Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias x Processador x placa-mãe (Frequência)


Posts recomendados

Olá!
Possuo um processador i5-3330, uma placa-mãe GA-H61M-S1(rev 2.0) e memórias 2x4GB DDR3 de 1333Mhz.
O processador aceita memórias DDR3 de frequência 1333/1600Mhz
A placa-mãe aceita memórias DDR3 de frequência 2200(OC)/1333/1066/800MHz

 

Pretendo comprar novos módulos de memória RAM. Se eu fosse seguir à risca as normas de compatibilidade dos meus componentes, eu deveria comprar memórias de 1333Mhz, que são aceitas tanto pela placa-mãe quanto pelo processador. Mas eu gostaria de comprar memórias com uma frequência maior, e queria saber se isso é possível.

1. Queria entender o que significa o "OC" ao lado de 2200, na placa-mãe. Ouvi falar que significa "OverClocked" e sei o que significa esse termo, mas ficou muito vago. O que isso quer dizer no contexto da memória? Teoricamente, se eu quisesse colocar uma de 2200Mhz seria o mesmo processo de instalação das memórias que não são OC ou eu tenho que fazer algo a mais? Gostaria de entender qual será a diferença caso eu viesse a comprar uma de 2200Mhz. O que eu devo interpretar a partir de "OC"? O que devo fazer em relação a isso? Só ignoro e instalo a memória normalmente ou a coisa muda quando a memória é "OC" na placa-mãe?


2. A memória de 2200Mhz seria aceita pelo processador? Ela trabalharia a 1600Mhz sem problemas, ou ia dar problema no PC (como não ligar, por exemplo)?

3. Em outro cenário, e se eu decidisse comprar memórias de 1600Mhz? Elas trabalhariam em 1600Mhz ou desceriam a frequência para 1333Mhz, por causa da placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...