Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Danie1 Net0

Aplicando Clock ao CD4029

Recommended Posts

Para variar minha montagem não funciona... Dessa vez quero exibir a contagem de 0 a 15 em binário aplicando clock ao 4029 por meio do 555, porém a contagem fica estática, iniciando com um número aleatório e permanecendo nele. Segue o esquema:  

Contador Binário CD4029.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O esquema tá certo, o problema é com o que você montou mesmo.

Mesma coisa do contador com o 4017 que você fez outro dia, siga os passos.

Capacitor na alimentação;

Veja se o 555 funciona;

Confira as ligações;

Veja se a alimentação chega a cada pino dos CIs, faz quase 20 anos que eu mexo com protoboard e cada vez que minhas montagens não funciona é sempre a mesma coisa.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ora o oscilador funciona, ora não, dependendo do capacitor eletrolítico que está após os resistor de 2.2k. Mesmo o oscilador estando ok a contagem não funciona, permanece estática. Testei a alimentação nos pinos dos CIs e está tudo certo também. Colocando um capacitor de poliéster de 100nF entre os pinos 8 e 16 do 4029, ou um eletrolítico de 2.2uF na trilha de alimentação, também não surte efeito. :(

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais