi lapidando ele de tal forma que hoje estou totalmente acostumado com ele, tanto que uso no PC da assinatura naturalmente e nos 4 notebooks de casa, todos rodam W10 (2 já vieram com o mesmo por sinal).

Abraço, boa sorte!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, simforoso disse:

Meu i7 6700k, já "idoso" perto dos Ryzen (é de 2015) também quando montei ele como tenho o DVD original do Windows 7 Home Premium, dei boot pelo disco, tentei instalar, até passou o setup, mas ao entrar no Windows deu tanto erro de tudo que foi maneira que desisti de usar o Windows 7 em 2015 quando montei este PC da assinatura.

Na época a Microsoft estava "dando" a evolução gratuita para o Windows 10, e como eu tinha uma licença genuína BOX do W7, liguei para o 0800 da Microsoft e passei o serial da caixa e já me deram uma key para instalar o Windows 10... só o baixei do site da Microsoft através do notebook, criei o pendrive e instalei na config da assinatura com a key que me foi gerada pelo 0800 da Microsoft. Nunca mais tive problemas.

Se sua rede fica dando problemas com o Windows 10, pode ter vindo com problemas... ou ainda tente baixar do site do fabricante do chip o driver mais atualizado, nem sempre o W10 coloca o driver mais certo. Se continuar dando problema, arrume uma plaquinha de rede gigabit ethernet pci-e que deve resolver.

O W10 logo que instalei em 2015 eu achei muito ruim, difícil de se adaptar depois de usar desde 2009 o Windows 7 box originalzinho. Mas a Microsoft foi lapidando ele de tal forma que hoje estou totalmente acostumado com ele, tanto que uso no PC da assinatura naturalmente e nos 4 notebooks de casa, todos rodam W10 (2 já vieram com o mesmo por sinal).

Abraço, boa sorte!!

Então, vamos lá. 

Baixei o Windows direto do site da Microsoft. Os drivers de rede e todos os outros são direto do site da Asus (página de suporte da placa-mãe TUF B350 Plus Gaming). Baixei também, comparando as versões, direto do site da Realtek. Tudo certinho, versões batendo, datas atualizadas.

Comprei uma placa de rede PCI-e da TP Link, instalei na máquina instalei os drivers e nada, nada adiantou. E os drivers da TP Link são da Realtek, instalei os dois, do site da Realtek e do site da TP Link.

Nada funcionou e fica dando cabo desconectado.

Instalei o Linux, a rede da placa-mãe funcionou de boa. Passei pra minha placa-mãe antiga (que roda Windows 7), a rede funcionou de boa.

Instalei a placa de rede PCI-e que comprei na placa antiga, tudo funcionou de boa.

Ontem formatei pela quarta vez o Windows 10 nessa placa nova, a rede PCI-e não pegou, mas do nada, por vida própria, a rede da placa-mãe pegou e fiz as coisas de maneira normal. SÓ QUE, na terceira vez que formatei o Windows, a rede também pegou e no segundo dia que eu liguei o pc, o problema voltou. Tinha até dado solução resolvida no tópico daqui do CdH e no do Adrenaline. Eu tinha achado que era o Windows 10 com algum arquivo corrompido durante a instalação. Bah, que nada! Ele me driblou e deu isso de novo. 

A única maneira que consigo usar a Internet nele de boa, é quando ligo meu celular nele pelo USB e compartilho minha Internet pelo USB. Por isso, vou comprar um adaptador RJ45 USB 3.0 para colocar nessa placa e poder usar a Internet via cabo direito. Wi-Fi não é a mesma coisa do cabo, principalmente pra jogos que precisa de uma latência estável.

Enfim, é um mistério que estou a 8 dias tendo dor de cabeça pra resolver e na consigo. Já comprei a placa PCI-e e nada, agora vou comprar o adaptador USB, se não resolver, vou vender essa desgraça toda, placa-mãe e o Ryzen 2400G. E vou partir pra outra coisa que não me proíba de instalar o Windows 7 ou que não dê problema no Windows 10.

adicionado 33 minutos depois

Eu disse que ontem estava de boa após a formatação pela quarta vez, né? Liguei o pc agora, nesse instante e olha a porcaria da rede como já ficou:

Não dá pra entender esse Windows 10! 

P_20180825_095106_vHDR_Auto_HP.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@PandaEuropeu

Primeiro passo é atualizar a bios, depois tenta atualizar os drives da placa de rede pelo Windows update se não der certo por ele, desinstala todos os drivers pré configurados, então desativa a internet e instala manualmente o driver que melhor você acha que vai dar certo.

Resumo: se você for instalar manualmente os drives sempre e sempre desativa a internet, pois o Windows imediatamente busca no update drivers e desta forma pode dar conflito com outros drivers que você instalar.

Outro detalhe, sempre encaixa perfeitamente a placa de rede no slot, já vi casos em que na hora que colocava o cabo rj ou mexia nas antenas da placa de rede, a placa desativava. 

Se nada der certo a responsabilidade é do fabricante da placa de rede fornecer os drivers para Windows 10, solicita no suporte no site da placa de rede este driver.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, OCCT disse:

@PandaEuropeu

Primeiro passo é atualizar a bios, depois tenta atualizar os drives da placa de rede pelo Windows update se não der certo por ele, desinstala todos os drivers pré configurados, então desativa a internet e instala manualmente o driver que melhor você acha que vai dar certo.

Resumo: se você for instalar manualmente os drives sempre e sempre desativa a internet, pois o Windows imediatamente busca no update drivers e desta forma pode dar conflito com outros drivers que você instalar.

Outro detalhe, sempre encaixa perfeitamente a placa de rede no slot, já vi casos em que na hora que colocava o cabo rj ou mexia nas antenas da placa de rede, a placa desativava. 

Se nada der certo a responsabilidade é do fabricante da placa de rede fornecer os drivers para Windows 10, solicita no suporte no site da placa de rede este driver.

Durante esses 8 dias já fiz tudo isso que você disse. O jeito vai ser usar um adaptador USB. Esse Windows 10 só me deu dor de cabeça nesses dias. 

Bom, mas agradeço pela ajuda! Valeu mesmo @OCCT

Compartilhar este post

Link para o post

@PandaEuropeu

Cara eu te afirmo que o problema aí não está no Windows 10, mas no suporte oferecido pelo fabricante da placa de rede. Solicita o driver para o teu Windows, aciona a garantia.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, OCCT disse:

@PandaEuropeu

Cara eu te afirmo que o problema aí não está no Windows 10, mas no suporte oferecido pelo fabricante da placa de rede. Solicita o driver para o teu Windows, aciona a garantia.

Mas já baixei o driver pra Windows 10, já coloquei em outro pc e tudo funcionou. E a rede on-board da própria placa? Também não funciona. Funciona quando quer e quando não quer fica cabo desconectado. Funcionou por instantes na terceira e quarta formatação, depois volta o problema. A placa de rede, tanto a off-board, quanto a on-board, o computador reconhece de boa. Já coloquei na outra placa-mãe e ficou de boa, tudo pegando. Por isso eu digo que não dá pra entender o problema. Só no Windows 10 dessa placa-mãe que está acontecendo isso. Po, como pode no Windows 10 dar esses problemas e se colocar outro sistemática tudo fica de boa? Tá tudo atualizado pro Windows 10, inclusive pelo Windows Update. 

Compartilhar este post

Link para o post

@PandaEuropeu

Você já tentou trocar o cabo rj45? trocar algum cabo usb? As vezes pode ser isso.

Muito estranho isso aí, pois tá dando problema na placa de rede onboard e offboard.

Já pesquisou na internet pessoas usando essa placa-mãe e dando esse problema na rede?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
21 minutos atrás, OCCT disse:

@PandaEuropeu

Você já tentou trocar o cabo rj45? trocar algum cabo usb? As vezes pode ser isso.

Muito estranho isso aí, pois tá dando problema na placa de rede onboard e offboard.

Já pesquisou na internet pessoas usando essa placa-mãe e dando esse problema na rede?

Já troquei o cabo e nada deu certo. O cabo está bom, o modem também. Só no Windows 10 dá esse problema. Já pesquisei, mas não tive muitos resultados. Os problemas no Windows 10 são tudo com Wi-Fi que encontro e os que encontrei por cabo, já fiz tudo e nada.

Tá osso, na moral.

Vou ali daqui a pouco comprar o adaptador de 15 contos. A Internet que estou usando é o Wi-Fi compartilhado via cabo USB, do celular. 

Compartilhar este post

Link para o post

@PandaEuropeu

Cara a última sugestão é você usar o utilitário driver pack solution online, mas muito cuidado, desmarca todos os drivers e programas que ele pede para instalar ou atualizar e deixa marcado só o driver da placa de rede e se isso não resolver desiste, só resta mandar email para a tp link, enviando a nota fiscal do produto e pedindo um driver novo.. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais